Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Jatene destaca a importância da produção mineral no Pará


Eliseu Dias/Ag. Pará
O governador Simão Jatene visitou os estantes da Exposibram, que reúne no Hangar as principais empresas do setor com produtos e serviços

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 06/11/2012 às 22:00

O governador Simão Jatene visitou na tarde desta terça-feira (6) a Exposibram Amazônia 2012, promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) com o apoio do governo do Estado, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento, que objetiva mostrar o compromisso do setor mineral com o desenvolvimento sustentável da região, é considerado o maior e mais importante do setor.
“O casamento do Estado com a mineração é um fato. Precisamos, cada vez mais, compreender essa relação, para que seja produtiva para os dois, exatamente para quem minera e, sobretudo, para a sociedade paraense. Tenho certeza que eventos como esse acabam contribuindo para melhorar a compreensão da sociedade, mas também para que as empresas entendam melhor os desafios dessa sociedade”, disse o governador, que visitou os estandes do evento.
Jatene também destacou que, apesar dos recursos naturais, o Pará ainda enfrenta muitos desafios. Por isso, com parceria, diálogo e cooperação entre governo, sociedade e empresas é possível resolver muitos dos problemas da região.
“Todos ainda temos um caminho muito grande para garantir que esses recursos finitos possam se tornar infinitos na construção de uma sociedade mais feliz e mais moderna. Isso só é possível com o diálogo e a cooperação dos atores, sobretudo do Estado e do privado, cada um ressaltando suas respectivas possibilidades e limites. É possível o nosso estado compatibilizar as questões ambiental, social e mineral. Não é uma coisa simples, é desafiador”, pontuou o governador.
Investimentos – Mais de US$ 40 bilhões serão investidos no setor de mineração nos próximos quatro anos, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, que acompanhou a visita do governador e falou sobre os planos previstos para a parceria com o governo do Estado.
“Estaremos investindo principalmente nas regiões polo da mineração no Pará, como a sudeste e a nordeste, com Paragominas e redondezas, e a região oeste, com Juruti e Oriximiná. Sem dúvida o Pará é uma província que tem minérios por toda sua extensão. Temos muito para investir, muitos empregos para gerar e muitas parceiras a fazer com o Estado”, asseverou o presidente da Simineral.
José Fernando Gomes disse ainda que é dever do sindicato, junto às empresas de mineração, gerar empregos e qualificação para o setor. “Estamos investindo fortemente porque sem mão de obra não vamos conseguir operar. Apostamos cada vez mais na qualificação profissional. Uma empresa privada de Marabá, para se ter uma ideia, de 2009 a 2011 formou onze mil colaboradores em todas as profissões, desde pedreiro a carpinteiro”, destacou.
Para Simão Jatene, a geração de emprego e renda deve acontecer de forma equilibrada, levando em conta, sobretudo, a relação custo e benefício. “Em relação à questão de emprego e renda, estou convencido que essas coisas precisam ser balanceadas. Tudo que gera emprego e renda é bom, dependendo do custo. Cada vez mais o setor vem procurando nessa aliança com Estado diminuir essa relação, ou seja, gerar mais benefícios com menor custo. Temos muito orgulho que o setor mineral tenha vindo e fincado aqui seus pilares e espero que seja um recurso que beneficie a nossa sociedade”, finalizou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário