Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cientistas descobrem 15 novas espécies de aves na Amazônia


Em 140 anos, é a maior variedade identificada de uma só vez.

Espécies vivem no sul da Amazônia, na região do 'Arco do Desmatamento'.


Em cima, da esquerda para a direita: Bico-chato-do-sucunduri. Cancao-da-campina e Chorozinho-do-aripuanã; na parte de baixo: Arapaçu-de-bico-torto; Poiaeiro-de-chicomendes e Rapazinho-estriado-do-oeste  (Foto: Montagem/Vítor Q Piacentini/Fabio Schunck/Mario Cohn-Haft)Em cima, da esquerda para a direita: Bico-chato-do-sucunduri. Cancão-da-campina e Chorozinho-do-aripuanã; na parte de baixo: Poiaeiro-de-chicomendes; Arapaçu-de-bico-torto e Rapazinho-estriado-do-oeste (Foto: Montagem/Vítor Q Piacentini/Fabio Schunck/Mario Cohn-Haft)

Um grupo de 15 novas espécies de aves que vivem na Amazônia brasileira foi descrito por cientistas de três instituições do Brasil e uma dos Estados Unidos. Os pesquisadores afirmam que essa quantidade identificada é a maior da ornitologia brasileira dos últimos 140 anos.
Os cientistas reuniram dados de trabalhos feitos anteriormente, além de análises genéticas e comparações morfológicas, para chegar à conclusão de que se tratavam de novas espécies que vivem no bioma amazônico, um dos que possui a maior biodiversidade do mundo.
As novas espécies foram encontradas no sul da Amazônia, em áreas dos estados do Amazonas, Pará, Acre, além de trechos de Rondônia e Mato Grosso. Quase todas vivem em áreas próximas de rios, como o Tapajós, Madeira, Roosevelt e Purus, ou em regiões isoladas, ora com vegetação alta, ora com mata rasteira, conhecida como campina ou campos amazônicos.
Segundo Luis Silveira, professor doutor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) e um dos pesquisadores do trabalho, os artigos científicos serão publicados entre o fim de junho e começo de julho em um volume especial da publicação “Handbook of the birds of the world”, especializada em detalhar novas aves de diversas partes do mundo.
Veja nomes de 12 das 15 novas aves da Amazônia

Governo e sociedade realizarão a I Conferência da Cidade de Monte Alegre



A Prefeitura de Monte Alegre, através da Secretaria Municipal de Finanças, com a finalidade de propor a interlocução entre autoridades constituídas, gestores públicos dos três entes Federados e segmentos da sociedade civil organizada, irão tratar da Politica Nacional de Desenvolvimento Urbano, assim como estabelecer metas e planos de ações para participarem da 5ª Conferência Estadual das Cidades.
O evento acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Orlando Costa, com início previsto para as 08h do sábado, 25, e encerrando no domingo, 26, ao meio dia. Estará envolvendo movimentos sociais e populares (associações de bairros, movimentos por moradia); sindicatos e federações representativas; entidades representativas do empresariado; entidades profissionais; autônomas; entidades de ensino; Ong’s; todos os segmentos terão que ser vinculados à questão do desenvolvimento urbano.  Para tratar à Politica Nacional de Desenvolvimento Urbano. Estabelecer agendas, metas e planos de ações, indicar prioridades de atuação e eleger Delegados para participarem da 5ª Conferência Estadual das Cidades.
Esta conferência terá como tema – Quem Muda a Cidade Somos nós: Reforma Urbana já! – e será composta por mesas de debates, painéis, grupos de debates e plenária. (Assessoria de comunicação da PMAM)

Fonte: TCNnews

Câmara realiza sessão sobre energia elétrica em Juruti



Vereador Janisson pediu esclarecimentos da
Celpa sobre os problemas em Juruti
Atendendo requerimento de autoria do vereador Janisson Natividade(PT), aprovado pelos demais parlamentares, a Câmara Municipal de Juruti, no seu papel de defensora do povo, realiza hoje uma sessão de esclarecimentos sobre a energia elétrica em Juruti.
No seu pronunciamento o vereador Janisson cobrou da empresa melhorias urgentes no sistema de abastecimento de energia para acabar com os constantes apagões que tem prejudicado a população. Ele cobrou ainda informações sobre o programa Luz para todos que não estrá atendendo aos moradores da zona rural do município.
O diretores da Celpa estão mostrando a real situação em que Juruti se encontra e anunciando as melhorias que pretende implantar em nossa cidade.
Vale ressaltar que hoje a Celpa não está mais ligada ao grupo Rede e sim ao grupo Equatorial e se chama apenas Celpa.
O presidente da Câmara, vereador Edjanio Peruano Printes está presidindo a sessão e também aproveitou para reivindicar a melhoria do fornecimento de energia elétrica em Juruti.

PARÁ OFICIALIZA STATUS DE 100% LIVRE DA FEBRE AFTOSA EM JUNHO



Após um esforço conjunto do poder público e o setor produtivo, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) receberá, no próximo mês, a portaria que certifica o território paraense como área 100% livre da febre aftosa com vacinação. Com a nova classificação, toda a produção do rebanho paraense poderá ser exportada para outras áreas livres de aftosa no país. O certificado, que garante a mudança de status, será entregue pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, em uma cerimônia prevista para acontecer no Maranhão.

ALCOA ENTREGA MATERIAL DE APOIO PARA O PROERD EM JURUTI





Com o objetivo de fortalecer as ações criadas em Juruti (PA) em busca de uma cultura de paz, a Alcoa fez a entrega, na manhã de quarta-feira, 15, de 1.480 materiais de apoio que vão auxiliar as ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD).
O PROERD foi implantado em Juruti em 2011 e desenvolve trabalhos educacionais em escolas da rede municipal. O programa é direcionado, no momento, a alunos que estão cursando a 4ª série (5º ano) do ensino fundamental e atende 280 crianças no município. As ações são desenvolvidas com apoio de professores, policiais, pais, estudantes, empresas e comunidade.
A entrega de 140 bonés, 400 certificados, 500 cartilhas e 440 camisas foi realizada na sede do Destacamento da Polícia Militar em Juruti e recepcionada pelo sargento Rodenilson Menezes, que elogiou a iniciativa da Alcoa na preocupação de contribuir com a educação de Juruti, fundamental para evitar o envolvimento de crianças e adolescentes em situações de risco. “Agradecemos a colaboração da Alcoa em um trabalho de extrema importância para o município e, principalmente em trabalhar com essa base, que é a educação. A PM não quer mais usar de repressão para combater o uso de drogas e a violência. Queremos nos antecipar, evitar problemas na base e nada melhor que os trabalhos realizados no âmbito educacional”, explica sargento Menezes.
Para a gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, Juana Galvão, a iniciativa da Companhia confirma o compromisso da empresa com a realização de ações de desenvolvimento social no município. “Para a Alcoa é uma satisfação ajudar programas como o PROERD, que trabalham com temas que favorecem o combate à violência e ao uso de drogas por pessoas que ainda estão em formação. Nada melhor que trabalhar a base educacional. Isso é fundamental, faz parte das políticas da Alcoa no município e reforça seus valores.”

Professores participam da formação do Programa Brasil Alfabetizado



A Secretaria Municipal de Educação realizou no período de 06 a 09 de maio de 2012, no Auditório da SEMED, a Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado, com duração de 40 horas, coordenado pela Gestora do Programa Luciana Marinho Machado Rodrigues.
A formação foi direcionada à professores do programa e trabalhou-se metodologias diferenciadas a serem aplicadas com seus alunos, palestras como “Acuidade Visual” através da Enfermeira disponibilizada pela SEMSA; orientações sobre “Documentação básica”, como RG e carteira de trabalho, através da SEMDES; palestra sobre música, educação especial, uso de português e matemática com jovens, adultos e idosos, entre outas.
O programa, que no município funciona desde 2006, tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no Brasil, tendo como público alvo, jovens, a partir de 15 anos de idade, adultos e idosos. É um programa do Governo Federal e tem a Prefeitura de Óbidos, como fiel parceiro. Os professores alfabetizadores foram selecionados a partir de processo seletivo que ocorreu no mês de março.
Este ano, o programa funcionará com 205 alunos, distribuído em 18 turmas, sendo somente duas no meio urbano (Escola Frei Edmundo e Manoel Valente do Couto) e 16 em comunidades como Flexal, Igarapé-açú, Canta Galo, entre outras. Cada professor receberá do Governo Federal, uma bolsa de incentivo no valor de R$ 400,00 mensais, durante o seu período de funcionamento (oito meses), com término em Janeiro de 2013.
Todos os alunos receberão lanche e kits pedagógicos como livro, caderno, lápis, etc.  e os professores, material pedagógico de apoio durante as 8 formações continuadas. Ao concluir o programa, os alunos poderão prosseguir seus estudos numa 1ª etapa de EJA e os professores receberão um certificado de 120 horas.

Fonte: Chupaosso

Secretário fala sobre bairro do Penta em Oriximiná


O Secretário de Infraestrutura Alfeu Carpegeane disse que 01 trator  está disponível para atender o bairro do Penta e demais bairros da cidade nesta época chuvosa. Quanto a energia elétrica a CELPA garantiu que vai assumir o fornecimento de energia naquele bairro, colocando energia firme e efetuar cobranças dos usuários. O secretário disse que os quatro transformadores doados ao bairro pelo município há dois meses já foram saturados em função da quantidade de moradores que se instalaram numa velocidade surpreendente neste período. No entanto a concessionária de energia já projetou instalar 01 transformador na Nova Vitória, 01 transformador na Bela Vista e 01 transformador em frente á Marcel. Quanto ao fornecimento de água Carpegeane afirmou que um microsistema será construído na Bela Vista e que atenderá também o Novo Horizonte. Este microsistema será construído com recursos próprios, para Carpegeane o que vem sendo gasto com Pipa, motorista, óleo diesel, pneus e mangotes dentro de 06 meses o próprio poço se paga, além da sua subestação.