Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ALCOA ADOTA MANEJO ECOEFICIENTE PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS MINERADAS EM JURUTI


A Alcoa superou a meta de reabilitação de áreas mineradas estabelecida para Juruti (PA) no ano de 2012, alcançando 132 hectares recuperados, quando a meta original era de 120. Na unidade, a Companhia adota os princípios da chamada restauração ambiental sistêmica para a recuperação dessas áreas. O resultado desta técnica é a formação de cobertura vegetal que protege o solo e atrai a presença de animais, que, por sua vez, aceleram o processo de recuperação natural.
O processo de mineração da bauxita e recuperação da área é feito em ciclos com duração de três anos, onde galhos e solo retirados de uma área que ainda será minerada são alocados para dar início à recuperação de outra área onde a bauxita já foi minerada. Desta forma, na primeira etapa é retirada a cobertura vegetal, seguida de raspagem do solo. Depois é feita a mineração da bauxita e, na etapa final, acontece a reabilitação da área, aproveitando o material vegetal retirado da próxima área a ser minerada.

Índios Wai Wai em Oriximiná terão financiamento para projeto de agricultura no Pará


Recurso do Pronaf visa dinamizar a cadeia produtiva da mandioca.
Apoio técnico irá ensinar cultivo de alta produtividade sem uso de químicos.

   
Quarenta e três famílias da etnia Wai Wai, que vivem no municípío de Oriximiná, no oeste paraense, receberam o recurso de R$ 2.500 cada uma delas, proveniente de financiamentos do Programa Nacional de Apoio e Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que deverá custear a cadeia produtiva da mandioca.

Escola naTapagem em Oriximiná é concluída e entregue a comunidade

Os alunos e professores da escola da Comunidade da Tapagem terão um retorno  no segundo semestre do ano letivo, com bons motivos para comemorar á volta ás aulas, é que durante este período de recesso o governo municipal intensificou os trabalhos das obras da nova Escola de Ensino Fundamental, que já está concluída e foi entregue a comunidade. A nova escola construída toda em alvenaria atende os padrões do MEC e oferece mais conforto, além de elevar a satisfação e auto estima ao corpo discente e docente da escola que se iguala ao padrão da maioria das escolas da rede pública municipal.

Veja mais fotos abaixo:

ORIXIMINÁ RECEBE LANCHA PARA ATENDIMENTO DE SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS


A Lancha que recebemos do MDS para atender serviços sociais no nosso município.
Lancha Social
Nesta sexta-feira, 19.07, pela manhã, o município de Oriximiná recebeu da Marinha do Brasil, no terminal hidroviário, uma “Lancha Social”, LS 0005, proveniente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A entrega é o resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Marinha e o MDS, com a participação da Diretoria de Engenharia Naval e da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), para a construção de um total de 100 lanchas.

PÂNICO E DESESPERO NO TEMPORAL QUE DERRUBOU A TORRE DA VIVO EM TERRA SANTA.

Torre destruiu residência
Destroço da torre que caio em Terra Santa 
Foi na noite deste Sãbado 20/07(ONTEM), por voltas da meia noite (zero hora), um temporal fortíssimo passou causando estragos e por um milagre não mata uma família inteira na cidade de terra santa no estado do Pará.
A familia dormia quando por volta de 23:40h um terrível temporal seguido de fortes ventos e raios, arrasava com a costa do lago do algodoal, que banha a cidade de Terra Santa.
O temporal foi tão forte que vergou e derrubou a torre da opedora de telefonia celular (VIVO) localizada no centro da cidade.