O SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio ás Micros e Pequenas Empresas e o BASA – Banco da Amazonia,
realizaram na noite desta quinta-feira, 18.04, no auditório da Casa da
Cultura, Oriximiná, um Seminário de Orientação aos Serviços Financeiros á
dezenas de pequenos e micros empresários e empreendedores individuais, o
evento faz parte do programa Sebrae e Banco da Amazonia juntos pela
inclusão financeira. O objetivo é mostrar as ferramentas que ás duas
instituições disponibilizam para alavancar o desenvolvimento através de
uma boa gestão empresarial e com créditos que se encaixam para cada tipo
de negócio.
Silvia e Rafael facilitadores do Sebrae falaram de um conjunto de
produtos e serviços que o órgão dispõe para auxiliar o micro empresário
no fortalecimento de seus negócios, com planos de ações e estratégias
para estimular o crescimento,deixando claro o papel do Sebrae que é
ampliar o acesso das micro e pequenas empresas aos serviços financeiros,
buscando formas para reduzir os custos dos empréstimos e com isso gerar
renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Por sua vez, Sidnei, gerente do BASA – Banco da Amazonia fez uma esplanação dos produtos e serviços que o Banco possui e que são adequados aos empreendedores individuais e ás micro e pequenas empresas, ações que garantem acesso a serviços financeiros de forma sustentável, ágil e seletiva e que movimentam e desenvolvem a região com responsabilidade, viabilizando o aumento de postos de trabalho e melhorando a qualidade de vida. Entre os programas Sidnei deu ênfase para o FNO, modalidade de financiamento voltado ao atendimento ás necessidades de capital de giro das micro e pequenas empresas sendo composto de 90% de recursos do FNO e 10% disponibilizado em forma de cheque especial. O FNO pode financiar investimentos nas atividades de agroindústria, indústria, comércio, prestação de serviços, exportação, turismo e cultura. Sidnei disse também que os prazos são longos, juros baixos e ótimo período de carência. No entanto, para ter acesso á estas linhas de créditos é preciso que o cliente tenha passado pelo banco do Sebrae.
Ao ser indagado se os clientes de Oriximiná que ficaram inadimplentes causam alguma restrição para novos clientes, Sidnei disse que não, cada caso é um caso e os clientes devedores do passado são responsáveis pelos seus débitos. Quanto a vinda do BASA para Oriximiná, Sidnei afirmou que é um processo que requer muito estudo e articulação e que por enquanto não está nos planos da instituição.
Por sua vez, Sidnei, gerente do BASA – Banco da Amazonia fez uma esplanação dos produtos e serviços que o Banco possui e que são adequados aos empreendedores individuais e ás micro e pequenas empresas, ações que garantem acesso a serviços financeiros de forma sustentável, ágil e seletiva e que movimentam e desenvolvem a região com responsabilidade, viabilizando o aumento de postos de trabalho e melhorando a qualidade de vida. Entre os programas Sidnei deu ênfase para o FNO, modalidade de financiamento voltado ao atendimento ás necessidades de capital de giro das micro e pequenas empresas sendo composto de 90% de recursos do FNO e 10% disponibilizado em forma de cheque especial. O FNO pode financiar investimentos nas atividades de agroindústria, indústria, comércio, prestação de serviços, exportação, turismo e cultura. Sidnei disse também que os prazos são longos, juros baixos e ótimo período de carência. No entanto, para ter acesso á estas linhas de créditos é preciso que o cliente tenha passado pelo banco do Sebrae.
Ao ser indagado se os clientes de Oriximiná que ficaram inadimplentes causam alguma restrição para novos clientes, Sidnei disse que não, cada caso é um caso e os clientes devedores do passado são responsáveis pelos seus débitos. Quanto a vinda do BASA para Oriximiná, Sidnei afirmou que é um processo que requer muito estudo e articulação e que por enquanto não está nos planos da instituição.
Fonte: Tarú