Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vila de Porto Trombetas - Oriximiná-PA

Núcleo urbano de Porto Trombetas
Porto Trombetas é pura natureza exuberante e um mix variado de culturas. Do paraense ao mineiro, passando pelo carioca, paulista, capixaba e outros tantos jeitos brasileiros. E não poderia ser diferente, afinal estamos na Amazônia, polo de desenvolvimento.

O verde predomina na paisagem, em meio às vias pavimentadas da vila. A beleza do lugar se completa pelo canto dos pássaros e a tranquilidade do rio Trombetas que cerca o distrito.

A vila oferece segurança e é convidativa aos praticantes de atividades esportivas, principalmente por ter um trânsito ameno e organizado. A caminhada e o ciclismo estão entre as atividades preferidas dos moradores durante a semana. E, nos finais de semana, os igarapés e praias da região estão nos roteiros de quem mora por aqui.

O lugar é calmo e as distâncias entre trabalho, escola e residência muito curtas. Essa característica permite, por exemplo, o almoço dos empregados em casa e o convívio constante com a família. Um grande atrativo para quem quer trocar a turbulência e o estresse dos grandes centros urbanos por qualidade de vida. ​​​​​​​​​

Núcleo urbano de Porto TrombetasNúcleo urbano de Porto TrombetasNúcleo urbano de Porto TrombetasNúcleo urbano de Porto TrombetasNúcleo urbano de Porto TrombetasNúcleo urbano de Porto TrombetasNúcleo urbano de Porto TrombetasNúcleo urbano de Porto Trombetas



Fonte: MRN

ALCOA É ELEITA PELA REVISTA FORTUNE A EMPRESA DE METALURGIA MAIS ADMIRADA DO MUNDO PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO

A Alcoa foi mais uma vez eleita a empresa de metalurgia mais admirada do mundo pela revistaFortune. Este é o quarto ano consecutivo em que a companhia ficou em primeiro lugar na categoria Metalurgia no ranking anual de reputação empresarial da revista. A Alcoa faz parte da lista das “Mais Admiradas” da Fortune desde que a publicação criou seu ranking anual, há mais de 30 anos.
A companhia recebeu ainda a classificação máxima nos seguintes atributos-chaves: uso dos ativos corporativos, solidez financeira, investimento de longo prazo, qualidade dos produtos e serviços, além de competitividade. “O reconhecimento da Fortune é uma homenagem aos nossos 59 mil funcionários que, graças a sua incansável busca pela excelência, produtos inovadores e atenção fortemente voltada para o cliente, fizeram da Alcoa a melhor empresa de metalurgia por quatro anos consecutivos”, afirmou o presidente e CEO da empresa, Klaus Kleinfeld. “É também muito gratificante ser eleita a metalúrgica mais admirada do mundo num momento em que transformamos vigorosamente a Alcoa, agregando valor ao nosso portfólio inovador, buscando um crescimento mais rentável, enquanto criamos um negócio de produtos mundialmente competitivos”, finalizou.
A lista das empresas “Mais Admiradas” é baseada em pesquisas com executivos, diretores e analistas que avaliam companhias em seu próprio setor. A classificação completa das Empresas mais Admiradas do Mundo e artigos relacionados com a análise serão publicados na edição de março da Fortune.


Fonte: Fabiana Gomes – Temple Comunicação

JURUTI: MPPA instaura procedimento para apurar denúncias de suposto esquema de corrupção

Prefeito de Juruti-PA
A Promotoria de Justiça de Juruti, por meio do promotor de justiça Bezaliel Castro Alvarenga, instaurou nesta terça-feira (24) Procedimento Preparatório Preliminar, para investigar denúncias trazidas ao Ministério Público por entidades da sociedade civil e por cidadãos jurutienses, relacionadas ao suposto esquema de corrupção instaurado no município, liderada pelo prefeito municipal, conhecido como o “mensalinho de Juruti”.

Consta na denúncia um áudio (CD) de uma reunião entre o prefeito e alguns vereadores, no qual se evidencia o suposto acerto de propina paga pelo prefeito aos vereadores em troca de apoio político, além de liberação de combustível e passagens.

Inicialmente, como providências preliminares, foram requisitados documentos à prefeitura e Câmara de Vereadores, e o CD encaminhado ao Centro de Perícias Renato Chaves, para que proceda a perícia do material. Foi requisitado também a instauração de Inquérito Policial para apurar a parte criminal. O prazo para conclusão do procedimento é de noventa dias, conforme estabelece a Resolução nº 23/07 do CNMP.

De acordo com o promotor de justiça, o fato é grave e exige uma intervenção do Ministério Público, em defesa da moralidade administrativa, sendo por esta razão instaurado o procedimento investigatório. Caso sejam confirmadas as denúncias, ao final será proposta a Ação judicial competente.


Fonte: Lila Bemerguy

DEPUTADOS PRESSIONAM CELPA SOBRE AUMENTO DE TARIFA

Nova sessão foi marcada para o próximo dia 5, para tratar do problema
Deputados estaduais e representantes da holding Equatorial Energia, que detém o controle acionário das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), se reuniram na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), ontem. Os deputados cobraram esclarecimentos sobre o valor elevado das tarifas no Estado e a qualidade do fornecimento, dentre outras queixas que são feitas por usuários à Ouvidoria da Alepa e ao Procon/PA. Os executivos fizeram uma explanação sobre o modelo tarifário e falaram sobre o planejamento para os próximos anos, mas os deputados afirmaram sentir falta de propostas mais concretas e se comprometeram em aprofundar o debate.
Para continuar a discussão, foi aprovada uma sessão especial para o dia 5 de março, próxima quinta-feira, com a presença de consumidores e de entidades da sociedade civil. Além disso, foram criados dois grupos. “Teremos uma Comissão de Acompanhamento, que vai monitorar de perto a situação local, sempre dialogando com a Celpa. E também teremos uma Comissão de Estudos, que vai avaliar a conjuntura da crise energética no Brasil e analisar o papel do Pará, como uma forma de embasar a argumentação do parlamento”, explicou o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda (DEM).
A reunião contou com a presença do diretor presidente nacional da Equatorial Energia, Firmino Sampaio, e de um dos diretores da empresa, Tinn Amado. Também compareceram o diretor da concessionária, Nonato Castro, e os diretores Augusto Dantas, Álvaro Bressan e Mauro Chaves. Para justificar a tarifa elevada, eles enfatizaram a crise nacional no setor elétrico e apontaram a perda de 22% na distribuição, causada por fraudes, furtos e desvios, entre outros fatores.
“Do reajuste de 34,9%, apenas 1,6% fica com a Celpa para os custos gerenciais. Para 2015, a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] programa uma revisão extraordinária das bandeiras tarifárias, o que pode beneficiar as empresas das regiões Norte e Nordeste, que possivelmente terão reajustes em torno de 2%, enquanto no Sul e Sudeste essa taxa poderá chegar a 20%”, explicou Amado. Os executivos esclareceram sobre o modelo tarifário, que reserva 21,2% do que o consumidor paga para os custos de distribuição da Celpa, e a maior parte (40,9%) corresponde ao custo da geração de energia.
Vários deputados questionaram a falta de assistência, principalmente em municípios do interior do Estado, e a qualidade do atendimento nas agências e call centers da concessionária. Em resposta, Castro alegou que, há dois anos, o tempo de desligamento da rede em um ano era de 102 horas sem serviço. “Este índice caiu 52%. Também reformamos 84 agências e os atendentes recebem treinamento semanal. Visitamos constantemente as cidades do sul e sudeste do Pará, e lá fazemos duas audiências anuais da empresa”, argumentou.
Compensação
“É um momento delicado para os recursos hídricos do país, mas acho que deveria ser pensado uma compensação adequada ao Pará, pela sua participação no cenário energético nacional, como rever o ICMS sobre energia”, pontuou o deputado Carlos Bordalo (PT). Alguns parlamentares reforçaram a ideia de uma mobilização política para modificar o modelo regulatório do setor. “Não é justo comprarmos energia pelo mesmo valor de outros estados que não contribuem como o Pará e não cumprem metas de racionamento”, frisou o deputado Celso Sabino (PSDB).
Para ele, o propósito da atuação da Alepa neste caso é que “o valor alto da tarifa seja posto às claras”. Ele solicitou que a empresa forneça uma série de documentos para avaliação, tais como balanços de aquisição de consultorias, veículos e equipamentos. “Também gostaria de analisar documentos que expliquem a mudança dos padrões de medição, que em dois anos foram trocados três vezes”, acrescentou. Ao final da reunião, os deputados reforçaram a cobrança de medidas concretas, sugerindo a apresentação de planejamento e cronograma para melhoria de serviços.
Apesar de abordarem as melhorias conquistadas nos últimos dois anos e terem previsões otimistas para o Estado, os representantes da Equatorial e da Celpa não mostraram ações definidas e consistentes para reverter o alto valor pago pelos consumidores paraenses. “Temos investimentos de R$ 1, 3 bilhão em tecnologia em diversas áreas para os próximos dois anos. O nosso planejamento inclui estarmos entre as três melhores distribuidoras do Brasil dentro de quatro anos”, disse Castro.
Os “custos engessados” do setor de energia, aliados ao déficit hídrico, foram os maiores obstáculos apontados pela diretoria. Dois diretores foram destacados para dialogar diretamente com os parlamentares na busca de soluções. “A discussão foi muito produtiva, pois foram esclarecidos vários pontos sobre a tarifa e investimentos. Eles demonstraram boa vontade ao trazerem o diretor nacional da Equatorial, pois a convocação foi feita somente para a diretoria local. Também se mostraram transparentes, se disponibilizando a fornecerem os documentos solicitados”, avaliou o presidente da Alepa. Ainda segundo ele, os balanços serão encaminhados para a Comissão de Acompanhamento assim que forem entregues pela Celpa.


Fonte/Foto: O Liberal/Ary Souza

Lei Orgânica de Óbidos foi aprovada pelos Vereadores

Na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Óbidos desta segunda feira, dia 23 de fevereiro, estava em pauta mais uma vez a votação da Lei Orgânica do Município de Óbidos, que já foi adiada várias vezes. Desta vês deu quórum e a lei foi apreciada, votada e aprovada com mudanças de vários artigos, sendo enviada para a comissão jurídica e de correção, a qual retornará para a Câmara para votação da “Redação Final”, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 2.
Novamente a o auditório da Câmara ficou lotada de servidores municipais para assistir a discussão e votação da Lei Orgânica do Município de Óbidos. Durante a sessão, que durou cerca de 5 horas, vários Vereadores se pronunciaram a respeito da Lei Orgânica, e sobre isso o Vereador Nivaldo Aquino comentou: “Agente quer parabenizar a população que reivindicou, que contribuiu e ficou horas e horas acompanhando os trabalhos, e aos vereadores que participaram. Após a 3ª tentativa nós conseguimos o número suficiente de vereadores para que a gente pudesse aprovar a Lei Orgânica de Óbidos. O Próximo passo agora será a votação da redação final que será na próxima segunda feira (2), após passar por uma análise técnica e correção, para que a gente possa votar e promulgar a Lei Orgânica”, comentou Nivaldo.
Segundo Nivaldo, após a aprovação do texto final, será feita a promulgação e a Lei Orgânica que passará a vigorar ainda este ano. Sendo que alguns artigos, só valerão a partir do próximo ano. Um item comentado, que começará a valer a partir da promulgação da Lei Orgânica, será a obrigatoriedade do Município fazer o pagamento do funcionalismo até o quinto dia útil de cada mês.
Perguntado ao Vereador Nivaldo, sobre o posicionamento da Câmara se caso venha acontecer o atraso no pagamento dos servidores Municipais, Nivaldo respondeu: “Não seria uma orientação, porque quem sou eu para orientar o Executivo Municipal, ele sabe o que faz e nós sabemos o que tem que ser feito, é enxugar e reduzir o quadro de funcionários, fazer uma fusão de algumas secretarias, porque tem secretarias inoperantes, muitas vezes por falta de recursos, não é porque o Secretário não tem competência. Precisa enxugar a máquina.”
Indagado com relação a fala do Vice Prefeito Every Auino durante a sessão, que denunciou algumas irregularidades na Administração Municipal, Nivaldo Aquino comentou: “Olha, esse é o ponto fundamental para que a Câmara de Óbidos dê uma resposta para a população, dizendo pra que nós viemos aqui. Existe uma denúncia? Existe. Então nós temos que investigar, não só a mesa. A Mesa Diretora vai dar condições e acompanhar o trabalho dos vereadores, assim que for protocolado qualquer documento relacionado a denúncias de vereadores, de prefeito, de vice prefeito, de secretários, etc. A Mesa Diretora vai dar condições para que os vereadores façam o seu trabalho”.
Nivaldo informou também que: “Algumas denúncias já eram de conhecimento da Câmara e que eu já havia feito e que acabou não prosseguindo, como transporte, contratação de veículos, etc, e também por outros vereadores. Que fique bem claro, nós precisamos da maioria de vereadores para continuarmos esse trabalho de investigação”.
Conversamos com Vice Prefeito de Óbidos, Every Aquino, que também se pronunciou durante a sessão e fez várias denúncias sobre a administração atual e se coloca como oposição.
Escute a entrevista com Every Aquino:
Click to download in MP3 format (1.63MB)
A Lei Orgânica de Óbidos
A antiga Lei Orgânica do Município de Óbidos foi promulgada em março de 1990, a qual foi reformulada, baseada nas novas Leis Federais e Estaduais, vigentes.  Nestes 24 anos de existência da Lei, várias mudanças aconteceram na Constituição Federal e Estadual, portanto havia a necessidade de uma reformulação ampla da Lei Orgânica do Município, no sentido de adequá-la às novas realidades do País e de Óbidos, pois a mesma, segundo os vereadores, estava muito defasada. O presidente da Comissão de Revisão da Lei Orgânica foi o vereador Emanuel Kelli Santos de Aquino (Paúca) e teve como relator o Edil J. Barbosa.

Banda Municipal de Música recebe curso complementar em Monte Alegre

Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro aconteceu o Curso de Aperfeiçoamento dos alunos que fazem parte da Banda Municipal de Música, o encontro aconteceu na escola América Campos.
O curso foi ministrado por professores de Santarém, Julio Heleno Lages, professor de música da UEPA e Jhonatan Willian, da Filarmônica de Santarém.
A coordenação da banda de música de Monte Alegre avaliou o curso de forma positiva, "serviu ainda para inserir 12 novos alunos, agora a banda passa tem 50 componentes, a secretaria de educação pretende fazer novos encontros, possivelmente em julho aconteça mais um curso" disse Corona,

 professor da escola de música de Monte Alegre.


Fonte: TCNnews



Agricultores da Serra Azul voltam a interditar estrada em Monte Alegre

Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Assentamento PDS Serra Azul localizados a 120 km da cidade de Monte Alegre, bloquearam desde o dia 23 de fevereiro a estrada que dá acesso ao Assentamento.
Os manifestantes pertencem às associações do Assentamento: PDS Serra Azul, Associação dos trabalhadores Rurais da Matona Serra Azul, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Monte Alegre, onde pedem a superintendência do INCRA de Santarém que compareça no local para que conheça a realidade do assentamento na área da Serra Azul. Os manifestantes pedem uma resposta do Incra com urgência sobre a regularização do PDS.
Os agricultores também estão impedindo a passagem de caminhões pertencentes as duas madeireiras que foram autorizadas pelo Governo do Estado a extrair madeira da Flota Paru. Eles pedem que o Ideflor, órgão estadual que foi responsável pela concessão pública que autorizou as empresas a extraírem madeiras, compareça em Monte Alegre e vá dar explicações aos agricultores da Serra Azul sobre como está o processo de concessão, haja vista que até o momento nenhuma madeireira possui projeto aparente de instalação de serraria para beneficiar a madeira, estão extraindo e exportando em tora, contradizendo o que foi dito nas audiências públicas realizadas pelo Ideflor.
A reportagem do jornal Tribuna da Calha Norte tentou ouvir a posição do superintendente do Incra regional, mas não foi obtido resposta até o fechamento desta edição. O Ideflor também foi contactado pela reportagem mas não atendeu o telefone.

Fonte: TCN news



São Francisco confirma amistoso em Óbidos no sábado 29 de Fevereiro

Treino do São Francisco, bola parada (Foto: Weldon Luciano/GloboEsporte.com)
De olho no segundo turno do Campeonato Paraense, o São Francisco não quer perder o ritmo de jogo. E para isso, a diretoria azulina aposta em amistosos durante a intertemporada da equipe. O primeiro deles foi confirmado nesta terça-feira e acontecerá no final de semana: O Leão santareno viajará a Óbidos para enfrentar um selecionado de atletas locais. 

A partida acontece às 16h no sábado (28), no estádio Ary Ferreira – o Aryzão.  A delegação azulina viajará no dia do jogo, pela manhã, e retornará a Santarém no domingo, de lancha. A ideia da direção e da comissão técnica é dar ao elenco do Leão a possibilidade de enfrentar adversários que estejam em competição, como forma de preparar a equipe para a segunda parte do Parazão, que começa no dia 15 de março. 
Além de jogo em Óbidos, o São Francisco negocia a realização de outro amistoso em Oriximiná na próxima semana. A direção também mantém contato com clubes de Manaus para a possibilidade de partidas neste período. 
Sem chances de classificação no primeiro turno do Parazão, o São Francisco folga na última rodada da competição e ficará fora de jogos oficiais durante cerca de 20 dias. O Leão santareno retornará ao estadual contra o Paragominas, no estádio Colosso do Tapajós, no próximo dia 15.
Fonte: G1