Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Passeata de populares marca o dia dos trabalhadores em Oriximiná


Populares vão às ruas para reivindicar melhorias para o município


Povo vai as ruas de Oriximiná reivindicar
O ultimo dia 1º em Oriximiná, foi marcado por manifestações por populares, que reivindicaram direitos básicos ao governo do município. 
Cerca de 3500 pessoas saíram as ruas gritando palavras de ordem e carregando cartazes cobrando melhorias, principalmente na saúde, educação, segurança pública e criação de emprego e renda a população, a manifestação contou também com apoio de carros  som e teve camisas com o dizer "Oriximiná pede socorro".
Segundo os organizadores, tudo ocorreu dentro das expectativas, o povo cobrou seus direitos de forma organizada, mostrou aos governantes que  está de olho nos trabalhos oferecidos a população oriximinaense, que segundo os manifestantes, precisão melhorar.

Índios invadem canteiro de obras de Belo Monte, no Pará


Cerca de 150 indígenas ocuparam sítio Belo Monte.
Segundo construtora, invasão ocorre no dia de pagamento de funcionários.


Cerca de 150 índios das etnias Xikrin, Xipaia, Munduruku e Arara invadiram na manhã desta quinta-feira (2) o sítio Belo Monte, em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Os indígenas chegaram em quatro ônibus, armados com flechas bordunas, uma arma indígena semelhante a uma clava. Uma parte dos manifestantes entrou no canteiro de obras, enquanto o restante ficou na entrada do local impedindo a entrada e saída de pessoas.

Isenção de IPI pode penalizar prefeituras


Toda vez que a presidente Dilma aparece em rede nacional para anunciar a redução do IPI (Imposto sobre a Produção Industrial), o sinal de alerta acende nos cofres municipais, sobretudo, nos municípios menores. Isto porque o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é formado com recursos do IPI e do Imposto de Renda. Se o Governo Federal isenta algum setor do pagamento do IPI, a consequência imediata é a diminuição correspondente nos repasses para o FPM.

MP vai apurar possíveis irregularidades no Detran


A 7ª promotora de justiça de direitos constitucionais fundamentais, Maria da Penha Araújo instaurou anteontem inquérito civil para apurar irregularidades por parte do Departamento de trânsito do Estado do Pará na contratação de funcionários temporários para atuarem em diversos municípios do Estado. O inquérito civil vai apurar também a representação formulada por funcionários do Detran sobre possíveis atos de assédio moral praticados por gerentes do órgão. As informações são da assessoria de comunicação do MPE.

Criado o Fórum Quilombola do Baixo Amazonas


quilombola
Quilombolas: na Calha Norte existem 32 comunidades tituladasCri
As comunidades quilombolas dos municípios de Oriximiná, Óbidos, Alenquer, Monte Alegre e Santarém lançaram, no último dia 25, o Fórum Permanente das Questões Quilombolas do Baixo Amazonas, na região da Calha Norte, no Pará.
O objetivo é fortalecer a luta e a união dos quilombolas, promovendo o diálogo das comunidades entre si e com as entidades parceiras.



O lançamento do fórum tem o apoio do Ministério Público Federal (MPF) e das organizações Comissão Pró-Índio de São Paulo e Terra de Direitos.

EM PORTO TROMBETAS-PA, TRABALHADOR SERÁ HOMENAGEADO COM MUSICAL


Núcleo Toada leva ao palco música e poesia de Chico Buarque O grupo paulista Núcleo Toada desembarca em Porto Trombetas, Oriximiná, neste final de semana, para apresentações do musical Uma Toada para João e Maria, o amor segundo Chico Buarque. O espetáculo será apresentado em duas sessões, nos dias 4 e 5 de maio, no cineteatro de Porto Trombetas, como parte das atividades comemorativas da Mineração Rio do Norte em homenagem ao trabalhador.
O musical é comandado pelos cantores-atores, Lilian de Lima e Rodrigo Mercadante, que no palco, contam e cantam um romance desde a primeira troca de olhares, passando pela paixão inicial, pelo ciúme e separação, pela saudade até o recomeço.

Professores de Óbidos concluem curso de Especializaçã



Professores de Óbidos concluíram o curso de Especialização, Lato Senso, em Coordenação Pedagógica, realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA para Coordenadores Pedagógicos da rede Estadual e Municipal de Ensino de Óbidos.
O evento ocorreu com a defesa dos artigos pelos 32 cursistas, no auditório da SEMED-Óbidos no dia 26 de abril, os quais apresentaram seus artigos em banners, cujos temas foram bastante diversificados, como podem ser vistos nas imagens.



Fonte: Chupaosso