Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Tartaruga gigante atrai atenção dos Jurutienses


Tartaruga gigante é encontrada em frente a cidade de Juruti
A tartaruga gigante vai ficar exposta até meio-dia em
 frente da cidade depois será levada para
o Museu Goeldi em Belém
Um fato curioso chamou atenção de quem passa pelo Mercadinho do Peixe em frente a cidade de Juruti nesta segunda-feira. Uma tartaruga gigante foi resgatada pelos vendedores de peixe do local ajudados por outras pessoas que passavam por lá. 

Segundo Júnior e Juliano, dois comerciantes do local, logo cedo quando chegaram para armar suas bancas, perceberam algo que se mexia na água. "Subia e baixava e a gente pensou que era um tronco de árvore", disse Juliano.

Depois de observarem que a "coisa" se mexia muito, resolveram ver de perto; perceberam então que se trava de um animal. Pensaram que seria um jacaré, mas viram que era meio redonda. Depois de cutucarem com um pedaço de pau, tiveram a certeza de que se tratava de uma tartaruga.

Resolveram logo fazer uma força-tarefa e convidaram todos que estavam por perto, pois o animal era muito grande. Chamaram o Júnior, o Juliano, o João, o Rui, o Santana, o Rubson, o pessoal da loja Green e até o Toba que passava pelo local, ainda meio porre de ontem, foi ajudar a puxar a tartaruga para o leito da rua.
A tartaruga gigante mede em torno de 10 metros de comprimento e pesa em torno de uma tonelada.

O Portal de Juruti foi chamado e fotografou o animal que está vivo exposto no Mercadinho do Peixe. O Ibama já foi chamado para tomar as providências cabíveis. Seu diretor em Juruti, Dionísio Pimentel, acionou seus superiores em Belém que ligaram para Belém para onde o animal deve ser transferido.



Fonte: Tarú

A companhia está na lista das “Mais Admiradas” da revista Fortune há 30 anos


A companhia está na lista das “Mais Admiradas” da revista Fortune há 30 anos
A companhia está na lista das “Mais Admiradas” da revista Fortune há 30 anos
A Alcoa foi eleita a empresa de metalurgia mais admirada do mundo pelo segundo ano consecutivo no ranking anual da revista Fortune sobre reputação corporativa e dividiu a posição com a ArcelorMittal, empresa europeia de siderurgia e mineração. A companhia faz parte da lista das “Mais Admiradas” desde que a Fortune criou o ranking anual, 30 anos atrás.
A Alcoa ficou no topo do ranking em sete dos nove itens avaliados: inovação, gestão de pessoas, uso de ativos corporativos, responsabilidade social, qualidade da gestão, solidez financeira e investimentos em longo prazo.
É extremamente gratificante sermos designados novamente a empresa de metais mais admirada. Este ano, a Alcoa comemora seu 125º aniversário e o segredo do nosso sucesso continua a ser a dedicação dos nossos funcionários aos valores da Alcoa e à busca incansável da excelência”, afirma o CEO mundial da Alcoa, Klaus Kleinfeld.
A lista das empresas mais admiradas da Fortune é baseada em pesquisas com executivos, diretores e analistas que avaliam suas próprias indústrias. A classificação e pontuação completa e seus respectivos cases foram publicados na edição de março da revista.

Fonte:  Juliana Gatto


Governo garante recursos para obras em andamento em Monte Alegre e Oriximiná



O governo do Estado garantiu recursos superiores a R$ 112 milhões, para financiar cerca de 50 obras em andamento no Pará, entre ampliação, melhorias de sistema de abastecimento de água, coleta de esgoto sanitário, urbanização e habitação, em mais de 15 municípios, entre eles, Monte Alegre e Oriximiná na região da Calha Norte.
A operação de crédito foi firmada no final da tarde desta quarta-feira (27) entre o governador em exercício, Helenilson Pontes, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso de Lima. A solenidade de assinatura contou com as presenças de Márcio Spíndola, secretário de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; Noêmia Jacob, presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), e de Antônio Braga, presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
Os recursos, que totalizam R$ 112.078.943,39, vão garantir a execução de obras de infraestrutura, nas áreas de saneamento básico, urbanização e habitação, beneficiando as populações de Belém, Marituba, Igarapé-Miri, Monte Alegre, Ananindeua, Castanhal, Marabá, Santarém, Dom Eliseu, Oriximiná, Soure, Uruará, Nova Esperança do Piriá, Abaetetuba, Bragança, Breves, Capanema e Santa Izabel do Pará.
As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), Cosanpa e Cohab. Os recursos são oriundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e do Orçamento Geral da União (OGU).
Para o governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, esse tipo de operação de crédito só foi possível graças à situação fiscal positiva em que o Estado do Pará se encontra. “Todo esse trabalho é para cumprir os compromissos do governo com a população paraense”, ressaltou Helenilson Pontes.
HABITAÇÃO - A Cohab receberá a maior parcela dos recursos, para investir em 22 contratos de obras. Serão construídas mais de 5 mil unidades habitacionais e executadas 1,5 mil melhorias habitacionais, como a reurbanização de áreas, com pavimentação de vias; drenagem; sistema de tratamento de água e esgoto, e regularização fundiária.
Saneamento – A Cosanpa investirá em obras de abastecimento de água em Ananindeua, Marituba, Castanhal, Santarém, Igarapé-Miri e Monte Alegre, e em sistemas de coleta de esgoto em Marituba, Belém, Marabá e Dom Eliseu. São 18 contratos de obras para utilização dos recursos. “Vamos poder cumprir os compromissos com as empreiteiras e exigir mais celeridade na condução das obras”, frisou Antônio Braga.
A Seidurb utilizará os recursos em 10 obras, já em andamento nos municípios de Nova Esperança do Piriá, Abaetetuba, Bragança, Dom Eliseu, Breves, Capanema e Tailândia. Em Marabá, mais de mil famílias também serão beneficiadas.
Outro grande investimento será nas obras da Bacia do Tucunduba, em Belém, a segunda maior bacia da capital. A obra consiste em um conjunto de intervenções urbanísticas nos bairros do Marco, Canudos, Guamá e Terra Firme.


Fonte: Tarú