Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Empresas de transmissão de energia do Linhão firmam parceria para expandir internet na Calha Norte

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e as empresas Linhas de Xingu Transmissora de Energia S/A (LTXE) e Linhas de Macapá Transmissora de Energia S/A (LMTE) assinaram dois importantes termos de cooperação técnica que permitirão ao governo do Estado usufruir da infraestrutura de telecomunicações já instalada no Linhão da Calha Norte para poder criar novas cidades digitais do Navegapará, interligando, por meio de fibras ópticas, escolas, hospitais e outras instituições públicas em doze municípios paraenses. Incluindo os da Calha Norte paraense.
A LXTE e a EMTE são empresas que atuam na construção, operação e manutenção de linhas de transmissão de energia no Pará. Em troca de incentivos fiscais concedidos pelo governo do Pará, as empresas cederão, por 25 anos, um par de fibra óptica em cada trecho das linhas de transmissão para uso social. O titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, esclarece a importância dos acordos. “Com as parcerias, mais municípios passarão a ser beneficiados com a internet em banda larga do Navegapará. A intenção do governo do Estado é expandir esse acesso, melhorar a qualidade dos serviços públicos e ampliar o número de cidadãos beneficiados com novas cidades digitais e centros comunitários de inclusão digital.”
A previsão é de que o projeto de interligação dos municípios, por meio da construção de novas infovias do Navegapará, esteja concluído até 2016. "A oportunidade de disponibilizar acesso à rede estadual de dados para novos municípios através de fibra óptica vai ao encontro da necessidade de ampliar a integração entre as regiões paraenses com o objetivo de reduzir desigualdades", destaca o presidente da Prodepa, Théo Pires.
Com a LTXE, o Termo de Cooperação prevê a expansão do trecho entre os municípios de Tucuruí e Jurupari, totalizando aproximadamente 500 km de extensão. A partir da implantação do sistema de compartilhamento do cabo óptico, os municípios de Tucuruí, Pacajá, Anapu, Vitória do Xingu e Porto de Moz passarão a contar com conexão à internet do Navegapará e se transformarão em Cidades Digitais, com todas as vantagens que isso representa.
Já a parceria com a empresa LMTE inclui a implantação do trecho entre Oriximiná (PA) e Macapá (AP), com extensão total aproximada de 695 quilômetros, beneficiando no Pará os municípios de Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Monte Alegre, Prainha e Almeirim.


Fonte: TCNnews

AEROPORTO DE ORIXIMINÁ ESTÁ ENTRE OS 270 DO PAÍS QUE RECEBERÃO RECURSOS PARA REFORMA E AMPLIAÇÃO

O Programa de Aviação Regional do Governo Federal prevê  investimentos de 7,3 bilhões em obras de reforma, ampliação e construção de 270 aeroportos em todo país. Vinte e quatro (24) municípios paraenses serão contemplados pelo programa, incluindo os aeroporotos de Oriximiná e de Porto Trombetas.
“Serão investidos no aeroporto aqui de Oriximiná R$ 45,7 milhões com a pista sinalizada e reforma para pouso noturno e diurno, pátio de estacionamento para 4 aeronaves e outras melhorias. No aeroporto de  Porto Trombetas serão investidos R$ 55,7 milhões”, informa Alfeu Carpeggiane, Secretário de Transporte, Obras e Serviços (SEMTRANS).
As obras serão licitadas e executadas pelo Banco do Brasil e devem ser iniciadas no prazo máximo de até 3 anos. Os detalhes do Programa de Aviação Regional foram apresentados no dia 06 de agosto, em Belém, aos representantes dos 24 municípios que foram contemplados pelo programa no Estado do Pará. Alfeu Carpeggiane, Secretário da SEMTRANS representou Oriximiná.

Fonte: Oriximina.pa