Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Noticias atualizadas diáriamente de nossa região, acesse nosso site.






Oriximiná

Com as cheias dos rios Tapajós e Amazonas, pelo menos quatro municípios da região oeste do Pará já decretaram situação de emergência. Os prefeitos de Alenquer, Monte Alegre, Óbidos e Porto de Moz já expediram decretos nesse sentido. Em Santarém, o nível da água continua subindo e já alcançou na terça-feira (170 1.74, dois centímetros acima da marca registrada na mesma data em 2009, durante a maior enchente dos últimos 20 anos. Com medo de serem surpreendidos pela enchente, alguns comerciantes do centro de Santarém começaram a construir barreiras nas entradas das lojas
Em Oriximiná, o nível do rio Trombetas está subindo de forma muito rápida e já invade a parte mais baixa da frente da cidade, no cruzamento da rua 24 de Dezembro com a travessa Carlos Maria Teixeira. Segundo o secretário de Infraestrutura, Alfeu Carpegianni, já existe material para ser utilizado na construção de pontes no centro comercial.
Click on the slide!
Para Ivo Matos, chefe da Defesa Civil, a enchente deste ano deu uma trégua, mas retornou agressiva na semana passada, onde o nível da água se elevou em sete centímetros. “Ela (água) subiu um centímetro por dia, é demais, até porque ainda temos dois meses de inverno”.
Outra preocupação é com a zona ribeirinha, que também já está quase toda tomada pela água. Na comunidade de Aparecida, no rio Cachoeira, a locomoção dos moradores de uma casa para outra já está sendo feita somente através de marombas construídas por eles. “A água ainda vai subir bastante”, disse Solange Gomes, moradora da comunidade.
(Diário do Pará, quarta-feira, 18/04/2012, 03h05)
Em menos de quadro anos o grande Rio Amazonas volta a surpreender com a força de  suas águas, o que no inicio era apenas mais uma previsão, começa tornar-se realidade, o nível das águas confirma que estamos diante de uma das maiores enchentes dos últimos anos.
Na cidade de Óbidos, algumas ruas no centro comercial já estão submersas pelas águas, que a cada chuva vai se transformando em um grande transtorno para os comerciantes, de modo silencioso as águas invadem as vias públicas, obrigando pedestres e condutores de veículos que antes trafegavam normalmente por esses lugares a buscar um lugar mais seguro e seco para transitar. Os empresários para não perderem sua clientela, constroem marombas (pontes) para facilitar o acesso as suas lojas, mais ainda sim, é difícil evitar os prejuízos. Conforme acrescente das águas a rotina da cidade muda completamente, o que antes era estacionamento de carro, agora é dividido com pequenas embarcações.
Situação pior vive aqueles que moram as margens do Rio Amazonas e lagos adjacentes, o ribeirinho, sem ter para onde ir muitos optam em enfrentar a fúria da natureza, submetendo-se a todos os riscos que provêm da cheia.
Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), na ultima quarta-feira (11), a régua que marca o nível da enchente no Rio Amazonas, estava marcando o nível de 7,90m, bem superior a marca desta mesma data de 2009, maior enchente já registrada desde 1953 - segundo a (ANA). A régua que faz essa medição esta instalada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP) em Óbidos.
A Pastoral Social, importante organismo da Igreja Católica responsável em promover ações sociais em parceria com outros órgãos, está colhendo dados para avaliar a real situação da enchente na Região, para ajudar os afetados pela cheia, sobre tudo nas localidades que fazem parte da Diocese de Óbidos.
“Ao contemplar o avanço soturno das águas, não deixa de ser uma paisagem, afinal é a natureza... Neste caso, impondo a sua força suprema, sobre a fragilidade humana”.

Óbidos - O nível do Rio Amazonas em Óbidos atinge 8,34m

Segundo a Agência Nacional da Água – ANA, o nível das águas do Rio Amazonas, nesta terça feira (8), em Óbidos, atingiu a marca do 8,34m, muito próxima a marca de 2009, mês de maio, que foi de 8,40m.
Outras ruas da cidade já foram inundadas e as pontes se alastram pela orla da cidade, margeando o Rio Amazonas e o Laguinho, onde as residências são mais vulneráveis ao nível atual da enchente.
Alguns acessos ao trapiche já foram fechados. Na passagem da cidade nova a rua já começa a ser alagada, dificultando o trânsito de pedestres, carros e motos. O acesso ao mercado de peixe ficou mais difícil e é feito através de pontes.
Na frente do mercado de peixe, na orla da cidade, a água já ultrapassou os pontos mais altos e invadiu o que ainda estava fora d´agua. É o  Rio Amazonas mostrando a sua força que ja se confunde com a Rua.
A cada dia a situação vai ficando mais difícil para os moradores dessas áreas, a ajuda do Governo Estadual e Federal ainda não chegaram e o Rio Amazonas não dá sinal que vai parar de subir.

Brasil - Rio+20: Desperdício de água só vai acabar com punição, diz biólogo

 
Há pouco mais de dois meses, na ocasião da abertura do Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França, o primeiro-ministro Francês François Fillon declarou que chegou o momento do planeta aplicar “velocidade de cruzeiro” para o que chamou de “nova revolução industrial”.

Às vésperas de receber a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, o Rio de Janeiro, bem como diversas outras cidades brasileiras, ainda sofre com o desperdício e a falta de consciência acerca do bem natural indispensável à vida humana. E, de acordo com o biólogo marinho Marcelo Szpilman, autor de diversos livros da área e diretor do Instituto Ecológico Aqualung, além de membro de grupo de trabalho da conferência que ocorrerá em junho na capital fluminense, somente com punições severas é que a ordem coletiva se estabelecerá no País que concentra 12% da água potável do planeta.

“Existe uma verdade: você não vai conseguir que todas as pessoas tenham consciência ecológica. Para você colocar a pessoa nessa trilha, é punição. Desembolsar é punição. Na Alemanha, a água é cara. A pessoa urina e só vai puxar a descarga na terceira ou quarta vez. Para isso, eles têm uma substância que quebra o cheiro desagradável da ureia. Porque é caro. Esse é o caminho”, explica Szpilman, em entrevista exclusiva ao Terra.

“Outro exemplo que eu te dou: se você andar nas ruas dos Estados Unidos, é tudo limpo, ninguém joga lixo na rua. Se jogar o lixo na rua, será multado. Se você entra no cinema, vai ver que é a coisa mais suja do mundo, já que alguém vai limpar aquilo. Eles têm consciência? Não. Eles fazem (manter as ruas limpas) porque são punidos. Não adianta ser romântico. Muita coisa mudou em função de uma série de circunstâncias. Mas o uso racional da água, não”, complementa.

Seguindo a linha do uso indiscriminado da água por parte da população brasileira, outro ponto chama a atenção do biólogo: por que, assim como já é feito com a luz, os prédios domiciliares do País não contam com relógios exclusivos para cada residência? “O Brasil tem tanta água, que e o sistema é meio perverso nesse sentido, pois a menos que você more em casa, a cobrança da água é no condomínio, você não tem a mínima noção de quanto você está gastando. Fica sempre a sensação de que não sai do bolso dele”, pondera.

“Muitos apartamentos no Brasil todo ainda contam com aquela válvula antiga de descarga, que você fica apertando e gasta uma água incrível. Não custa muito se mudar isso. Nos Estados Unidos e Europa, as descargas têm dois botões, um para urina e outro para fezes. Isso já é um uso muito mais racional”, exemplifica novamente.

No último Fórum Mundial da Água, evento prévio do Rio+20 em questões de sustentabilidade, a ONU apontou em relatório que a demanda mundial por água, até 2050, crescerá em torno de 55%. Tendo em vista que a população mundial atual está na ordem dos 7 bilhões de habitantes, e que até o referido ano, pela mesma projeção, terá 2,3 bilhões de pessoas suplementares, estima-se que 40% da população não terá acesso à água se medidas de controle e educação para uso racional não forem colocadas em prática já.

“Você já tem vários países em guerra pela água (principalmente na África e no Oriente Médio). Esse é um problema que só vai se agravar”, conclui Szpilman, lembrando ainda de outro dado alarmante: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sete pessoas morrem por minuto, em todo mundo, por ingerir água insalubre.

(Fonte: André Naddeo - Portal Terra)

Pará - Militares negociam com governo do Estado ajustes salariais para a categoria

2012-05-09 00:00 Ellen Freitas
Representantes do governo do Estado reuniram-se nesta terça-feira (8) com a Associação dos Policias Militares e Bombeiros para tratar de reinvidicações da categoria, entre elas o pagamento do adicional de interiorização e do auxílio-alimentação. A reunião aconteceu na Secretaria de Estado de Administração (Sead).
A secretária de Administração, Alice Viana, disse que o adicional de interiorização não está sendo pago devido ao alto custo que causaria aos cofres estaduais. O governo, informou, está fazendo estudos para levantar o impacto que o pagamento do benefício geraria, inclusive no que se refere às ações judiciais e projeto de lei, para viabilização de novas negociações em setembro deste ano, quando também será discutido o pagamento do auxílio-alimentação.
A secretária informou também que somente com a área militar a folha de pagamento do Estado tem um impacto de R$ 45 milhões. “Estamos muito próximos do limite prudencial de gastos. São essas as limitações, portanto, que nos impedem de estabelecer valores ou percentuais nesse momento. Contudo, estamos sim construindo com responsabilidade e equilíbrio uma política de remuneração que visa à valorização e reconhecimento dos militares”, disse.
O comandante geral da Polícia Militar, Daniel Mendes, disse que a mesa de negociação permanente estabelecida  entre o governo do Estado e os militares é favorável no sentido de mostrar o esforço das partes para se chegar a um comum acordo. “A mesa é um espaço em que a categoria demonstra os seus desejos e anseios e o Estado, por sua vez, expõe a sua capacidade naquilo que ele efetivamente pode cumprir”, ressaltou.

Leia mais: http://www.agorajuruti.com/news/militares-negociam-com-governo-do-estado-ajustes-salariais-para-a-categoria/

Oriximiná - Enchente

Click on the slide!
Enchente em Oriximiná
Rua 24 de Dezembro inundada pelo rio Trombetas

Liga Desportiva Obidense foi reinaugurada

08/05/12
Reinauguração da LDO
A Liga Desportiva Obidense – LDO foi fundada em janeiro de 1955 e nesta nesta terça feira (1) ganhou um presente de sua Diretoria, pelos seus 57 anos, pois a sede da LDO foi toda reformada, climatizada e feita a sua reinauguração. O salão principal recebeu o nome de Dr. Felinto Marinho, homenagem a esse grande desportita que foi muito atuante em Óbidos.
Durante a cerimônia estavam presentes a Diretoria da Liga, os presidentes dos times que irão participar do Campeonato Obidense 2012, desportistas em geral, imprensa, secretários e convidados.
O salão recebeu o nome de Felinto Marinho
Durante a fala do Presidente da Liga, Pedro Marinho Jr comentou sobre o esforço que a diretoria teve para concretizar o projeto de reforma, mas que no fim deu tudo certo. Falou também da homenagem feita ao Dr. Felinto Marinho, que foi um dos grandes desportitas obidenses e por esse motivo a ambiente de reuniões estava recebendo o seu nome. Comentou sobre o campeonato obidense e a possibilidade deste ano, mudar a regra de turno  e returno, sendo transformado em pontos corridos, “o que iria baixar o número de jogos, daria mais tempo paras os tecnicos trabalharem seus times e facilitará para osclubes que terão menos despesas”, comentou  Pedro Marinho Jr.
Pedro também esclareceu porque a Seleção obidense não participou da Copa Oeste que foi realizada em Santarém recentemente e informou que já está com o cheque da preimação do Campeonato de 2011, do qual o campeão foi o Vila Nova, que receberá a maior preimação.
Durante o evento a imprensa local foi homenageada por colaborar com  a divulgação do esporte obidense, os quais receberam uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados.  Os homenageados foram:  Rádio Comunitária Sant´Ana,  site Chupaosso,  site obidense  e a Polícia Militar.
A placa de reinauguração foi decerrada por Pedro Jr e sua genitora e logo após foi servido um coquitel aos presentes.
www.chupaosso.com.br

Brasil

Institutos federais vão qualificar 12 mil servidores de escolas públicas

 
Institutos federais de educação, ciência e tecnologia oferecerão, ao longo deste ano, 66 mil vagas em cursos técnicos a distância para funcionários das redes estaduais e municipais de educação. As primeiras turmas serão abertas neste mês, em Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e Paraná. A proposta é qualificar 12 mil profissionais de escolas públicas brasileiras. A partir de agosto, estão previstas mais 54 mil vagas em outras unidades da Federação.

A ação integra o Programa Nacional de Formação Inicial em Serviços dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), que oferta formação técnica de nível médio a servidores dos quadros efetivos escolares.

A formação abrange as áreas de alimentação escolar, multimeios didáticos, secretaria escolar e infraestrutura escolar. Os cursos, previstos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, fazem parte do eixo tecnológico de apoio educacional e têm carga horária de 1,2 mil horas.

Requisitos
Para participar, os interessados devem ser servidores do quadro efetivo estadual ou municipal, estar em efetivo exercício na escola, desempenhar a função relacionada ao curso que deseja fazer e comprovar ensino médio completo.

Quem atender aos requisitos e pretende se qualificar deve entrar em contato com a respectiva secretaria municipal ou estadual de educação à qual é vinculado. Caberá ao órgão encaminhar os interessados aos institutos federais que ofertarão os cursos técnicos. 
 
FONTE: www.secom.gov.br

Juruti - Emater de Juruti estimula agricultores a plantar curauá

08/05/12

Aline Miranda
Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e da ONG Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (Ceapac), 12 famílias tradicionalmente mandiocultoras, de três comunidades rurais de Juruti, estão investindo no plantio de curauá, fibra natural usada pela indústria automobilística para produzir forros internos de carros e outros componentes.
            Apenas no começo deste ano, o grupo já recebeu, no total, R$ 30 mil do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para aplicar na aquisição de maquinário e limpeza dos mais de 20 hectares correlatos. “Podemos dizer que a cadeia produtiva do curauá é fechada: tem começo, meio e fim - principalmente porque o mercado é garantido”, resume o engenheiro agrônomo da Emater Ubiratan Pina.
            Cada agricultor extrai cerca de 100 quilos de fibra por mês, vendidos para uma empresa beneficiadora, com o intermédio de uma cooperativa. O lucro ultrapassa os 50%. O processo de extração permite também a obtenção de “mucilagem”, uma espécie de bagaço que complementa a alimentação de pequenos animais, como galinhas e porcos.
            O curauá é considerada uma fibra de alta qualidade, sobretudo pelo caráter de resistência e pela textura sedosa. “É uma ótima alternativa para o agricultor familiar diversificar a produção, principalmente pelo aspecto ambiental da atividade, já que, quando na indústria de automóveis, o material substitui o plástico”, explica Pina. Segundo ele, a Emater planeja desenvolver, ainda este ano, projetos que resgatem as cadeias de malva e juta, outras fibras naturais valiosas com incidência na região.

Ler mais: http://www.tribunadacalhanorte.com.br/news/emater-de-juruti-estimula-agricultores-a-plantar-curaua-/

Lista de políticos paraenses inelegíveis sai em junho

08/05/12

A procuradoria regional eleitoral do Pará já começou a elaborar ofícios que serão enviados aos órgãos fiscalizadores solicitando informações sobre políticos inelegíveis para as Eleições 2012, de acordo com a Lei da 'Ficha Limpa'. As informações serão compiladas em um banco de dados, que deve facilitar os pedidos de impugnação do registro de candidaturas. O procurador regional eleitoral, Igor Figueiredo, afirma que a lista do Pará deve ficar pronta até junho.
A ideia foi do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que sugeriu aos procuradores regionais eleitorais de todo o País que fizessem essa lista para facilitar a pesquisa de dados na hora de protocolar os pedidos de impugnação. O objetivo do levantamento é ganhar tempo, já que os tribunais terão apenas cinco dias para impugnar as candidaturas registradas.
De acordo com Figueiredo, essa tarefa vai ficar a cargo somente da procuradoria eleitoral, que vai enviar ofícios aos órgãos que possam repassar informações de políticos que se enquadrem na Lei da Ficha Limpa como parlamentares que renunciaram seus mandatos, os condenados por crimes, os casos de ilícito eleitoral, entre outros previstos na lei complementar nº 64. 'Vale também para os que estiverem se candidatando pela primeira vez', esclarece.
Assim devem ser oficiadas as Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa, Tribunais de Conta, Tribunal Regional Federal, Justiça Militar, além de órgãos de classe como Conselho de Medicina, Enfermagem e Farmácia, entre outros. 'Vamos dar um prazo de pelo menos um mês para que eles enviem essas informações para que possamos montar o banco de dados, que deve ficar pronto até junho', afirma o procurador.
Ainda segundo ele, a pesquisa de informações será feita através de documentos, como o CPF, e os órgãos oficiados pela Procuradoria Eleitoral deverão enviar os dados tabulados. 'Vamos pedir os dados já tabulados para facilitar a pesquisa', esclarece.
O procurador paraense elogiou a ideia do procurador geral, Roberto Gurgel. 'Essa lista vai facilitar muito o trabalho dos procuradores e permitir a aplicação mais eficaz da Lei da Ficha Limpa, pois sem esses dados fica difícil, com esse prazo curto, fazer as impugnações das candidaturas', avalia. Fonte: ORM

Ler mais: http://www.tribunadacalhanorte.com.br/news/lista-de-politicos-paraenses-inelegiveis-sai-em-junho/

Pará

Celpa é notificada pelo MPT

Quinta-Feira, 03/05/2012, 21:36:22 - Atualizado em 03/05/2012, 21:36:22
 
Conforme determinação do Ministério Público do Trabalho, expedida no final do mês de abril, fica estabelecido que a Celpa -  Centrais Elétricas do Pará S. A. e seu administrador judicial,  devem cumprir os contratos de terceirização e fiscalização dos pagamentos aos empregados de empresas terceirizadas. Fica determinadoa também a proibição da precarização dos serviços prestados à população.
Segundo as cláusulas da recomendação, os contratos de terceirização/prestação de serviços devem ser honrados nas datas acordadas, sem atrasos ou parcelamentos que impliquem em ônus à manutenção do pacto e risco de ruptura do instrumento contratual, sendo vedada a paralisação dos serviços à população, assim como a falta de pagamento de mão de obra; além disso, a Celpa deverá fiscalizar o pagamento dos trabalhadores das empresas terceirizadas e, sob nenhuma hipótese, poderá acontecer a precarização dos serviços prestados.
Atualmente, a Celpa e suas terceirizadas totalizam cerca de 10.000 funcionários, onde apenas 2.176 são funcionários próprios, sendo o restante de mão de obra terceirizada.
Com estes números o percentual de terceirizados é de quase 80% dos trabalhadores.
Após o recebimento da recomendação, a Centrais Elétricas do Pará deverá adequar-se, estando sujeita às penalidades legais.
O Ministério Público do Trabalho no documento endereçado à concessionária de energia, argumenta que de acordo com a lei de recuperação 11.101/05, os contratos de prestação de serviços vigentes estão excluídos da recuperação judicial.
O MPT vem atuando desde o início do ano como mediador entre a Celpa e suas prestadoras, visando chegar a um consenso na questão, sem que uma grande quantidade de trabalhadores saia prejudicada.
A Rede Celpa, em recuperação judicial anunciada desde o final de fevereiro deste ano vem enfrentando inúmeros problemas para cumprir com as obrigações salariais de seus funcionários e para garantir o repasse do valor de contratos às empresas terceirizadas.

(DOL com informações da Ascom do Ministério Público do Trabalho)

04/05/2012

Notícias de Juruti

 
ACEJ produz documentário sobre Juruti

Foto: Os balneários de Juruti serão destaques no documentário da Acej

“ Juruti Terra de Encantos “ esse é o tema de um vídeo documentário que tem o objetivo de resgatar a história do município de Juruti.


O filme conta e mostra como começou o município abordando a cultura, economia e pontos turísticos de Juruti. Será produzido pela ACM filmes e constará de um kit com DVD para os anunciantes patrocinadores do projeto. O filme será exibido pela TV CULTURA ( Funtelpa ) para todo Estado do Pará. A empresa associada à ACEJ tem preços diferenciados. Segundo o presidente da Acej, Gustavo Hamoy, esse será o grande presente da entidade pelo aniversário de Juruti.

04/05/2012

Oriximiná

03/05/2012 - 08:41

Novo código florestal e monitoramento de rios em discussão

Ciência, meio ambiente e educação podem andar juntas. Pensando nisso, a Mineração Rio do Norte (MRN), que é parceira de universidades na realização de pesquisas e projetos na área ambiental, promoverá dois eventos para discutir aspectos da conservação ambiental na região. O objetivo é promover a discussão de temas ambientais atuais entre os estudantes do ensino médio, com apoio de especialistas da área.
Os eventos serão realizados nos dias 02 e 08 de maio, no Cine Teatro de Porto Trombetas, em Oriximiná, no Pará. As palestras serão conduzidas por professores das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Goiás (UFG), sempre a partir das 16h.
O tema Limnologia e Ictiofauna na Cadeia Trófica abrirá a rodada de discussões com os estudantes da Fundação Vale do Trombetas no dia 02. O assunto tem relação direta com o conteúdo programático da escola e o trabalho desenvolvido pela MRN de monitoramento de águas nos rios e igarapés da Floresta Nacional Saracá-Taquera, reserva biológica onde a empresa desenvolve suas atividades. A presença e diversidade das espécies de animais microscópicos e de algas nos rios e igarapés, entre outras espécies, indicam se o rio está ou não saudável. O debate será conduzido pelo professor Marcos Paulo Barros, da UFRJ, que se dedica ao estudo da biologia aquática, do ciclo do carbono e outros temas.
No dia 08, a discussão será sobre a conservação da biodiversidade e as implicações do novo Código Florestal. A palestra será proferida pelo professor doutor Fabiano Melo. O professor desenvolve pesquisas sobre impactos ambientais, divulgação da biodiversidade, entre outros.
Pesquisa – A interação entre a empresa e ciência tem sido uma constante na Mineração Rio do Norte. A mineradora tem parcerias com instituições de pesquisa paraenses e de outras regiões brasileiras. O objetivo é buscar tecnologia e o que há de mais novo em pesquisas ambientais para o desenvolvimento de sua gestão sustentável. Como parte dessas ações, a MRN foi uma das empresas apoiadoras da reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no município de Oriximiná, no último final de semana. O evento, que teve como tema “Educação e Ciência na Amazônia”, reuniu cientistas, técnicos e estudantes para discutir e elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento científico e tecnológico do oeste paraense.

Pará

Governo investirá US$ 300 milhões na educação pública do Estado até 2014

03/05/12
O Governador Simão Jatene recebeu, na manhã desta segunda-feira (30), o consultor em educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Marcelo Pérez Alfaro, para discutir mais uma etapa do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura de Educação Básica no Pará. Um investimento no valor de US$ 300 milhões será destinado à execução do programa, que prevê até 2014 a construção de 30 e a reforma e ampliação de 350 novas escolas de ensino fundamental e médio.
O recurso também será usado na construção de sete escolas de ensino profissionalizante e de oito polos do programa Pro Paz, além de outras ações de melhoria da qualidade da educação básica. A carta consulta do projeto já foi aprovada pelo governo brasileiro, por meio da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex). O governo do Estado pleiteia junto ao BID um empréstimo no valor de US$ 200 milhões para que o programa seja executado.
“Viemos para tratar sobre alguns pontos do projeto que passaram por um avanço. Cada passo que damos é apresentado ao governador. O projeto foi elaborado ano passado, foi aprovado pelo governo brasileiro e agora está a ponto de ser aprovado pelo BID. O valor total é de US$ 300 milhões. O BID entraria com o financiamento de US$ 200 milhões e o Governo do Pará, com a contrapartida de US$ 100 milhões”, informou o secretário especial de Promoção Social, Nilson Pinto.
Durante o encontro, o representante do BID deixou claro que a intenção do banco é ser parceiro do governo e concretizar a assinatura do empréstimo, fato que deve ocorrer até o fim do ano. “Há 15 anos o BID não investe em projetos destinados exclusivamente para a área de educação, por isso estamos estudando o programa e podemos garantir que a nossa previsão é assinar o empréstimo antes do fim do ano”, asseverou Marcelo Pérez.
Qualidade – O secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, que também esteve na reunião, explicou que o programa, elaborado pela Secretaria de Estação de Educação (Seduc), leva em consideração a melhoria da infraestrutura e da gestão e a implantação do sistema de monitoramento e avaliação da educação básica.
Além de investimentos na infraestrutura, o plano prevê também ações de melhoria da qualidade da educação básica, com cursos de especialização e atualização para 20 mil professores, atendimento de 120 mil alunos em programas de correção de déficit de aprendizagem e implantação de um mecanismo regular de assistência e supervisão técnica de gestores e professores.
Para fortalecer a capacidade gerencial das escolas, serão implantados programas de qualificação para 3,5 mil gestores da rede e das escolas, além de da implantação de um sistema de estadual de monitoramento e avaliação do desempenho escolar.
As 30 escolas a serem construídas com recursos do projeto representam a criação de 45 mil vagas no ensino fundamental e médio na rede estadual de ensino. As sete escolas de ensino profissionalizante também aumentarão o número de vagas disponíveis nessa modalidade, importante para aproveitar o crescimento econômico do Estado e do país.
FONTE: Agência Pará

Oriximiná - Campeonato Oriximinaense 2012

O campeonato de futebol da primeira divisão de Oriximiná será iniciado no dia 11 de maio. Neste ano a competição contará com a participação de 16 equipes divididas em quatro chaves. Não haverá seletiva e com isso a equipe do Santo Antonio permaneceu na primeira divisão.

Óbidos - IFPA divulga o resultado final do PS para Óbidos


A Comissão do Processo Seletivo Técnico 2012 do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA/Unidade Avançada de Óbidos - Campus Santarém, torna pública, para conhecimento dos interessados, o Resultado Final da modalidade Subsequente do Processo Seletivo Técnico - para preenchimento de 70 (setenta) vagas aos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ofertados na Modalidade Subsequente no município de Óbidos.

CLIQUE AQUI PARA VER O RESULTADO FINAL DO PS IFPA - ÓBIDOS.
FONTE: Site do IFPA Campus Santarém

Oriximiná e região

Municípios recebem Fóruns de Educação Profissional e Tecnológica

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 08/05/2012 às 17:38
A partir de quarta-feira (9), nove municípios de todas as regiões do Estado receberão fóruns sobre a instalação de Escolas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. O evento reunirá representantes do setor produtivo e da comunidade em geral para fazer um levantamento das demandas sociais apresentadas às escolas que já estão sendo construídas nessas regiões, garantindo um diagnóstico que permita conhecer a realidade local. O primeiro fórum acontece em Santarém, oeste do Pará.
Até o dia 21 deste mês, os fóruns também acontecerão em Breves, Tomé-Açu, Xinguara, Novo Progresso, Tucuruí, Barcarena, Santana do Araguaia e Parauapebas. A previsão é que a construção das escolas tecnológicas seja concluída até o primeiro semestre de 2013 nesses municípios. O investimento feito pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nessas e em outras duas escolas, em Vigia e Oriximiná, é no valor de R$ 63.784.968,12, por meio de financiamento do Programa Brasil Profissionalizado, do governo federal.
O fórum é divido em três momentos. No primeiro, uma palestra apresenta a realidade sócioeconômica em que a escola está inserida para que examine as reais necessidades para a educação tecnológica e profissional na região, tornando mais fácil e coerente a definição dos cursos que serão ofertados para aquela comunidade.
O segundo momento é de integração entre os participantes – associações, federações locais, pais de estudantes, professores, alunos e etc –, que discutirão os eixos tecnológicos a serem ofertados. Na última etapa, será aberta uma plenária para definição de um comitê que gerenciará as ações definidas no evento até o funcionamento pleno da unidade de ensino.
A Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará (Redes) atua junto às empresas paraenses e os grandes projetos instalados no Estado. Segundo o coordenador geral da Redes, Luiz Pinto, até 2016 serão investidos cerca de R$ 130 bilhões em grandes projetos no Estado, o que deve gerar 161 mil novas vagas de trabalho, das quais quase 110 mil serão para profissionais de nível técnico.
Além de se preocupar com a atual fase de implantação desses projetos, diz ele, é preciso atentar para a fase posterior e, sobretudo, dialogar com o setor produtivo para direcionar melhor a qualificação desses profissionais. Hoje, observa o coordenador, o Pará é um Estado meramente extrativista, mas, em um prazo de até 15 anos, passará a ser um Estado energético, siderúrgico e logístico.
“Esses investimentos transformarão a realidade do Pará completamente. É fundamental provocar o setor produtivo para essa discussão”, afirma ele, acrescentando que “além da gente olhar para a formação técnica e superior, a educação básica tem que estar muito segura para que esses alunos estejam prontos para também receber a formação técnica”.
A coordenadora de Educação Profissional da Seduc, Márcia Aguiar, destaca que a modalidade é prioridade para a rede estadual. “Os fóruns são fundamentais para que as ações da Seduc sejam pontuais com resultados expressivos. Para isso, o diálogo com o setor produtivo e com o poder público local é necessário, pois a escola passa a assumir um papel de mola promissora para o desenvolvimento dos municípios da região, ampliando a qualidade de vida dos seus cidadãos”, conclui.