Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de março de 2013

Funcionários da Alcoa em Juruti aprovam acordo coletivo


A Alcoa informa que a proposta de acordo coletivo de trabalho para o ano de 2013 apresentada pela companhia foi aprovada pelos funcionários na noite desta segunda-feira, 11 de março, em assembleia convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Minerais Não-Ferrosos do Oeste do Pará (STIEMNFOPA), numa clara demonstração de que a negociação é o verdadeiro caminho para a vitória de todos – funcionários, Sindicato, empresa e sociedade jurutiense.

A aprovação pacífica do acordo coletivo ratifica o diálogo transparente, que vinha sendo conduzido pela Alcoa e Sindicato, como a maneira mais eficiente para a conquista de resultados que beneficiem a todos.

A Alcoa está presente no município de Juruti (PA), com uma unidade de mineração de bauxita que acaba de completar três anos de operação. A companhia emprega direta e indiretamente cerca de duas mil pessoas no município. Sendo que 75% dos funcionários e 83% dos contratados que trabalham na operação são paraenses, em sua grande maioria, da região Oeste do Pará.

Esta forma de atuação rendeu à empresa diversos reconhecimentos do mercado, como a sua inclusão, pela 11ª vez, na lista das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work Institute. A Alcoa sempre esteve e continua aberta ao diálogo com Sindicato e trabalhadores. Esse é o compromisso da empresa com seus funcionários, com a comunidade jurutiense e com o Estado do Pará.
 
Fonte: Quarto Poder

Óbidos terá médicos do PROVAB

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a secretária de Estado de Saúde em exercício, Heloísa Guimarães, e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, receberam nesta terça-feira, 12, em Belém, os médicos que atuarão no Pará pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). No total, 114 profissionais trabalharão durante 12 meses nas unidades básicas de Saúde de 34 municípios paraenses, cursando especialização em Saúde da Família e recebendo, por mês, uma bolsa federal no valor de R$ 8 mil. Em toda a Região Norte serão 241 médicos atuando por intermédio do programa em 84 municípios.
No Pará, os médicos atuarão em Abaetetuba, Acará, Ananindeua, Augusto Corrêa, Bannach, Barcarena, Belém, Benevides, Cametá, Canaã dos Carajás, Castanhal, Colares, Conceição do Araguaia, Curuçá, Igarapé-Açu, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Medicilândia, Muaná, Novo Repartimento, ÓBIDOS, Parauapebas, Portel, Redenção, Santa Bárbara, Santarém, Santo Antônio do Tauá, São Félix do Xingu, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Soure, Tailândia, Tucuruí e Vigia.
Oriundos dos cursos de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa), os profissionais vão prestar o serviço e ao mesmo cursarão uma pós-graduação em Atenção Básica, sob a supervisão de instituições de ensino superior e acompanhamento dos gestores locais, além de cursarem aulas teóricas ministradas por meio de Ensino a Distância (EAD) pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS).
No Pará, a supervisão será feita por professores dos cursos de Medicina destacados pela UFPA e Uepa, que também serão remunerados com bolsa federal no valor de R$ 4 mil. Ilma Pastana, coordenadora das ações do Provab pela Uepa, explica que essa avaliação se dará de forma trimestral e de três maneiras: pelo supervisor, que vale 50% da nota, pelo gestor e pela equipe na qual ele atuará (30%) e por autoavaliação (20%). Junto com Ilma, atuará também a professora de Atenção Integral à Saúde, Socorro Castelo Branco, da UFPA.
O cumprimento de 32 horas práticas e oito horas teóricas por semana, incluindo 30 dias de descanso, está no regulamento do Provab, explicado na ocasião pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales. Os médicos que cumprirem as atividades estabelecidas pelo Programa e receberem nota mínima (sete) terão pontuação adicional de 10% nos exames de Residência Médica, conforme resolução da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
A secretária de Estado de Saúde em exercício, Heloisa Guimarães, que no ato também representou o governador do Estado em exercício, Helenilson Pontes, destacou a aproximação do Ministério com o Pará muito em função de sua singular simetria e das demandas peculiares na Saúde Pública, por conta do deslocamento, sobretudo nas regiões insulares. Heloísa, que é cardiologista, ressaltou ainda o empenho do Provab em promover a aproximação entre as universidades e o cotidiano da Atenção Básica. Segundo ela, isso se refletirá num dos objetivos principais do SUS, que é prevenir doenças por meio da vacinação e do controle da hipertensão e das diabetes. A medida, por exemplo, pode gerar menor impacto da ocupação de leitos em serviços de Alta Complexidade, como UTI’s e cirurgias.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acredita que o Provab trará uma nova visão de vida a quem passará por essa experiência. Segundo ele, essa iniciativa com o Ministério da Educação vem enfrentando um dos maiores desafios impostos a quem é gestor no SUS: alocar médicos para cuidar da população que mais precisa, nas áreas mais pobres e vulneráveis, seja nas capitais ou zonas rurais, incluindo as ilhas, comuns na geografia do Pará. Ainda segundo o ministro, o programa cria condições favoráveis que beneficiam municípios e ao mesmo tempo aperfeiçoam o conhecimento e priorizam a medicina familiar.
Os médicos participantes terão acesso às ferramentas do Telessaúde Brasil Redes, programa do Ministério da Saúde que promove a orientação dos profissionais da Atenção Básica, por meio de teleconsultorias com núcleos especializados, localizados em instituições formadoras e órgãos de gestão. Outra ferramenta disponível, com acesso gratuito, é o Portal Saúde Baseada em Evidências, plataforma que disponibiliza um banco de dados composto por documentos científicos, publicações revisadas e outras ferramentas, como calculadoras médicas e de análise estatística, que auxiliam a tomada de decisão no diagnóstico, tratamento e gestão.
A cerimônia de acolhimento aos médicos do Provab aconteceu no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Guamá. Participaram ainda do ato o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães; o vice-reitor da UFPA, Horácio Schneider, e o secretário de Saúde do Município de Belém, Joaquim Ramos. De lá, o mininstro e as demais autoridades presentes seguiram de barco para a Unidade de Saúde da Ilha do Combu, onde Alexandre Padilha ministrou aula inaugural sobre Atenção Básica.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde

Vereadores pedem criação de CPI no setor de tributos da PMO.


Vereadores entraram com pedido de CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito, nesta terça-feira, 12.03, para que sejam apuradas possíveis irregularidades no Setor de Tributos da Prefeitura Municipal de Oriximiná. Segundo o Presidente da Câmara Vereador Leonardo Alves (PR) o pedido foi feito e já assinado por 1/3 dos vereadores quantidade mínima para aprovação da instalação da CPI. O presidente Leonardo Alves  disse que no pedido os vereadores requerentes dizem haver indícios de irregularidades, sem citá-las, fato que levou os vereadores da situação não assinarem. Os vereadores da situação se mostraram surpresos, alegando que não assinariam sem nenhuma fonte que justificasse o pedido. Mas, como á apresentação foi feita já com 1/3 dos vereadores, a CPI deverá ser instalada num prazo de 90 dias, dentro deste período os partidos indicarão os seus membros que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI. O pedido de CPI foi assinado pelos vereadores:  Zequinha Calderaro (PSD), Arnaldo Gemaque (PSD), Chaboga (PSDB), Rosivaldo (DEM) e Tobias (PV).

Fonte: Tarú

Vereadores reclamam de mau atendimento no serviço público municipal


Vereadora Keké (PV) solicitou através de requerimento na câmara municipal, que o executivo invista em curso de treinamento, área de atendimento (relações humanas) aos órgãos da Prefeitura Municipal de Oriximiná. Segundo a vereadora, em alguns setores o atendimento é péssimo a começar pela recepção. Keké disse que tem recebido denúncias de pessoas insatisfeitas com atendimento recebido de servidores despreparados. Em sessão anterior o Vereador Arnaldo Gemaque, o Arnaldinho (PSD), disse que foi vítima deste mau atendimento quando procurou por informações em um determinado setor. Outro vereador que sentiu na pele este tipo de atendimento foi o vereador Chaboga que não poupou palavras e usando da tribuna se manifestou revoltado com péssimo atendimento que recebeu em certa secretaria. No final desta discussão fica a reflexão: Se os próprios vereadores estão sendo maus atendidos......imagem o restante. É bom lembrar, no entanto, que não são todos os setores, e por essa razão não devemos generalizar.

Fonte: Tarú

câmara: Vereadores cobram manutenção de praças e bueiros


Câmara discute lixo hospitalar queimado em plena cidade. A Câmara Municipal de Oriximiná trouxe á tona através do vereador Chaboga a discussão sobre queima do lixo hospitalar que há anos vem sendo realizada, em local impróprio, nos fundos do quintal da área onde fica o hospital municipal, ou seja, para o lado da rua 24 de Dezembro, bairro da Barreirinha, em plena cidade. Durante o processo de queima o odor e a fumaça são insuportáveis com os moradores daquele perímetro tendo que manter suas casas completamente fechadas. O processo, assim como as queixas são antigas, sendo que as denúncias dos moradores nunca foram ouvidas pelos órgãos competentes, segundo o vereador Chaboga a vigilância sanitária está situada a poucos metros do local. Vereadores mais antigos também se manifestaram dizendo que o assunto já foi tema discutido em outras legislaturas nesta casa mais nenhuma providência foi tomada. O vereador autor do requerimento pediu medidas urgentes alegando que esta prática vem colocando em risco a saúde dos moradores e causando danos ao meio ambiente.

Camara pede manutenção em bueiros da cidade.
O Vereador Marcelo da Semagri,  pediu através de requerimento, que seja feita manutenção nos bueiros das ruas da cidade. Segundo o vereador, nesta época invernosa algumas ruas estão sofrendo com os  danos causados pelo  impacto das fortes chuvas, por conta do entupimento de alguns bueiros,danificando o leito das ruas e em alguns casos vencendo os meios fios chegando a água até á alagar residências. Outro ponto discutido sobre o assunto foi a falta de proteção (grade) em alguns bueiros que ficam encobertos por ocasião das chuvas, facilitando a queda de pessoas, a preocupação do vereador é para se evitar que casos ocorridos anteriormente venham á acontecer, quando até mesmo  pessoas chegaram perder suas vidas.
Presidente da Câmara pede manutenção nas praças da cidade.
O Presidente da Câmara, Leonardo Alves,  pediu através de requerimento providências por parte do executivo, para que faça manutenção nas praças da cidade. O presidente citou reportagem de um jornal da cidade (folha de Oriximiná) que recentemente mostrou a situação da praça do centenário, assim como esta, segundo o vereador, existem outras também em estado de abandono, como logradouros de lazer e recreação acabam se transformando em locais para outros fins, principalmente por falta de iluminação. O vereador disse que brinquedos que deveriam está distraindo a criançada estão abandonados devido suas  péssima condições de usos, o vereador argumentou que Oriximiná tem pouco verde e por essa razão pediu mais atenção e um melhor tratamento com as árvores plantadas tanto nas praças como em outros logradouros.

Fonte: Tarú