Pesquisar este blog

sábado, 13 de outubro de 2012

Mensalão: cinco votam pela absolvição de Paulo Rocha

Paulo Rocha está sendo julgado pelo crime de lavagem de dinheiro.

Mensalão: cinco votam pela absolvição de Paulo Rocha
Paulo Rocha (Foto: Reprodução)
Brasil - O ex-deputado petista Paulo Rocha (PA), réu no processo 470, mais conhecido como Mensalão, está mais perto de ser inocentado pela maioria ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Na tarde desta quinta-feira (11) foram cinco votos pela absolvição e apenas dois pela condenação: um do relator Joaquim Barbosa e outro de Luiz Fux.

Paulo Rocha está sendo julgado pelo crime de lavagem de dinheiro. Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello votaram pela absolvição. Falta apenas a leitura dos votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Brito. Os votos dos ministros foram iguais para o também ex-deputados petistas João Magno (MG).

Para o relator Joaquim Barboa, que votou pela condenação, não restaram dúvidas de que tanto Rocha quanto João Magno receberam recursos do esquema comandado pelo publicitário Marcos Valério para obter apoio político de partidos aliados do governo do ex-presidente Lula no Congresso Nacional.

Na mesma plenária, o ex-deputado Professor Luizinho (PT/SP) foi inocentado com sete votos a zero, assim como a então assessora de Paulo Rocha, Anita Leocádia, acusada na época de ter sacado R$ 620 mil do esquema do “valerioduto”. Pela maioria foi absolvido ainda José Luiz Alves, ex-chefe de gabinete do ex-ministro Anderson Adauto.

Para a absolvição ou condenação de um réu é necessária a soma de seis votos. No total, seis réus estão sendo julgados nesta etapa por lavagem de dinheiro de pessoas ligadas ao PT. Eles respondem pela acusação feita pelo Ministério Público Federal de ocultar a origem do dinheiro recebido das agências de Marcos Valério.

A sessão foi encerrada logo após o voto de Toffoli. Os votos que faltam serão lidos apenas na segunda-feira (15). O julgamento de Paulo Rocha e dos demais envolvidos nesta etapa do julgamento deve ser concluído no inicio da próxima semana.

Fonte: DOL

TSE revela votos de candidato sub judice

É oficial.
Jardel Vasconcelos (PMDB), candidato a reeleição sub judice em Monte Alegre, obteve exatos 12.521 votos (65,57%) na eleição de domingo (7).
Se ele passar pelo obstáculo da Lei da Ficha Limpa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será declarado prefeito do município por mais 4 anos.
O médico Sérgio Monteiro (PT), cujos votos somaram 10.832 votos (42,34%), será apartir de 1º de janeiro de 2013 por enquanto o prefeito de fato e direito montialegense.

Fonte: Blog do Jesso

Justiça marca audiência entre índios e Norte Energia


Na Agência Brasil
A Justiça Federal determinou a realização de uma audiência de conciliação na próxima segunda-feira (15) para que o grupo de índios e pescadores que ocupa um trecho do canteiro de obras da Usina de Belo Monte, no Pará, apresente sua pauta de reivindicações à empresa Norte Energia, responsável pelos trabalhos no local.
A audiência entre as partes será presidida pelo Ministério Público Federal (MPF) e cada grupo social deverá participar com um representante. O encontro acontecerá no canteiro de obras da Ensecadeira, localizado no Sítio Pimental.
O juiz Marcelo Honorato determina a participação de um funcionário da empresa dotado de poderes de decisão administrativa e financeira e outro experiente na área de assuntos indígenas.
Foram intimadas também a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Defensoria Pública do Estado do Pará, para defender os grupos que estiverem sem advogado