Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Iniciam ensaios para o XI Festival da Canção do Oeste do PA

O XI Fecan será realizado nos dias 15, 16 e 17 de novembro.

Iniciam ensaios para o XI Festival da Canção do Oeste do PA
Foto: Divulgação
Santarém - Os 24 candidatos terão o primeiro contato com a banda base da décima edição do Festival da Canção do Oeste do Pará (Fecan) nesta terça-feira (13) e quarta-feira (14), no Espaço RDX Absolut, pela manhã e tarde.

Cada interprete terá 40 minutos para afinar os instrumentos musicais. A agenda de divisão de dia e horário e demais informações estão disponíveis no site do evento
www.fecanoeste.com.br.

Alguns candidatos que não residem em Santarém começaram a chegar na cidade, o prazo para que todos estejam no município é até quarta-feira. No total, 19 canções inéditas são de autores de cidades e estados diferentes. Santarém terá cinco representantes. Para cada canção é necessária a presença ou representação do autor e um interprete.

O XI Fecan será realizado nos dias 15, 16 e 17 de novembro. O evento surgiu em 2001, idealizado pela Mineração Rio do Norte (MRN) e era tradicionalmente prestigiado em Porto Trombetas, distrito de Oriximiná. O objetivo do festival é valorizar a produção artística regional, atraindo também participantes de todo o território nacional.

O Festival é promovido pela Associação Artístico-Cultural Olho D’água. O grupo iniciou seus trabalhos na área teatral em 2002. Atualmente realiza elaboração, gerenciamento e captação de recursos de projetos culturais e produção cultural nos segmentos de música e teatro.

Ingressos
Os ingressos já podem ser trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis no Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na Rua Floriano Peixoto, nº 535, de 9h às 21h, e no Espaço RDX Absolut, de 9h às 18h. Cada dois quilos de alimentos dão direito a um ingresso para uma das três noites do Festival.

A coordenação solicita que as pessoas que vão prestigiar o evento evitem doar sal e que verifiquem a data de validade dos produtos. Todos os alimentos arrecadados serão doados para o Programa Mesa Brasil do Sesc e serão distribuídos para as entidades cadastradas no programa.

Notapajos com informações de Ascom Fecan

Estudantes conhecem projetos de estruturação dos sítios arqueológicos do Parque Monte Alegre


Káthia Oliveira
Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) levaram o Projeto de Musealização dos Sítios Arqueológicos do Parque Estadual Monte Alegre (Pema) para as salas de aula da Escola de Educação Tecnológica (Etepa) da cidade. O objetivo é estruturar os sítios Serra da Lua e Pedra do Mirante, situados no Pema, com reformas necessárias para que os locais possam entrar no segmento ecoturismo.
Estão previstas instalações de espaço para guardar volumes, lanchonete, auditório, sala multiuso, banheiros e plataformas de acesso. O estímulo à visitação também deve melhorar a renda das comunidades que vivem na Área de Preservação Ambiental (APA) Paytuna.
Além da equipe da Sema, participaram da exposição a arqueóloga e pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi Edithe Pereira e a professora doutora da Universidade de São Paulo (USP) Cristina Barreto. Devido ao grande número de participantes, o público foi dividido em duas salas. Os alunos do Colégio Estadual Francisco Nobre de Almeida assistiram à apresentação da Cristina Barreto e conheceram, por meio de vídeos, alguns sítios arqueológicos do Brasil, com destaque aos do Pema.
Segundo a gerente do parque estadual, Patrícia Messias, as palestras são importantes para explicar o projeto à comunidade e assim incluí-la nas decisões sobre a APA. “Todos os trabalhos que a gerência tem feito foram voltados para as comunidades da Paytuna, e o projeto que está sendo apresentado influencia de forma direta nestas comunidades”, explicou.
A comunitária Aldenora Assunção aprovou as ações da nova gestão do Pema. “Vemos que as coisas estão tomando o rumo certo, pois a comunidade está sendo valorizada e prestigiada”, disse. O Projeto de Musealização dos Sítios Arqueológicos é coordenado pela Sema e desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

Fonte:  TCNnews


Projeto de energia leva centenas de pessoas à audiência pública em Oriximiná

Mais de 800 pessoas participaram do evento

O projeto de mudança da matriz energética da Mineração Rio do Norte cumpriu mais uma etapa de seu processo de licenciamento no último final de semana. No sábado, 10 de novembro, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) conduziu a audiência pública sobre o projeto de implantação da linha de transmissão da MRN, que reuniu 878 pessoas no Clíper Santo Antônio, no município de Oriximiná.
A audiência pública apresentou à sociedade os detalhes do projeto que prevê a construção de subestações e de uma Linha de Transmissão em tensão de 230 mil Volts para interligar a MRN ao Sistema Nacional de Energia (SIN).
O evento começou às 9h20 e seguiu por cerca de cinco horas, com exposições acerca das regras da audiência, explicações sobre o projeto, detalhamento dos Estudos de Impacto Ambiental e abertura da sessão para a participação do público presente.
“A audiência é o momento propício para apresentação dos estudos e para a coleta de subsídios pelo Ibama para análise do processo. É um momento único para a comunidade participar, dar sua opinião. A audiência foi muito rica nesse sentido”, declarou Sebastião Pires, do Núcleo de Licenciamento do Ibama, que presidiu a audiência.
O próximo passo do órgão ambiental será ouvir as gravações da audiência e analisar o projeto levando em conta as informações obtidas na consulta pública. “Vamos aguardar a análise do Ibama, que tem critérios estabelecidos. O órgão ambiental vai avaliar o impacto social e ambiental do projeto e dar seu parecer”, ressaltou o presidente da MRN, Júlio Sanna, ao final do evento.
Atualmente, as operações da MRN são atendidas por usinas termelétricas. Além do benefício econômico para a empresa, com possível redução nos custos com energia, a mineradora vislumbra ganhos ambientais, pois suas operações passariam a ser abastecidas com uma energia mais limpa e renovável.
A audiência pública foi mais espaço para manifestações das comunidades envolvidas. Anteriormente, a Mineração Rio do Norte promoveu diversos encontros com as comunidades envolvidas para informar e esclarecer dúvidas sobre o empreendimento. As reuniões foram realizadas nas próprias comunidades e também na sede do município de Oriximiná, com a participação de autoridades locais.
O evento do último sábado contou com representantes de aproximadamente 40 comunidades, entre elas: Boa Nova, Batata, Amapá, Castanhal, Bela Vista, Axipicá, Cachoeiri, Conceição, Copaíba, Aimim, Cunuri, Caipuru, Curuçá Mirim, Saracá, Itapecuru, Xiriri, Ascensão, entre outras.

Fonte: MRN

MRN divulga gabarito de provas do Jovem Aprendiz

Os candidatos que participaram do processo seletivo para o Programa Jovem Aprendiz da Mineração Rio do Norte já podem conferir os pontos conquistados nas provas de português e matemática realizadas no último sábado, dia 10 de novembro, em Porto Trombetas e Santarém.

Já está disponível na página de notícias, no site da MRN (www.mrn.com.br), o gabarito com as respostas. A lista de candidatos classificados deve sair até o dia 19 de novembro.

O processo seletivo foi para o preenchimento de 46 vagas distribuídas entre os cursos de Eletricidade, Mecânica de Usinagem, Marcenaria e Mecânica de Automóveis.

O programa é realizado pela empresa em parceria com o Senai de Santarém. (MRN)

Comércio vai ter que informar tributos nas notas fiscais ao consumidor

Os impostos incidentes sobre produtos e serviços terão que ser discriminados nas notas fiscais ou afixados em cartazes em todos os estabelecimentos comerciais do país. É o que prevê projeto de lei aprovado hoje (13) pela Câmara dos Deputados, que seguirá para sanção presidencial.

De autoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a proposta prevê a divulgação dos valores aproximado dos impostos correspondentes à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência contribui para a formação dos preços de venda.

Pelo projeto, a apuração do valor dos tributos deverá ser feita em relação a cada mercadoria ou serviço, separadamente, inclusive nas hipóteses de regimes jurídicos tributários diferenciados dos respectivos fabricantes, varejistas e prestadores de serviços.

De acordo com o texto aprovado hoje pelos deputados, o estabelecimento que descumprir a norma estará sujeito à multa, apreensão do produto e até a interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade.

Deverão ser discriminados nas notas fiscais tributos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) e Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR), entre outros.

Depois de sancionada, as empresas terão prazo de seis meses para se adequarem às novas regras. (ABr)

5.500 operários são dispensados em Belo Monte

Cerca de 5.500 operários alojados nas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA) foram dispensados após o quebra-quebra que paralisou a construção no último fim de semana.
Como os operários não vivem na região da usina, em Altamira, o consórcio construtor pagou passagens para que voltassem às cidades de origem até o retorno das atividades – previsto para até o fim da semana.
O consórcio passou o dia ontem avaliando danos em instalações da obra. Não há estimativa de prejuízos.
  
Fonte: Folha de S. Paulo

Ufopa fecha mestrado com federal gaúcha


Celson LimaA Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) acaba de aprovar a realização, em Santarém, de um novo mestrado interinstitucional. Desta vez com a gaúcha UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
O curso será na área de Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Outro gol de placa marcado pela Ufopa, via  IEG (Instituto de Engenharia e Geociências)/Ufopa, comandado pelo professor pós-doutor Celson Lima (foto) foi aprovar proposta junto ao PET (Programa de Educação Tutorial)/2012, do MEC (Ministério da Educação), no lote das engenharias. Serão financiadas 31 propostas em todos o país.
A proposta do IEG alcançou nota 85.71, à frente de instituições federais de peso, como a de Campina Grande, Paraíba, Rio, USP, entre outras.

Fonte: Blog do Jeso

III Exposição Internacional de Presépios em Óbidos

A Diocese de Óbidos e a Paróquia de Sant´Ana realizarão em Óbidos a III Exposição Internacional de Presépios do Baixo Amazonas que acontecerá no período de 07 a 25 de dezembro no Cliper de Sant´Ana.
Segundo a devoção franciscana, o presépio foi encenado pela primeira vez por São Francisco de Assis, na cidadezinha de Greccio, na Itália. A representação foi feita ao vivo no dia 25 de dezembro de 1223, usando animais e pessoas da região. Com os franciscanos, essa devoção ganhou o mundo.
Óbidos outrora recebera o nome de “Cidade Presépio” e esta foi uma das motivações que levou o bispo D. Bernardo Johannes Bahlmann, ofm, a idealizar a amostra de Presépios, que em 2011, primeira versão do evento, contou com o acervo de 10 presépios vindos de nove países, inclusive da cidade natal de Jesus Cristo: Israel (Belém), Peru, Angola, Malaui, Rep. Dem. do Congo, Camarões, Áustria, Itália e Alemanha.
Durante o evento haverá apresentações natalinas que abrilhantarão ainda mais as noites deste momento singular que a comunidade obidense viverá.
Com informações de Odirlei Santos

Fotos: chupaosso

Raid Alenquer/Curuá uma aventura pela várzea amazônica

Alenquer no oeste do Pará é onde acontece anualmente um dos mais concorridos eventos de aventura da região: O Raid Alenquer – Curuá, que este ano ocorreu no sábado, 09 de novembro, com a participação em massa dos amantes da aventura.
O Raid 2012 para os obidenses começou no dia anterior. A saída de Óbidos com destino a Alenquer aconteceu no dia 08(sexta feira), por volta das 15h chegando em Alenquer por volta das 20h, viagem feita pela PA 164, estrada que liga vários municípios do oeste paraense como Oriximiná, Óbidos, Alenquer, Curuá, Monte Alegre e outros.
O início do Raid 2011, saindo de Alenquer, aconteceu pela parte da manhã com destino a cidade de Curuá, destino final. A emoção de participar do RAID começa com os obstáculos, entre igarapés, terroadas e algumas possas de  lama, já que nesta época, as chuvas dão uma trégua, no chamado verão amazônico.
São 64 km, pela várzea amazônica, que proporcionam aos participantes várias emoções, que além dos obstáculos, podem contar com o belo visual da região.
Informações e fotos de Willian Santos

Fonte: chupaosso