Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Gonzaga fala do porque da fiscalização do trânsito na cidade


Tarú - Prefeito Luiz Gonzaga a fiscalização do transito vem sendo intensificada nas ruas da cidade através do CONTRAN, porque?

Com relação ao trânsito estamos trabalhando na prevenção de acidentes, intensificando ás fiscalizações. Quando não tínhamos fiscalização perguntavam onde está a fiscalização e que tudo aqui estava entregue ás baratas...agora colocamos a fiscalização estão achando ruim. Eu quero dizer aos munícipes que reduziu em 80% os  acidentes em Oriximiná. Então, eu quero que as pessoas, os donos de veículos tenham a compreensão, principalmente ás pessoas que trabalham como taxista, mototaxista, que este nosso trabalho não é uma forma de querer arrecadar recursos (dinheiro) como alguns estão dizendo por aí, o nosso trabalho é para evitar acidentes. Para quem não tem conhecimento eu fui chamado pela justiça através do Ministério Público, a Promotora me chamou e disse que eu tinha que tomar uma providência e me deu um prazo até o dia 02 de Junho para colocar em funcionamento o CONTRAN nas ruas em cumprimento ao TAC assinado em audiência da qual participou todos os poderes e representantes de entidades e classes, caso contrário teria que pagar multa diária, além de ser responsabilizado pelo que viesse acontecer. A promotora disse ainda não suportar mais tanto acidente em Oriximiná e que ás pessoas estavam indo lá na promotoria se queixar dizendo que o trânsito em nossa cidade  estava  no descaso. Por tanto, quem está contra estas ações está contra o Ministério Público e contra a vida das pessoas que estavam e estão sendo acidentadas pelo grande fluxo de imprudências em nosso trânsito. Então, Tarú, nós estamos procurando ordenar o trânsito, volto a dizer não por causa de arrecadar recursos e sim para melhorar a reduzir os acidentes evitando assim que pessoas percam suas vidas.


Fonte: Tarú

Encontram-se em fase de conclusão ás obras de construção da UPA – 24 hs de Oriximiná


Vista de fora da UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 hs de Oriximiná, uma verdadeira conquista para população local

Encontram-se em fase de conclusão ás obras de construção da UPA – 24 hs – Unidade de Pronto Atendimento 24 hs de Oriximiná que já entrou na sua fase de acabamento, arremates, pintura, assentamentos de esquadrias e instalações elétricas. A obra faz parte do programa do governo federal, Ministério da Saúde, através do SUS, com convênio com a Prefeitura Municipal de Oriximiná que cedeu o terreno para construção.  Os recursos são oriundos do PAC-2 - Programa de Aceleração do Crescimento, verbas destinadas á obras de infraestrutura social e urbana e foi orçada em R$ 1.400.000,00 (Hum milhão e Quatrocentos Mil Reais). A obra em Oriximiná vem sendo executada pela empresa vencedora da concorrência CONTAP, a duração dos trabalhos é de 270 dias, seu funcionamento está previsto para Dezembro deste ano, no pique dos trabalhos a obra empregou em  média de 45 pessoas  entre empresa e subempreiteiros, todas contratadas na cidade, o que gerou empregos á mão de obra local, atualmente o quadro está reduzido a 10 trabalhadores. Os materiais na sua maioria foram adquiridos de fornecedores de Oriximiná como uma forma de impulsionar o comércio local, apenas as portas do setor de raio X, portas especiais revestidas de chumbo foram adquiridas em São Paulo.

De acordo com o SUS, ás Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são projetadas para funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou se deve mantê-lo em observação por 24 horas.
As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.
Os portes das UPAs são construídos de acordo com a população de cada cidade, divididos em 03 grupos:
UPA Porte I: tem de 5 a 8 leitos de observação. População na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes.
UPA Porte II: 9 a 12 leitos de observação. População na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes.
UPA Porte III: 13 a 20 leitos de observação. População na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes.
A UPA de Oriximiná está incluída no porte tipo I
Francisco, conhecido como Flexa é carpinteiro e trabalha na construção desde o inicio da obra, disse que se sente gratificado em ajudar construir um empreendimento que vem beneficiar e ajudar salvar vidas de pessoas, o mesmo já sentiu muito a perda de amigos acidentados que perderam suas vidas por falta de um atendimento emergencial mais extensivo. Com a UPA a saúde terá um grande avanço em Oriximiná, pois, teremos mais profissionais nesta área, disse confiante. Ronaldo trabalha como pintor, disse que fica feliz em deixar sua marca numa obra como esta, lamenta, no entanto, ter perdido parentes  vítimas em acidentes de trânsito, porém, acredita que com a UPA os atendimentos tendem melhorar, Ronaldo se sente feliz em trabalhar numa obra de um valor social grandioso e conclui orgulhoso: esta foi a maior obra que trabalhei.


Fonte: Tarú