Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto pode mudar a Feira do Produtor para outro lugar



Feira do Produtor dentro do Complexo do Quartel
A Feira do Produtor Rural de Óbidos já vem funcionando há anos, próximo ao Quartel de Óbidos, atual Casa da Cultura, onde os produtores rurais comercializam seus produtos, toda semana.
A Feira já se tornou um ponto de referência para o consumidor obidenses, que desde quarta feira, já buscam na feira produtos de todas as espécies para abastecer suas dispensas, e aproveitam as variedades e os preços mais baratos, pois compram direto do produtor rural.
A respeito da Feira do Produtor, conversamos com o Sr. Isomar Barros, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, que nos falou sobre seu projeto de reestruturar a Feira e a possível mudança do local, onde funciona hoje.
Veja a entrevista:
Chupaosso: Gostaríamos que o Sr. falasse sobre o Projeto da Feira do Produtor Rural.
Isomar Barros Secretário
Isomar: Desde que assumimos a Secretaria estamos observando a dificuldade que tem para funcionamento da Feira do Produtor Rural, principalmente para os feirantes que vem comercializar seu produtos nos dias de Feira. Enquanto poder público, nossa função é buscar melhoria para que tenhamos um espaço digno, onde os feirantes possam ficar bem acomodados no seu local de trabalho.
Quanto a Reunião com Produtores
Isomar: Nós fomos procurados pelos feirantes e os representantes das comunidades que nos procuraram para saber o que estávamos pensando sobre as melhorias na feira.  Então reunimos com representantes de 10 comunidades e começamos a discussão para ver a melhor forma de estamos fazendo a melhoria no espaço da feira.
Quanto ao Projeto
Isomar: Após a discussão com os agricultores, pensamos de que forma poderíamos estar fazendo para melhorar o espaço da Feira. Com isso veio a ideia da possibilidade de estamos construindo um novo espaço, e pra isso, temos que estar cientes de como está o processo de regulação dessa área próxima ao Quarte. Ficamos sabendo que existe um processo para concessão da área, então, estamos buscando informação sobre esse processo, pra que, junto com os feirantes e o poder público,  possamos construir uma nova feira. Já temos o Projeto que está na Secretaria de Planejamento e estamos buscando recursos, e pra isso, estamos envolvendo também os agricultores que trabalham na feira.
Chupaosso: O que ficou consolidado entre a secretaria e os feirantes?
Isomar: Os feirantes até se disponibilizaram em ajudar. Eles gostariam de contribuir com uma taxa simbólica, lembrando que esses produtores não pagam nada para vender os seus produtos na feira. Eles decidiram entre eles, que poderão estar contribuindo com R$ 10,00 por mês, para dar essa força, para que possamos estar buscando esse projeto.
Feira do Produtor Rural em Óbidos
Chupaosso: Hoje esse projeto para construção de uma nova Feira do Produtor, que já foi elaborado, está orçado em quanto?
Isomar: Pelo que eu conversei com a técnica da Secretaria de Planejamento, o projeto está orçado para um pouco mais de 400 mil reais. Nós estamos com dificuldade de conseguir esse recurso através do Município, por isso temos que buscar em outras fontes que possam nos ajudar.
Chupaosso: Em sua opinião, essa Feira não interfere no visual do complexo patrimonial do entorno do Quartel?
Isomar: Essa área que funciona a feira é da União, então o entendimento que temos é que essa feira tira a beleza do Patrimônio Histórico do Quartel. Há um pedido de retirada da feira ali do local,  então pra que agente possa estar realmente buscando outro projeto, é necessário que tenhamos outro espaço.
Chupaosso: Depois de decidido o espaço e com os recursos necessários, qual seria o tempo para construção da nova feira?
Isomar: Nós ainda estamos nos mobilizando, mas não temos um tempo definido. Hoje não posso dar prazos pra estar fazendo isso. Nós precisamos é fazer, até porque a feira ali oferece riscos para os próprios feirantes que dormem lá. Inclusive período de chuva tem uma série de dificuldades. As mulheres que vendem alimentação, as pessoas que se alimentam no local também têm muitas dificuldades naquele espaço, onde existem as barracas de comida. Sabemos que não é um espaço ideal onde se possa estar fazendo esse tipo de trabalho. Então, esse é um projeto que nós precisamos debater melhor com o conselho de desenvolvimento rural, para implementá-lo o mais breve possível.

www.chupaosso.com.br

Justiça Desportiva suspende Parazão


O Campeonato Paraense vive dias de indefinições. Após uma série de polêmicas envolvendo o regulamento da competição, a sexta-feira (5) foi cheia de novos capítulos a respeito do campeonato regional que, momentaneamente, está paralisado.

Após a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) de cancelar a rodada semifinal do segundo turno, que seria cumprida neste final, por falta de laudos dos estádios dos respectivos jogos, dessa vez foi o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que executou ordem judicial para paralisar o Parazão.

O pedido de liminar foi feito pelo Santa Cruz de Cuiarana, clube de Salinópolis que não entrou em campo na última rodada da fase de classificação da Taça Estado do Pará, alegando descumprimento do regulamento por parte da federação, já que dois jogos foram remanejados para dias diferentes do estipulado na tabela inicial da competição. O Paysandu, adversário da equipe na ocasião, foi declarado vencedor por W.O.



O advogado do Santa Cruz, André Cavalcante, comemorou muito a decisão do tribunal, no Rio de Janeiro. André garante que o Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD) tomará as providências nos próximos dias e que a Federação Paraense de Futebol (FPF) será notificada.

“Agora essa situação já não está mais com a gente. O problema não é mais nosso. O presidente do tribunal terá de acatar a ordem e ordenar o que será feito junto à federação paraense de futebol’, disse o advogado com exclusividade ao Portal ORM.


Na dura luta contra a casa do futebol paraense, FPF, com quem o presidente de honra do Santa Cruz teria desentendimentos pessoais, o advogado que presta serviços ao Tigre do Salgado não entrou no mérito, mas diz que o sentimento é de justiça.

“O sentimento é de justiça, de dever cumprido. O sentimento de quem sempre luta pela justiça e pelo regimento das leis. Algumas pessoas precisam pensar menos no eu e começar a pensar mais no nós’, completou.

A reportagem do Portal ORM tenta contato com a Federação Paraense de Futebol. O presidente da FPF, Antonio Carlos Nunes, foi localizado, no entanto, disse desconhecer qualquer informação em relação ao Parazão, em função de não estar no Pará.


Foto: Marcelo Seabra

Deputado Junir Ferrari entrega caminhão para agricultura em Oriximiná

Foto: caminhão entregue por Dep Junior Ferrari para o Prefeito Luíz Gonzaga





O Secretário Valmir Lima informou ao blogdotaru.com que ás feiras continuarão normais, nenhuma mudança está prevista. Valmir Lima disse também que a Secretaria de Agricultura recebeu na última sexta-feira, 05.04, um caminhão novo, emenda do Deputado Júnior Ferrari.A entrega foi feita pelo próprio Deputado ao Prefeito Luiz Gonzaga que estava acompanhado do vice prefeito Ludugero. Para o secretário Valmir Lima o veículo que será de grande valia no atendimento ao produtor e ajudará na redução de custos.

Fonte: Tarú

Comunidade ganha espaço para exposição de cerâmicas

Sábado, dia 6 de abril, a Mineração Rio do Norte inaugurou o Espaço Cultural Konduri, na comunidade Boa Vista, região do Trombetas, oeste do Pará. O espaço será usado como ponto de fabricação, exposição e venda do artesanato local produzido pela comunidade dentro do projeto de Educação Ambiental e Patrimonial. O evento aconteceu às 9h, com participação do Departamento de Relações Comunitárias da MRN e de comunitários da Boa Vista, Moura, Jamari e Curuçá-Mirim – que também colocarão suas peças de cerâmica em exposição.
O trabalho dos ceramistas, a produção de utensílios domésticos retrata uma tradição repassada há gerações. “Aprendi a trabalhar com cerâmica vendo minha avó fazer panelas de barro, pratos e outras utilidades. Essa é uma tradição que eu só valorizei depois de participar do projeto Educação, Ambiental e Patrimonial da MRN, com o qual aprendi muitas coisas e dividi o meus conhecimento com outras pessoas. Hoje, produzo utilidades domésticas e réplicas para vender”, conta Zuleide Viana dos Santos, agricultora e Artesã da comunidade Boa Vista.
As ações do projeto nas comunidades beneficiadas são frequentes: vão desde oficinas a aulas de cidadania, com o objetivo de fortalecer nos povos remanescentes de quilombos suas identidades culturais, a exemplo da Boa Vista. A comunidade, localizada no Alto Trombetas, em Oriximiná, é um recanto de remanescentes de quilombos e guarda na sua memória e nos costumes, a tradição de um povo oriundo de escravos fugitivos que chegaram por essas terras em busca de liberdade.

Fonte: MRN