Novo modal de transporte é para escoar produção das
regiões Norte e Centro-Oeste. Trajeto ainda está em discussão.
Os governos estaduais do
Pará e Mato Grosso estudam construir uma ferrovia com aproximadamente 1,6 mil
quilômetros de extensão para unir as regiões Norte e Centro-oeste. O novo modal
de transporte servirá como canal de escoamento de produção e deve baratear o
custo logístico nesta área do Brasil. A ferrovia está orçada em mais de R$ 3
bilhões.
A construção da ferrovia esteve em discussão
nesta quarta-feira (24), pelo governador do Pará, Simão Jatene, e os
presidentes da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda, e da casa
legislativa do Mato Grosso, José Geraldo Riva. O encontro aconteceu para traçar
novos encaminhamentos para o projeto. A proposta inicial, apresentada pela
comitiva mato-grossense, é que a ferrovia partisse do município de Água Boa, em
Mato Grosso, e chegasse até Barcarena, no nordeste do Pará. A ferrovia estaria
paralela às rodovias BR-158, PA-150, BR-222 e BR-010.