Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

CANDIDATO DO PMDB É FAVORITO EM JURUTI

Pesquisa realizada no mês passado em Juruti, entre os potenciais candidatos a prefeito, aponta o favoritismo da pré-candidata do PMDB, Lucídia Batista, com 36,2% das intenções de voto entre os 325 eleitores consultados.
A pesquisa, registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará e feita pela Alvo Marketing e Publicidade, de Belém, foi realizada entre os dias 25 e 28 de abril.

Tem margem de erro de 5 pontos percentuais
Lucídia aparece ainda nessa pesquisa como a 2ª mais rejeitada (11,38%) entre os pré-candidatos. Só atrás de Otávio Barbosa (PSDB), que lidera a rejeição com 12,62%

Abaixo, a posição de cada candidato com relação à seguinte pergunta feita aos entrevistados: “Em qual desses candidatos você votaria para futuro prefeito de Juruti?”:



1º) Lucídia Batista (PMDB) – 36,62%



2º) Marquinho (PSD) – 26,11%



3º) Otávio Barbosa (PSDB) – 8,28%



4º) Zé Maria (PT) – 6,05%



Lucídia é esposa do ex-prefeito jurutiense Isaías Batista, um dos principais nomes da oposição ao prefeito reeleito Henrique Costa (PT) no município.
Marquinho é o candidato do prefeito para sucedê-lo no cargo. O PT indicará o vice. O deputado estadual Zé Maria está fora da disputa.



Semifinal da Libertadores: o principal Corinthians x Santos da história?

Duelos pela competição sul-americana de 2012 abrem a discussão sobre o clássico ser o mais importante em 99 anos

Paulinho e Neymar (Fotos: Ari Ferreira e Ricardo Saibun/Santos FC) Paulinho e Neymar são os destaques do confronto atual entre Corinthians e Santos pela Libertadores (Fotos: Ari Ferreira e Ricardo Saibun/Santos FC)
Renato Rodrigues
Publicada em 24/05/2012 às 23:59
São Paulo (SP)
Corinthians x Santos, semifinais da Copa Santander Libertadores, maior confronto entre os rivais em suas centenárias histórias?
A pergunta divide opiniões. Se por um lado os santistas apontam decisões como a do Brasileirão de 2002 e a do Paulistão de 1984 – quando Serginho Chulapa evitou o terceiro título consecutivo do rival – como as partidas mais importantes com o rival também alvinegro, os corintianos veem o duelo pela América do Sul como jogo da sua vida.
Qual o maior duelo Corinthians x Santos da história?
Duelos históricos marcam rivalidade entre Corinthians e Santos
As diferenças são grandes. Há 10 anos o Peixe encarava o Timão pelo campeonato Nacional querendo quebrar uma série de 18 anos sem levar um caneco. Desta vez, o time do Parque São Jorge luta por uma taça que ainda não foi para o seu Memorial.
Além de ir atrás do bicampeonato continental, Neymar & Cia. têm a missão de tirar o doce da boca do rival (vide o Palmeiras em 1999 e 2000) para euforia também de são-paulinos e palmeirenses, que a cada jogo do Corinthians no campeonato torcem e “secam” como podem.
A rivalidade entre santistas e corintianos é fortalecida por tabus nestes 99 anos de confrontos. O primeiro deles foi a favor do Santos, quando Pelé ajudou o clube a passar 11 anos sem perder para o Corinthians (entre 1957 e 1968). Pelos lados do Timão, o maior período de invencibilidade foi de sete anos (entre 1976 a 1983).
O duelo também promete comprovar quem é a grande potência do Estado nos últimos três anos. Com São Paulo e Palmeiras em baixa, os alvinegros levaram todos os títulos estaduais e a maioria dos canecos mais importantes do país.
O talento de Neymar ou o jogo coletivo imposto pelo Timão? Quem levará a melhor desta vez?
COM A PALAVRA: Celso Unzelte
Jornalista e historiador
'Será o mais badalado desta atual geração'
"Mais importante? Acho que o mais badalado para essa geração, que o máximo que viu entre as equipes foi as finais do Brasileiro de 2002.Varia de épocas. Lembro da final do Paulista de 1984. Valia um tricampeonato para o Corinthians. O torneio tinha um peso grande naquela época. Já o Santos em 1935, disputava o primeiro título Paulista da sua história e foi campeão no Parque São Jorge. Na lógica, a América é maior. Tem uma diferença do Brasileiro de 2002, porque aquele título era mais importante para o Santos. O Corinthians já tinha levado Copa do Brasil, Paulista... O Santos tinha uma fila pela frente e agora o Timão corre atrás de um título inédito, enquanto Neymar pode repetir a era de Pelé."
COM A PALAVRA: Guilherme Nascimento
Historiador do Santos
'Para o santista, difícil superar o Brasileirão de 2002'
"Não é mais importante que a final do Brasileiro em 2002. Pode ser importante para os corintianos, pois será o jogo da vida. Para o Santos é importante, mas é uma semifinal. O jogo de 2002 tinha fatores que o de agora não tem. Tinha caído no campeonato um ano antes, nos 10 segundos finais, muito sofrido. Tinha um significado imenso. Acho que não supera Santos x Boca Juniors, Santos x Peñarol, finais da Copa Libertadores. É evidente que vai entrar para história, mas não como o maior. Só duas partidas fora do comum para superar 2002. A não ser que Neymar faça chover e inunda o Pacaembu. Antes de acontecer, acho que não é. Para mim, vai depender muito do que acontecer nos jogos. Aí dá para cravar".
Campanhas na Libertadores de 2012
Corinthians (6 vitórias e 4 empates)
1. Deportivo Táchira 1x1 Corinthians - Fase de grupos
2. Corinthians 2x0 Nacional - Fase de grupos
3. Cruz Azul 0x0 Corinthians - Fase de grupos
4. Corinthians 1x0 Cruz Azul - Fase de grupos
5. Nacional 1x3 Corinthians - Fase de grupos
6. Corinthians 6x0 Deportivo Táchira - Fase de grupos
7. Emelec 0x0 Corinthians - Oitavas de final
8. Corinthians 3x0 Emelec - Oitavas de final
9. Vasco 0x0 Corinthians - Quartas de final
10. Corinthians 1x0 Vasco - Quartas de final
Santos (6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas)
1. Strongest 2x1 Santos - Fase de grupos
2. Santos 3x1 Internacional - Fase de grupos
3. Juan Aurich 1x3 Santos - Fase de grupos
4. Santos 2x0 Juan Aurich - Fase de grupos
5. Internacional 1x1 Santos - Fase de grupos
6. Santos 2x0 Strongest - Fase de grupos
7. Bolívar 2x1 Santos - Oitavas de final
8. Santos 8x0 Bolívar - Oitavas de final
9. Vélez Sarsfield 1x0 Santos - Quartas de final
10. Santos (4) 1x0 Vélez Sarsfield (2) - Quartas de final

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Semifinal-Libertadores-prinicipal-Corinthians-Santos_0_706129616.html#ixzz1vsVqqvIw
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Grêmio bate o Bahia por 2 a 0 e pega Palmeiras na semi

Miralles e Marcelo Moreno marcaram os gols da vitória gremista no Olímpico, que confirmou duelo Luxemburgo x Felipão

Grêmio x Bahia - Copa do Brasil - Gol do Miralles (Foto: Lucas Uebel/Grêmio) Miralles abriu o caminho para confirmar a classificação gremista (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Eduardo Moura
Publicada em 24/05/2012 às 22:52
Porto Alegre (RS)
O reencontro está confirmado. Os confrontos que marcaram os anos 90 entre Grêmio, Felipão e Vanderlei Luxemburgo serão reeditados, com os técnicos agora ocupando outras cadeiras. O Tricolor gaúcho passou com facilidade pelo Bahia por 2 a 0, na noite desta quinta-feira, no Olímpico, e consolidaram a vantagem trazida de Salvador e a passagem para a semifinal da Copa do Brasil, na qual enfrentarão o Palmeiras.
O próximo confronto gremista acontece só no meio de junho, com o Alviverde de Luiz Felipe Scolari. As semifinais da competição estão marcadas para os dias 13 e 20. O sorteio para definir a ordem dos mandos acontece na tarde desta sexta-feira. O enfrentamento com o Verdão ocorre já neste domingo, às 16h, no Olímpico, pelo Brasileirão. Já o Bahia pega o São Paulo, às 16h de domingo, ambos pelo Brasileirão.
O INÍCIO
Os apelos eram para que a torcida lotasse o Estádio Olímpico na noite desta quinta-feira., como ainda não tinha feito em 2012. O resultado foi um clima de decisão dentro da casa tricolor. Os torcedores gritavam, o foguetório espocou na entrada da equipe no gramado e as músicas entoando xingamentos para Falcão aumentaram de intensidade com a caminha do treinador do Bahia até o reservado dos visitantes.
Com a vantagem embaixo do braço, os gaúchos mantiveram o controle do jogo durante todo o primeiro tempo. Logo no início, com um minuto, o garoto Gabriel arriscou de fora da área para o Bahia, mas aos 6 e aos 7, o Grêmio respondeu com Marcelo Moreno e Miralles.
Cinco minutos depois, o argentino, surpresa de Luxemburgo para o jogo, balançou a rede. Edilson ganhou bola na direita e cruzou rasteiro para o meio. Miralles, livre no meio da área, só escorou para o gol vazio, já que a bola havia passado de Lomba. Foi o prêmio para os tricolores que se fizeram presentes nas arquibancadas.
Com Magno na vaga de Diones no meio-campo, o Bahia tinha uma postura mais ofensiva. O meia entrou aberto pela esquerda, com Ciro centralizado e Lulinha pela direita. Gabriel sucumbiu na articulação de Fernando e dos zagueiros. Souza e Léo Gago auxiliavam os laterais na marcação dos atacantes, e o Bahia não criava chances, senão em finalizações de fora da área com o camisa 8.
O Grêmio, por outro lado, infiltrava a área de Lomba a todo momento. Léo Gago estava em noite inspirada ofensivamente, com enfiadas de bola boa. Primeiro, serviu Miralles, aos 22, que não deu sequência na jogada. Depois, aos 36, lançou Gabriel, substituto de Edilson, que saiu lesionado. O camisa 2 foi ao fundo e colocou na cabeça de Moreno, mas a cabeçada saiu para fora. Nove minutos antes, Lomba havia feito milagre em cruzamento de Miralles e arremate do 9 de dentro da área. O primeiro tempo acabou com os donos da casa bem melhores.

DOMÍNIO GREMISTA
Os instantes iniciais da segunda etapa quase foram marcados por um golaço de Marcelo Moreno. O centroavante recebeu na meia direita, deu uma janelinha em Titi e depois fuzilou de três dedos. Lomba voou e espalmou para escanteio. Falcão trocou as funções de Lulinha e Gabriel, mas a movimentação continuou insuficiente para assustar os donos da casa.
E o Grêmio, com uma postura para matar o jogo, recuou. Como um tsunami, que volta antes de um ataque devastador. Aos 10 minutos, o Tricolor saiu de sua defesa rapidamente após erro do Bahia. Marco Antônio puxou o contra-ataque, com velocidade. Miralles abriu pela direita, e Moreno na esquerda. O argentino recebeu e deu o gol para o boliviano, na pequena área, ampliar.
A partir do tento, Falcão mudou logo os seus atacantes. Mas Zé Roberto e Júnior não modificaram o panorama ofensivo para o Bahia. Os donos da casa, por outro lado, se manteve na frente. Aos 29, Léo Gago roubou bola quase dentro da área adversária, driblou dois, mas na hora da finalização caiu de maduro.
Sem grandes emoções dentro de campo, foi na beira do gramado que o principal fato aconteceu: Falcão deixou sua área técnica para reclamar de falta pró-baianos. A torcida gremista, no mesmo momento, entoou a 'homenagem' da arquibancada. O ídolo do rival mexeu as mãos como um maestro de orquestra.
Depois Helder perdeu a cabeça. O volante fez a falta em Pará, e na sequência, deixou o braço no rosto no lateral-esquerdo. Foi expulso direto. Fahel, no bolo que se formou, tomou cartão amarelo e vermelho no decorrer do lance. O restante da partida se desenvolveu sem maiores emoções até o apito final e a classificação gremista.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 x 0 BAHIA
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 23/05/2012 - 21h
Árbitro: Péricles Bassols (Fifa)
Auxiliares: Dibert Pedrosa (Fifa/RJ) e Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG).
Cartões amarelos: Marcelo Lomba, Fahel (B)
Cartões vermelhos: Helder e Fahel (B)
Gols: Miralles 13’/1ºT (1-0); Marcelo Moreno 10’/2ºT (2-0)
GRÊMIO: Victor; Edilson (Gabriel – 29’/1ºT), Naldo, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza (Vilson - 16’/2ºT), Léo Gago e Marco Antônio (Rondinelly - 32'/2ºT); Miralles e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
BAHIA: Marcelo Lomba, Fabinho, Titi, Rafael Donato, Gerley; Fahel, Helder, Magno (Júnior – 12’/2ºT), Gabriel; Ciro (Rafael 26’/2ºT) e Lulinha (Zé Roberto - 12’/2ºT) - Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Gremio-bate-Bahia-Palmeiras-semi_0_706129610.html#ixzz1vsVVlAk8
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Nos pênaltis, Santos elimina Vélez e vai à semifinal da Libertadores


Neymar não brilha com a bola rolando, mas Peixe supera Vélez após a entrada de Léo e agora pega o Corinthians nas semis

Santos x Vélez Sarsfield - Copa Libertadores - Arouca (Foto: Ivan Storti) Partida entre Santos e Vélez Sarsfield esbanjou tensão e nervosismo (Foto: Ivan Storti)
Paulo Motoryn
Publicada em 24/05/2012 às 22:20
Santos (SP)
Emoção, expulsão, tensão e pênaltis. Com todos os ingredientes de um jogo de Copa Libertadores, nesta quinta-feira, o Santos venceu o Vélez Sarsfield (ARG) por 4 a 2 nas penalidades, após vitória no tempo normal por 1 a 0, e garantiu uma vaga na semifinal da competição continental.
Nem o status de atual campeão ou o talento de Neymar, no entanto, garantiram uma noite tranquila na Vila Belmiro. Lotado, com mais de 13 mil pagantes, o estádio assistiu a mais uma das emocionantes partidas desta semana e, felizmente para os presentes, alimentou ainda mais o sonho do tetra do Peixe.
Santos vence o Velez (ARG) nos pênaltis
É necessário ter a última versão do Adobe Flash Player para a vizualização desse vídeo. Clique aqui para baixar

O herói da noite foi improvável: Léo, reserva no início da partida, veterano e ídolo da torcida, conseguiu superar suas limitações físicas: deu assistência para o gol de Alan Kardec no tempo normal e ainda bateu o pênalti derradeiro, que colocou o Peixe na semifinal.
E se o duelo das quartas de final já foi complicado, a semifinal tem tudo para ser ainda mais difícil, emocionante e histórica para o Peixe. O adversário será nada menos que o Corinthians, seu grande rival.
E o jogo começou antes mesmo de a bola rolar. Quando o sol ainda batia na areia das praias de Santos, o assessor do Vélez resolveu fazer piada. Postou no Twitter uma mensagem ironizando o enterro de Chico Formiga, ex-técnico santista.
Depois, o funcionário do clube argentino pediu desculpas. Mas era tarde demais. A piada de péssimo gosto invocou os craques santistas: a vingança chegaria.
E, se a vingança é um prato que se come cru, o Peixe fez jus ao ditado popular. Apesar de uma chance logo no primeiro minuto, em cabeçada de Edu Dracena, o gol demorou para sair. E, aquilo que era uma linda festa da torcida, virou um mar branco de tensão e nervosismo.
A cada minuto que passava, olhos arregalados no grande duelo do jogo: Neymar x Peruzzi. O craque santista, assim que tocava na bola, encontrava o mesmo defensor argentino. O camisa 4 do Vélez, para desespero dos santistas, era implacável, e o camisa 11 do Santos, pouco criava.
Com a sua principal arma neutralizada, o Peixe tentava encontrar alternativas para tentar assustar os argentinos. Na primeira etapa, por incrível que pareça, um dos jogadores mais avançados do Peixe era o lateral Juan. Mas, sem o cacoete de atacante, o camisa 16 passou a irritar a torcida.
O nervosismo dos fãs com o jogo era evidente. E prejudicial. Quando o goleiro Rafael se posicionava para bater o tiro de meta, os torcedores exigiam reposição rápida. E a pressa, inimiga da perfeição, passou a atrapalhar a equipe santista.
Mas quando o jogo era mais nervoso e a equipe santista parecia longe de levar perigo, Elano deu lançamento longo para Neymar. Quando, enfim, o camisa 11 saiu da marcação de Peruzzi, ficou de cara com o goleiro, deu um drible e foi derrubado, ainda fora da área. Resultado: goleiro expulso.
Na cobrança da falta, Elano isolou. Mas, o breve momento em que Neymar venceu Peruzzi já havia dado frutos ao Santos: a notícia de que, durante todo o segundo tempo, teria um homem a mais para tentar a pressão sobre o Vélez.
ISSO É LIBERTADORES!
E a segunda etapa, além da emoção, mostrou logo de início que traria muitas chances de gol para o Santos. Só nos primeiros minutos, Adriano e Elano quase marcaram.
Mas o Vélez não deixava por menos. Nos contra-ataques, os argentinos levavam perigo e pareciam que, a qualquer momento, colocariam o Peixe em maus lençóis. Se marcassem, obrigariam os santistas a marcar três vezes para passar à próxima fase.
E Cabral, com um chute da altura do círculo central, quase fez história na Vila Belmiro. Mais de 50 metros longe do gol, obrigou Rafael a espalmar  bola muito difícil e salvar o Peixe de um desastre.
Por volta dos 20 minutos, o Santos conseguiu, enfim, emplacar a pressão. Mas o Vélez, como podia, se segurava. Tirando forças até de onde não tinha, o time argentino lutava contra os craques do Peixe e contra a torcida.
E a superioridade que o caldeirão da Vila forneceu ao Peixe deu resultado aos 32 minutos da segunda etapa. Com uma assistência do ídolo Léo, após tabela com Ganso, o atacante Alan Kardec chutou colocado para abrir o placar e levar a torcida ao delírio.
Mas o gol não garantiu minutos tranquilos ao Santos. Lutando por mais um gol para evitar a disputa por pênaltis, o estádio teve 15 minutos de êxtase e apreensão até o juiz apitar o final de jogo e decretar as penalidades.
NOS PÊNALTIS, RAFAEL BRILHA E LÉO DECIDE
Nas duas primeiras cobranças, Martinez e Alan Kardec (nesta ordem) marcaram suas cobranças e, com o erro de Canteros, o Santos passou na frente do placar. Ganso anotou o seu, Rafael pegou o pênalti de Papa, Elano jogou longe sua "zica" nas penalidades e, enfim, Léo, iluminado, empurrou para a rede a bola que decidiu o jogo. Deu Peixe!
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 (4) x (2) 0 VÉLEZ SARSFIELD (ARG)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data/Hora: 24/5/12 - 20h
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Assistentes: Mauricio Espinosa (URU) e Miguel A. Nievas (URU)
Renda/público: R$ 677.500,00 / 13.908 pagantes
Cartões amarelos: Alan Kardec, Neymar, Arouca e Adriano (SAN); Fernandez (VEL)
Cartão vermelho: Barovero (VEL)
Gol: Alan Kardec, 32'/2ºT (1-0)
SANTOS: Rafael; Henrique (Maranhão, 39'/2ºT); Edu Dracena; Durval e Juan (Léo, 27'/2ºT); Adriano (Rentería, 19'/2ºT), Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho.
VÉLEZ SARSFIELD (ARG): Barovero; Peruzzi, Ortiz, Sebá Dominguez e Papa; Cubero, Fernández (Canteros, 44'/2ºT), Zapata e Cabral; Juan Martínez e Óbolo (Montoya, 41'/1ºT). Técnico: Ricardo Gareca.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/santos/Cronica-Peixe_0_706129588.html#ixzz1vsUyLzJL
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Serviço Florestal capacita quilombolas e ribeirinhos em Oriximiná



Um dos principais polos de comunidades quilombolas no Pará, a bacia do rio Trombetas, recebe de quinta a sábado, dias 24 a 26, o curso Gestão de Empreendimentos Comunitários para o Manejo Florestal, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e parceiros.
A capacitação é voltada a representantes de mais de 10 associações de quilombolas e de ribeirinhos, além de técnicos de órgãos municipais, estaduais e outras entidades da sociedade civil, e vai tratar dos princípios de associativismo e cooperativismo, que são as duas principais formas de organização comunitária.
Para os extrativistas, um dos maiores benefícios da união em torno de uma associação ou cooperativa diz respeito à possibilidade de obtenção de renda com os produtos da floresta, potencializada pelo trabalho coletivo. A comunidade pode se organizar melhor para desenvolver atividades de manejo ou produção, armazenamento e beneficiamento de produtos madeireiros ou não madeireiros, como óleos e castanhas, além de comercializá-los diretamente no mercado.
Gestão
Segundo a técnica do SFB Paula Castanho, o objetivo é que as comunidades fortaleçam suas entidades a partir dos conhecimentos sobre o funcionamento de associações e cooperativas. “O curso vai ajudá-los a melhorar a gestão interna de suas organizações sob vários aspectos, incluindo a gestão do território, entre outros, e a avaliar qual a melhor forma de organização para realizar o manejo e comercialização”, diz.
Paula diz que a iniciativa resultou do aprimoramento das discussões sobre o fortalecimento das organizações comunitárias. “O tema apareceu em várias reuniões com as comunidades, idas de campo e audiências públicas. Foi demanda das próprias comunidades. A necessidade dessa iniciativa também surgiu nas discussões do conselho consultivo da Floresta Nacional (Flona) Saracá-Taquera, onde o SFB tem representação”, afirma a técnica.
As atividades ocorrerão em uma das comunidades situadas no entorno da Flona, a da Serrinha. Participarão representantes de entidades do rio Trombetas e rio Erepecuru, onde concentram-se as comunidades quilombolas, e do rio Nhamundá, onde é a maior a presença de ribeirinhos.
Participantes
As organizações convidadas do Alto Trombetas são a Associação dos Moradores da Comunidade Quilombos de Cachoeira Porteira (Amocrec), Associação Mãe Domingas, Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombolas (ACRQ), Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo da Área Trombetas (Acorqat) e a Associação dos Remanescentes de Quilombos da Comunidade Água Fria (ACRQAF).
Do rio Erepecuru, participam a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Erepecuru (Acorqe), a Associação dos Remanescentes Quilombolas do Municipio de Oriximiná (Arqmo) e a Cooperativa do Quilombo (CEQMO). Já do rio Nhamundá, a Associação das Comunidades das Glebas Trombetas e Sapucuá (Acomtags) e Cooperativa Agropecuária dos Produtores do Lago Sapucuá (Cooperplasa).
O curso será realizado em parceria as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Agricultura (Semagri) locais, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Associação AIHA e ONG Kirwane.
Contato para a imprensa
Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7293/ 7277/ 7125
comunicacao@florestal.gov.br

Uepa anuncia participação na Rio +20


Tamanho da fonte: A- A+
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) fez nesta quinta-feira (24), no auditório da Reitoria, no bairro do Telégrafo, a primeira de uma série de tertúlias científicas, e na oportunidade  destacou a participação da instituição na Conferência Rio +20, que acontece em junho próximo. A vice-reitora da Uepa, Maria das Graças Silva, citou alguns dos debates propostos pela universidade para o encontro, que vai reunir pessoas de todo o mundo para discutir desenvolvimento sustentável.
"É preciso denunciar o Brasil em relação à Amazônia na Rio +20. Precisamos de uma revolução científica para dar conta de todos os recursos que temos na região ligados à biotecnologia. A educação gera conhecimento, mas ela não é suficiente sozinha. Temos cursos na universidade que são top de linha, somos referência em três áreas do conhecimento, mas é preciso impulsionar a produção para que esse conhecimento faça a diferença", disse.
As tertúlias são reuniões que devem servir para juntar professores, pesquisadores, técnicos e convidados em geral para debates sobre temas que têm interface direta com a dinâmica acadêmica ou práticas sociais, e, simultaneamente, oportunizar o acesso a informações referentes aos temas discutidos. Os encontros devem se repetir sempre na última quinta-feira de cada mês. A intenção é alargar o debate no âmbito das questões científicas relacionadas ao ensino superior, bem como proporcionar mais difusão da ciência no ambiente acadêmico.
(Agência Estado)

Receita lança relatórios visando transparência

 

Tamanho da fonte: A- A+
O subsecretário de Arrecadação e Atendimento  da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, lança hoje (25) em Brasília relatório com dados sobre os atendimentos nos centros da instituição e no site. Será às 15h, no Ministério da Fazenda.
O objetivo é oferecer transparência e permitir que a sociedade possa acompanhar os números e o desempenho da Receita na prestação de serviços ao cidadão. Os relatórios serão divulgados sistematicamente na página da instituição na internet.
Occaso fará também um balanço das principais medidas tomadas pelo órgão para facilitar a vida dos contribuintes. Essas medidas fazem parte da programação da Receita para marcar o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, celebrado hoje, de acordo com a Lei 12.325 de 2010. (Agência Brasil)

Vacinação contra gripe é prorrogada


Vacinação contra gripe é prorrogada (Foto: Reprodução / Diário do Pará)
(Foto: Reprodução / Diário do Pará)
Longe de alcançar a meta estipulada, o Ministério da Saúde prorrogou em mais uma semana a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe, que segue agora até o dia 1º de junho. O prazo deveria encerrar hoje, mas significaria que apenas metade do público alvo (crianças, trabalhadores da saúde, povos indígenas gestantes e idosos) estaria protegida da doença. O objetivo, portanto, ainda, é de que 80% deste grupo prioritário, correspondente a 24,1 milhões de pessoas, seja vacinado.
“Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirmou em anúncio oficial o ministro da saúde, Alexandre Padilha.
No Pará, a média de participantes da campanha é praticamente a mesma nacional. Até ontem, 51% de todos os previstos já estavam vacinados. Segundo Jaíra Ataíde, coordenadora estadual de imunização, o Pará sempre conseguiu atingir as metas nacionais, e o baixo índice registrado até o momento, pode ser explicado por alguns fatores. “Primeiro, acho que neste ano não houve mídia nacional suficiente para envolver a população. A propaganda reduzida significou menos procura das pessoas. Além disso, a alimentação de dados é feita pela esfera municipal. Na região Norte, sabemos que muitos municípios não têm bom acesso à internet nem condições de incluir todos os dias novos números”, afirma. No total, existem 1635 salas de vacinas disponíveis no Estado.
Com o controle da pandemia de Gripe A, ocorrida em 2009, muitas pessoas podem ter a ideia de que o vírus não circula mais no país, mas esse é um equívoco, afirma Jaíra. Somente em 2012, foram registrados no Pará 120 casos de síndrome respiratória, dos quais 8 foram confirmados como Gripe A. Dos infectados, 5 eram gestantes, tendo uma delas chegado ao óbito, inclusive.
PROTEÇÃO
“A vacina protege não apenas quem toma, mas também os que estão por perto, porque elimina um transmissor da doença. Além disso, ela deixa os imunizados mais resistentes a vários outros quadros virais, como a gripe comum”, complementa Jaíra.
Por isso, Fátima Mota não perde, há 5 anos, nenhuma das campanhas do gênero. “Acho que até demorei a vir, porque geralmente vou logo no início. Quem deixa de tomar é porque não tem cuidado consigo próprio. Não dá pra culpar falta de divulgação. É questão de descaso mesmo”, diz.
Também na unidade de saúde do bairro da Pedreira, Camila Miranda, mãe da pequena Camile, de 1 ano e seis meses, tinha o mesmo pensamento. “Algumas pessoas não têm consciência da importância da vacina. É um momento rápido que previne muitas doenças e dá saúde às crianças. Para mim é uma obrigação”, afirmou.
A escolha dos grupos prioritários foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão para a população em geral.
(Diário do Pará)

Simão Jatene recebe em audiência o embaixador do Suriname


Antônio Silva/Ag. Pará
Marlon Mohamed Hoesein e o governador Simão Jatene, no encontro em que discutiram a possibilidade de firmar parcerias econômicas e sociais

Da Redação
Agência Pará de Notícias

O governador Simão Jatene recebeu nesta quinta feira (24) a visita do embaixador do Suriname, Marlon Mohamed Hoesein. O encontro aconteceu no Comando da Polícia Militar e teve a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sérgio Leão, e da coordenadora do Pro Paz, Isabela Jatene. O objetivo da visita é criar uma estratégia de aproximação comercial e de cooperação técnica entre o Pará e o Suriname.
Segundo Sérgio Leão, o governo do Suriname tem muito interesse em estreitar as relações comerciais com o Pará, principalmente em razão da proximidade geográfica entre os dois territórios. “Apesar de não haver uma ligação terrestre entre o Estado e o país, o Suriname já tem uma proximidade natural com o Pará. Além disso, eles dispõem há 32 anos de uma empresa área com voos diretos para Belém. Tudo isso cria uma condição favorável para esta relação”, ressaltou.
Durante a visita, Simão Jatene foi convidado a visitar o país vizinho, para conhecer os projetos nos quais os países têm interesses comuns. Assim como o Pará, o Suriname comporta em sua economia a exploração mineral e a agricultura, além de projetos relacionados ao extrativismo florestal. “Vamos elaborar uma agenda de interesses comuns e futuramente iremos agendar a visita de um grupo de empresários paraenses ao Suriname, bem como a vinda de empresários daquele país ao Pará, a fim de delimitarmos quais as áreas e negócios que podem ser trabalhados”, detalhou o secretario.
Marlon Mohamed cumpre uma vasta agenda no Estado, com visita a diversos órgãos e secretarias. Ainda nesta quinta feira, o embaixador visitou o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o intuito de conhecer projetos de empreendedorismo. O diplomata participa sexta-feira (25) da abertura da I Feira da Agricultura Familiar (Agrifal), na qual o governo do Suriname terá um estande.
Até segunda-feira (28), o embaixador deve se reunir com o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, com o secretario de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, e com os dirigentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Departamento de Policia Federal e Federação do Comércio (Fecomércio).
Os dois territórios também devem unir esforços para combater o tráfico humano, já que o Suriname é uma das principais rotas desse tipo de crime. Segundo Isabela Jatene, além de uma cooperação técnica entre os governos, é preciso também fortalecer as fronteiras na Amazônia. A discussão já começou no Pará com o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras, o IV Encontro Técnico dos Interlocutores da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras e o III Encontro Nacional do GT de Comunicação Integrada e Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras.
Os eventos acontecem simultaneamente, de domingo (27) a quinta-feira (31), na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Oriximiná, oeste do Estado, com o objetivo de promover a discussão sobre segurança pública na faixa de fronteira. “Podemos trabalhar juntos para combater as mazelas sociais que são comuns aos dois países. É importante que os países que são da Amazônia e que fazem fronteira com o Pará estejam integrados na área de segurança publica para juntos combaterem crimes como o trafico humano”, ressaltou a coordenadora do Pro Paz.

Texto:
Danielle Ferreira - Secom
Fone: (91) 3202-0912 / (91) 9117-7020/ 8272-3665
Email: danielleferreira@agenciapara.com.br

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br