Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Óbidos decreta Estado de Emergência

Através do Decreto nº 403, de 7 de junho de 2013, a Prefeitura de Óbidos declarou estado de emergência do Município afetado pela enchente do Rio Amazonas, que inundou a ruas que margeiam a cidade e o ribeirinhos que moram nas várzeas. O Decreto é assinado pelo Prefeito Mário Henrique Guerreiro e  Secretário de Administração, Rui Serique.
Para decretação da situação de emergência, segundo o Decreto, foi considerado os danos e os prejuízos causados na área urbana e rural, como também o parecer da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, relatando a ocorrência desse desastre.
Com a decretação de emergência a gestão municipal, “Autoriza a mobilização de todos os Órgãos Municipais para atuarem sobre a Coordenação do COMDPEC nas ações de respostas ao desastre e reabilitação do cenário e sua reconstrução”.

No Brasil, poder público e empresas travam queda de braço pelos royalties da mineração


Um dos períodos mais épicos da história brasileira é conhecido como ciclo do ouro. No final do século 17, empreendedores e aventureiros correram para a remota Minas Gerais, atraídos pelas primeiras pepitas. O ouro garantiu prosperidade à colônia e à metrópole. Enquanto Vila Rica e as localidades vizinhas ganhavam igrejas barrocas e casarões, Portugal enchia os cofres à custa do quinto e da derrama, os impostos cobrados dos mineradores.