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quarta-feira, 27 de março de 2013

Central de Atendimento da Celpa passará a atender no Pará


A partir do mês de maio, a Central de Atendimento ao Cliente da Celpa voltará a atender integralmente no Pará, disponível 24 horas durante os sete dias da semana. A transferência de todo o serviço para o Pará, que hoje funciona cerca de 90% em Campo Grande (MS) é mais um importante passo para garantir a melhoria dos serviços prestados à população paraense. A medida faz parte de um pacote de ações previstas no Plano de Reestruturação da empresa, adquirida em novembro de 2012 e cuja nova gestão tem feito grande esforço para reverter a crise que culminou com um pedido de Recuperação Judicial.

A transferência da Central de Atendimento vai possibilitar a geração de 300 postos de trabalho. O serviço de teleatendimento será feito por profissionais especializados, que conhecem bem as dimensões do Estado e as características de cada região. A operacionalização será feita pela Provider, uma empresa há 15 anos no mercado, com cerca de 10 mil funcionários, especializada em serviços de call center, atendimento presencial e tecnologia da informação.

A Provider tem atuação nacional em 16 estados brasileiros e ainda atua no Chile e em Angola. É ela que opera a Central de Atendimento da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), que figura por dois anos consecutivos no ranking da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) entre as três melhores distribuidoras de energia elétrica do País.


Com larga experiência em teleatendimento para empresas do setor elétrico em várias regiões brasileiras, a Provider atende, a Neoenergia, nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia; a Light e a Ampla, no Rio de Janeiro; a Eletrobrás, em Alagoas; a Energisa, na Paraíba, Minas Gerais e Sergipe; e a Coelce, no Ceará. “Para cada cliente procuramos inovar, respeitando as características regionais, aplicando as melhores práticas para um atendimento rápido e eficaz, que efetivamente atenda a necessidade de quem está do outro lado da ligação”, informa a gerente Corporativa e de Operações da Provider, Marina Lopes.

Números - A Central de Atendimento ao Cliente da Celpa continuará atendendo pelo número 0800 091 0196. Os 300 profissionais estão sendo contratados e passarão por intenso treinamento durante todo o mês de abril. “O serviço de teleatendimento é fundamental no relacionamento entre a concessionária e seus clientes, por isso estamos priorizando esse investimento, para garantir a facilidade de acesso e a melhoria do atendimento à população paraense”, afirma o diretor Comercial da Celpa, Augusto Dantas.
Por mês, a Central de Atendimento da Celpa contabiliza cerca de 400 mil chamadas. Para o diretor Comercial, esse é um número que expressa a demanda natural do consumidor paraense em ser atendido. “Precisamos de uma estrutura que receba essa demanda e garanta o tratamento das solicitações dos clientes”, comenta Augusto Dantas. Ele explica ainda, que a Celpa buscou uma empresa com experiência no seu ramo para garantir a satisfação dos consumidores paraenses. “Faremos o acompanhamento contínuo da empresa que contratamos para garantir o nível de atendimento mais adequado, respeitando nosso modelo de gestão, que tanto preza pela qualidade e pelo resultado.”.

Fonte: Quarto Poder

Jatene em Santarém, para reunião com os municípios da região


O governador Simão Jatene virá a Santarém no mês de abril. 

A visita do chefe do Executivo estadual deve ocorrer até o dia 5. 

Virá para um encontro com os prefeitos da região. O governador foi submetido recentemente a uma cirurgia em São Paulo. 

Simão Jatene, que está de licença médica desde o início de março, retornará às suas funções no próximo dia 3 de abril.

BR-163 define o futuro dos portos na Amazônia




Há um clima de calmaria no cais do porto de Santarém. Um cruzeiro gigantesco, com suas piscinas e discotecas, embarca um grupo de viajantes. Ouve-se “Take Five”, de Paul Desmond, maior sucesso do The Dave Brubeck Quartet. Não há filas, nem pressa. Uma feirinha de artesanato vende lembranças aos turistas. A poucos metros dali, no terminal da Cargill, um navio cargueiro recebe os grãos de algumas barcaças. Três caminhões também despejam suas cargas, tranquilamente. Uma hora dessas, esse sossego vai acabar.

A conclusão das obras da BR-163, meta que desta vez é prometida pelo governo para o fim deste ano, terá um impacto direto na atividade dos principais portos da região Norte do país. Santarém, que está localizada estrategicamente no ponto final da rodovia, no encontro dos rios Tapajós e Amazonas, passará a ter papel crucial para embarcar a produção que subirá do norte do Mato Grosso, desafogando as estruturas saturadas do Sul e Sudeste. Os cálculos preliminares estimam uma movimentação de até 20 milhões de toneladas de grãos saídos de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. Essa nova rota também vai mexer com portos como Santana, no Amapá, e os terminais de Vila do Conde, localizado no município de Barcarena (PA).

Mudanças mais radicais, no entanto, estão reservadas para o pacato vilarejo de Miritituba, pequeno distrito que pertence ao município de Itaituba, polo de comércio de ouro no interior do Pará. Por enquanto, o que existe na orla de Miritituba são redes de pescadores à espera dos tucunarés. Nas poucas ruas da vila, porém, a movimentação é intensa. Um novo porto começa a brotar na Amazônia.

O vilarejo, cravado na margem direita do Tapajós, fica a 300 km de distância ao sul de Santarém. Para o produtor, isso significa 300 km a menos de estrada para percorrer até chegar ao destino final da BR-163. É fato que grandes cargueiros não conseguirão subir até Miritituba, por causa da pouca profundidade do Tapajós nesse trecho do rio, mas as barcaças (chatas) conseguem carregar boa parte da produção, que passará então a descer até Santarém pela hidrovia do Tapajós. Cada comboio de barcaças pode transportar até 30 mil toneladas de grãos. Isso equivale a mais de 800 caminhões de grãos. Trata-se de mais uma rota fundamental que se abre para o escoamento.

Quase uma dúzia de empresas especializadas em transporte de cargas já tratou de comprar seus terrenos em Miritituba. Nessa lista estão companhias gigantescas, como as tradings americanas Bunge e Cargill, que tocam o processo de licenciamento ambiental de seus projetos e querem iniciar a construção de seus terminais ainda neste ano. Operadoras logísticas como Hidrovias do Brasil, Cianport, Unirios e Terfron também já demarcaram seus territórios na vila.

Além da distância mais curta em relação aos produtores de grãos do Mato Grosso, Miritituba guarda outras vantagens em relação ao porto de Santarém. Seus terminais serão alcançados diretamente por um acesso de 30 quilômetros da rodovia Transamazônica (BR-230), que corta a BR-163. Por causa da sua localização, não há necessidade de passar pelo centro de Itaituba, que está na outra margem do rio. Em Santarém, onde a resistência de movimentos ambientais a projetos portuários faz história, os caminhões carregados de grãos são obrigados a cortar o centro da cidade para chegar ao porto.

Os cálculos preliminares dão conta de que cerca de R$ 600 milhões deverão ser investidos nos terminais de Miritituba. Mais R$ 1,4 bilhão são calculados para compra de comboios de barcaças. Somente a Cargill, que tem um terminal de cargas em Santarém em operação há dez anos, investirá cerca de R$ 200 milhões no local. O plano é triplicar o volume de soja exportado pela empresa em Santarém, saltando de 1,9 milhão de toneladas para mais de 4 milhões de toneladas por ano.

“Miritituba realmente passou a ser muito estratégica para o escoamento, porque vai dividir a carga que seguiria até Santarém”, diz Carlos Fávaro, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). “Os projetos portuários estão caminhando rapidamente. A rodovia fará integração com a hidrovia. Nossa expectativa é de que as obras da BR-163 acompanhem esse mesmo ritmo.”

Além de ser uma rota bem mais barata que a estrada, a hidrovia polui radicalmente menos. Na maioria dos casos, também é mais rápida que o transporte feito pelas estradas. “Esse tipo de projeto ajuda a acabar com a situação injusta que hoje penaliza o produtor, o único elo da cadeia que, de fato, produz algo”, diz o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José de Freitas Mascarenhas. “O produtor é quem gera a riqueza. A partir dele, todos os demais fazem apenas transferência de serviços. Não é possível que esse cidadão continue a ser o que mais sofre com a limitação logística do país.”

O porto de Miritituba é um sonho antigo, alimentado há muito tempo por ruralistas como o senador e ex-governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR-MT). Há 14 anos, Maggi partiu rumo ao Tapajós com um grupo de produtores e mais de 70 caminhões de soja. Foram testar o potencial do vilarejo como ponto de saída para os grãos. A aptidão se confirmou.

À espera de investimentos, Miritituba segue o dia-a-dia comum a qualquer vila do país. De seu pequeno terminal, partem balsas levando pessoas, mercadorias e veículos até Itaituba. Na Transamazônica, uma pequena placa de madeira, mal instalada, avisa que ali há uma área nova de “porto”. O Valor foi até o local. Os terrenos já foram cercados pelas tradings e empresas de logística.

Fonte: Quarto Poder

DIRETOR DO BANPARÁ E DEPUTADO MEGALE ESTIVERAM EM FARO NESTA SEGUNDA FEIRA



Prefeita Marinete, ladeada pelo Diretor do Banpará, Jorge Antunes (E) e deputado Megale (D).

Resultados de reivindicações da prefeita Marinete Machado junto a órgãos estaduais quando de suas viagens à capital começam a aparecer.
A prefeita municipal, Marinete Machado, recebeu na manhã desta segunda feira, 22, em Faro, o Diretor de Crédito e Fomento do Banpará, Jorge Antunes, e o deputado estadual José Megale (PSDB). Acompanhavam o sr. Jorge Antunes os senhores Carlos Contente e José Pinto Marinho, Engenheiro e Chefe de Segurança da instituição financeira, respectivamente.

Prefeita Marinete e sr. Jorge Antunes, em primeiro plano.
A comitiva, acompanhada pelo presidente da Câmara, Francivaldo Feijó e alguns vereadores, visitou a sede do Legislativo local, onde o sr. Jorge Antunes comunicou aos presentes que sua vinda deve-se à real possibilidade da implantação de um posto do Banpará em Faro. Afirmou, ainda, que os postos instalados pela instituição atualmente oferecem todos os produtos e serviços ofertados por uma agencia.
Na ocasião, o deputado Megale reafirmou a decisão do governo estadual de instalar um terminal hidroviário e uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) na cidade.
Na sequencia, a prefeita acompanhou a comitiva até a sede da prefeitura, e no percurso aproveitou para indicar alguns terrenos para que o banco avalie a instalação do futuro posto em um deles.
Segundo o sr. Jorge Antunes, além de Faro, Curuá,  Rurópolis, e o balneário de Alter do Chão também receberão postos de atendimento do Banpará.

Fonte: Amazonia acontece

FARO: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVEU “SEMANA SAÚDE NA ESCOLA”




Aconteceu no município de Faro-PA no período de 18 a 22 de março de 2013 a Semana Saúde na Escola, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
As escolas contempladas foram:
Creche Tia Conchita,
Maria Cristina,
Maria do Faro,
Divino Espirito Santo e
São João Batista.
Tendo como tema “Obesidade e Saúde Ocular”, foram beneficiadas aproximadamente 650 crianças na faixa etária de 0 a 7 anos de idade. Os profissionais envolvidos foram enfermeiros,nutricionista, ACS, professores e pedagogos.
Também foi realizada avaliação antropométrica, exame básico de vista e orientações às crianças sobre a importância de uma alimentação saudável.  Os problemas identificados serão encaminhados ao serviço de saúde. Na oportunidade foi entregue a cada criança como lembrança um lápis decorativo.
Essa ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Faro.


Atividades nas escolas.

Parte da equipe com a secretária de Saúde, Josenilda S. Machado.


Fonte: Amazonia Acontece

INTEGRAÇÃO VAI GARANTIR ACESSO A CABOS DE FIBRA ÓTICA NO AMAZONAS



Linhão de Tucuruí foi usado como suporte para os cabos de fibra ótica que a TIM usará em Manaus e mais oito municípios
Antes do final do ano, os manauaras usufruirão do cabo de fibra ótica que chegará à capital do Amazonas por meio do Linhão de Tucuruí.  A estimativa é que as 3,35 mil torres iniciem a operação em setembro deste ano, assim como os 36 cabos de fibra custeados pela operadora TIM. O investimento de R$ 200 milhões deve aumentar em 5 mil vezes a velocidade da Internet.
Foi o que disse nessa terça-feira(26), na pré-estreia do episódio especial “Como se Resolve” do Discovery Channel, que trata deste assunto. A TIM está presente no consórcio LT Amazonas, formado pelas empresas Isolux Infraestruture (1,19 mil quilômetros de linhas de tensão) e Manaus Transmissora (556 quilômetros). A rede de transporte (backbone) atua através da rede elétrica que interliga Tucuruí (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM).
De acordo com o diretor responsável pela área de rede da TIM no Brasil, Cícero Olivieri, a perspectiva é que até 2014 nove cidades amazonenses comecem a integrar os sistemas nacionais de comunicação, a começar pela capital. Nesta lista estarão presentes Silves, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Parintins e Nhamundá.
Além do projeto a ser lançado, Olivieiri pontuou que a ideia é investir mais R$ 200 milhões em infraestrutura no Amazonas neste biênio 2013/2014. Ao todo, o consórcio que liga os três Estados devem beneficiar 27 cidades.
Embora os cabos sejam de responsabilidade da TIM, a operadora fechou parceria com a Vivo e a Telebrás. Em contrapartida, a Vivo foi responsável pelo custeio das obras de acesso das cidades amazonenses com o Linhão de Tucuruí, em torno de 560 quilômetros. Já o acordo com a última empresa de telecomunicações foi firmado em outubro do ano passado, através de um memorando que formalizou o compartilhamento de cabos de fibra ótica nas regiões Norte e Nordeste.
SIN
O Linhão de Transmissão permite a integração dos Estados das duas regiões no Sistema Interligado Nacional (SIN). O projeto foi concebido em outubro de 2011.  Das torres metálicas no Amazonas – por onde passarão os cabos elétricos –, constam duas de grande porte, que chegam a 295 metros de altura. Outras torres “menores” também estão conectadas, com cerca de 150 metros cada.

Fonte/Foto: Luana Gomes – acrítica.uol.com.br/Reprodução

“Operação Integrátio” é realizada em Óbidos



OPERAÇÃO INTEGRATIO EM ÓBIODOS
A “Operação Integrátio” consiste em uma operação simultânea em várias regiões do Estado, que visa prevenir e reprimir crimes e delitos diversos. Em Óbidos a operação aconteceu nos dias 23 e 24 de março, com barreiras na PA-254, próximo ao Aeroporto de Óbidos, onde a Polícia Militar, Polícia Civil, DEMUTRAN, Conselho Tutelar e outros órgãos municipais integraram a operação.

Conforme a Nota de Serviço divulgada pela PM, a missão consiste em desenvolver ações específicas que possibilitem a implementação de barreiras policiais, patrulhões, abordagens e vistorias em bares e casa de espetáculos e controle imediato das vias de acesso do Município de Óbidos, juntamente com a Polícia Civil, DEMUTRAN, órgão que compõe oSistema de Segurança Pública e Defesa Social.
Referente a barreira montada na PA-254, que dá acesso a cidade de Óbidos, o Capitão Elder comentou: “Esses dias, próximo a Semana Santa, estaremos realizando esse tipo de operação, que é pra dar maior segurança para a população, tirando da rua veículos que estão irregulares, falta de equipamentos de segurança, pessoas não habilitadas, então estamos diminuindo o risco para a população, entre outras ações”.
Durante a operação, também foram abordadas, pelo Conselho Tutelar, crianças acompanhadas de outras pessoas, não autorizadas pelos pais, o que não permitido por lei. Segundo o Capitão, a operação vai continuar, não só no sentido de repressão, mas também como uma forma de educar as pessoas que trafegam pela PA-254, para não cometerem ilícitos que venham agravar ainda mais a Segurança Pública do Município de Óbidos.

Projeto de Piscicultura gera renda para comunidade do Trombetas


Projeto de Piscicultura gera renda para comunidade do Trombetas
Projeto de Piscicultura gera renda para comunidade do Trombetas
De olho no consumo por pescado para a Semana Santa, os comerciantes da comunidade Curuçá-Mirim  desembarcam no distrito de Porto Trombetas, nesta semana, para comercializar os peixes criados nos tanques-redes doados pela Mineração Rio do Norte (MRN).
O pescado será vendido na feira de Trombetas até o dia 5 de abril. A expectativa dos comerciantes é colocar no mercado cerca de 800 quilos de peixe, principalmente o tambaqui, muito apreciado na região. O quilo do pescado deverá ficar entre R$ 7,00 e R$ 8,00.
A comunidade Curuçá-Mirim é uma das beneficiadas pelo projeto de Piscicultura da MRN. Com apoio de parceiros, a empresa oferece assessoria técnica, além de insumos para a criação de alevinos.
Doze famílias vivem na comunidade, que é remanescente de quilombos. Seis delas têm a piscicultura como fonte alternativa de renda.

Fonte: MRN


DETRAN cria normas para habilitação e transferência de veículos e cria regiões administrativas. Oriximiná e cidades vizinhas estão na região II



Detran disciplina procedimentos para habilitação
O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) publicou nesta segunda-feira (25), as portarias 627 e 628 que disciplinam os procedimentos para a solicitação de serviços na área de habilitação e veículo. Assim, a partir da publicação das portarias, serviços como transferência de propriedade, mudança de jurisdição e de características de veículos, ou ainda procedimentos de habilitação, devem ser realizados no domicílio ou residência do proprietário/condutor. “Em outras palavras, todo e qualquer processo deve ser iniciado e finalizado no município de registro do documento veicular ou de CNH”, explica Carlos Valente, coordenador de planejamento.
Ele afirma também que o procedimento garantirá maior segurança ao condutor e maior controle por parte do Detran. E no caso de não haver unidades do Departamento no município de domicílio ou residência do condutor/candidato, o serviço deve ser realizado em uma das Ciretran's que integram a região administrativa de trânsito de registro do documento do veículo ou habilitação.
Por exemplo, se um veículo está registrado em Mãe do Rio, mas se encontra em Barcarena e o proprietário precisa fazer uma transferência de propriedade, deverá fazê-lo apenas no município em que está registrado, no caso, Mãe do Rio, onde há uma Ciretran. Se não houvesse, o proprietário teria que procurar a unidade mais próxima do Detran pertencente à regional, que poderia ser Aurora do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Paragominas (sede da regional), Rondon do Pará ou Ulianópolis, para requerer sua solicitação.
Tais procedimentos, de acordo com Valente, vão assegurar maior controle do órgão sobre os processos realizados, impedindo assim, a dispersão administrativa, já que de outra forma os documentos ficariam espalhados em várias localidades. “Se o condutor, por qualquer motivo, insista em fazer determinado serviço fora da região administrativa de trânsito que detém seu registro, então, ele deve, antes, fazer a transferência de jurisdição pagando a taxa administrativa atrelada ao serviço, e, no ato da solicitação do serviço, apresentar o comprovante do domicílio atual”, explica. “Não é possível atender aqui em Belém processos de Ananindeua e vice-versa, porque há unidades do Detran nesses municípios”, conclui.
Para Valente, outro benefício é o controle efetivo sobre a frota das regionais, o que ajuda também nas análises de fluxo e elaboração de futuros projetos para o trânsito local. "Assim, o arquivo vai ficar dentro da Ciretran, com todo o histórico de serviços realizados para aquele veículo ou condutor", diz.
Regiões administrativas de trânsito e os municípios circunscritos:
(I) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Belém, composta pelos municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Cachoeira do Arari, Marituba, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Bárbara, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure.
(II) Região Administrativa de Trânsito com sede em Santarém, composta pelos municípios de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.
(III) Região Administrativa de Trânsito com sede em Castanhal, composta pelos municípios de Bujaru, Castanhal, Colares, Concórdia do Pará, Curuçá, Igarapé-Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Caetano de Odivelas, São Domingos do Capim, São Francisco do Pará, São João da Ponta, São Miguel do Guamá, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, Terra Alta, Tomé-Açu e Vigia;
(IV) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Marabá, composta pelos municípios de Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Piçarra, São Domingos do Araguaia e São João do Araguaia;
(V) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Abaetetuba , composta pelos municípios de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia;
(VI) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Altamira, composta pelos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia; Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu;
(VII) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Capanema, composta pelos municípios de Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Irituia, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santarém Novo, São João de Pirabas, Santa Luzia do Pará, Traquateua e Viseu;
(VIII) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Paragominas, composta pelos Aurora do Pará, Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Paragominas, Rondon do Pará e Ulianópolis;
(IX) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Tucuruí, composta pelos municípios de Breu Branco, Goianésia, Novo Repartimento, Pacajá e Tucuruí;
(X) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Redenção, composta pelos municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D'arco, Redenção Rio Maria, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara;
(XI) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Itaituba, composta pelos municípios de Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Placas, Rurópolis e Trairão;
 (XII) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Parauapebas, composta pelos municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Parauapebas;
 (XIII) Região Administrativa de Trânsito, com sede em Breves, composta pelos municípios de Afuá, Anajás, Bagre e Breves.