Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

MRN e Emater levam capacitação técnica para produtores rurais


 
A produção da farinha no município de Oriximiná ganhará, em breve, um pólo de referência. Por meio da parceria entre Mineração Rio do Norte (MRN) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) será implantada uma unidade demonstrativa da cadeia de produção da farinha na comunidade Ascensão. O objetivo é alavancar a produção regional por meio de capacitação técnica.
A unidade terá um pouco mais de meio hectare de área ocupado com cada fase da produção da farinha – do cultivo da mandioca à produção nas casas de farinha. “Todas as etapas estarão expostas. Queremos mostrar que é possível aumentar a produção se forem adotadas medidas que vão desde o espaçamento para o plantio da mandioca, passando pela capina até a seleção e corte da maniva. Vamos unir o nosso conhecimento ao dos produtores locais”, explica o técnico da Emater, Alexander Valente.
A comunidade Ascensão foi escolhida para implantação do pólo por ser a mais estruturada produtora de farinha da região e pela proximidade com o município de Oriximiná. A comunidade, que acaba de ganhar da MRN uma prensa e um ralador para fabricação do produto, possui três casas de farinha e produz cerca de 80 sacas por mês. “A proposta é ampliar em mais cinco o número de casas de farinha”, informa o técnico da Emater.
A implantação da unidade demonstrativa integra as ações do projeto Sistemas Agroflorestais (SAFs) desenvolvido pela mineradora. Por meio do projeto, os produtores locais serão capacitados, entre outros, no uso da tecnologia em alimentos e no controle de pragas e doenças para a cultura da mandioca. 
O projeto ainda prevê a criação de um selo de qualidade que visa identificar a procedência dos produtos da futura cooperativa que está sendo criada para fortalecer a participação dos agricultores no mercado regional. O processo de legalização da cooperativa já está em andamento. “Nossa idéia é mudar o hábito do agricultor local e estabelecer padrões de qualidade e higiene na fabricação da farinha e de outros produtos oriundos da mandioca. Necessidade de mercado existe, mas o produtor local perde para quem está formalmente organizado”, pontua Alexander. O atendimento da Prefeitura com merenda escolar, por exemplo, é um dos mercados que os produtores locais pretendem atingir depois de organizados.
A cooperativa deverá envolver, inicialmente, além da comunidade Ascensão, as comunidades Boa Nova, Casinha, Saracá e Aimin. 
FONTE: Assessoria de Comunicação da MRN.

FARO está lista de municípios que terão vebas federais fiscalizadas pela CGU

A Controladoria -Geral da União (CGU) sorteou nesta segunda-feira (23) mais 60 municípios que vão ser fiscalizados pelo Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos. Nas cidades com até 50 mil habitantes, os auditores vão focar a aplicação de recursos federais nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social, assim como apurar denúncias e representações contra os municípios que tenham sido feitas à CGU.
Os municípios com população de 50 mil a 500 mil habitantes vão ser fiscalizados os recursos repassados pelo governo federal que devem ser aplicados nas áreas de educação e desenvolvimento social. 
O programa da CGU visa inibir desvios de verbas na administração pública. A controladoria vistoria também falhas de gestão, como casos de divergências nas prestações de contas. As capitais e os municípios com mais de 500 mil habitantes não entram no sorteio.
De acordo com o sorteio, serão fiscalizados sete municípios (um por estado) em Alagoas, no Amazonas, no Amapá, no Espírito Santo, em Mato Grosso do Sul, no Rio de Janeiro e no Tocantins; 12 municípios (dois por estado) no Maranhão, no Mato Grosso, na Paraíba, no Piauí, em Santa Catarina e em Sergipe, 15 cidades (três por estado) em Goiás, no Pará, no Paraná, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, quatro no Ceará, quatro no Rio Grande do Sul, cinco na Bahia, seis em São Paulo e sete em Minas Gerais.
FONTE: http://www.ecofinancas.com/noticias/cgu-vai-fiscalizar-uso-verbas-federais-60-municipios
36º Sorteio Público de Municípios realizado em 23/07/2012
Lista de áreas municipais que receberão fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU), definidas em sorteio público realizado em 23/07/2012, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
1º - Pontal do Paraná - PR
2º - Bela Vista da Caroba - PR
3º - Terra Rica - PR
4º - Ibirapitanga - BA
5º - Caatiba - BA
6º - Euclides da Cunha - BA
7º - Paripiranga - BA
8º - Biritinga - BA
9º - Manoel Viana - RS
10º - Estrela Velha - RS
11º - Butiá - RS
12 º - São Pedro do Butiá - RS
13 º - Mira Estrela - SP
14 º - Barra do Turvo - SP
15 º - Rifaina - SP
16 º - Ilha Solteira - SP
17º - Caraguatatuba - SP
18º - São João das Duas Pontes - SP
19º - Camacho - MG
20º - Santo Antônio do Amparo - MG
21º - Santa Bárbara do Monte Verde - MG
22º - Nacip Raydan - MG
23º - Patrocínio do Muriaé - MG
24º - Juruaia - MG
25º - Catas Altas da Noruega - MG
26º - Gararu - SE
27º - Japoatã - SE
28º - Dourados - MS
29º - São Roque do Canaã - ES
30º - Arraial do Cabo - RJ
31º - Iranduba - AM
32º - Santana - AP
33º - Jundiá - AL
34º - Palestina do Pará - PA
35º - Faro - PA
36º - São João da Ponta - PA
37º - Santa Tereza do Tocantins - TO
38º - Diamantino - MT
39º - Comodoro - MT
40º - Monte Alegre - RN
41º - Pedra Preta - RN
42º - Olho-d'Água do Borges - RN
43º - Sobral - CE
44º - Pacoti - CE
45º - Groaíras - CE
46º - Limoeiro do Norte - CE
47º - Itacuruba - PE
48º - Condado - PE
49º - Sirinhaém - PE
50º - Balsas - MA
51º - Ribamar Fiquene - MA
52º - Mamanguape - PB
53º - Santo André - PB
54º - Palmeirais - PI
55º - Cajueiro da Praia - PI
56º - Pilar de Goiás - GO
57º - Panamá - GO
58º - Terezópolis de Goiás - GO
59º - Otacílio Costa - SC
60º - Morro da Fu - SC
Áreas a serem fiscalizadas nos municípios com até 50 mil habitantes:
Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, bem como denúncias e representações enviadas

Amazonas conectada

Com 76% das obras do Trecho C (Oriximiná-Manaus) concluídas, Manaus fica a um passo de receber a maior linha de transmissão de energia elétrica já construída no Norte do país, em se tratando de questões de logística. O chamado “Linhão” de Tucuruí, que vai conectar o Amazonas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), fazendo com que o estado deixe de operar em sistema isolado do resto do Brasil, deve ficar pronto até o primeiro semestre do ano que vem. O Trecho C tem cerca de 580 quilômetros do total de 1.800 quilômetros de extensão do “Linhão”.
No dia 17 de julho, a diretoria da Eletrobras Amazonas Energia recebeu uma comitiva da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, que foi acompanhar as obras de adequação da rede de energia elétrica para receber a energia transportada pelo “Linhão”.
A comitiva pôde ver os trabalhos no canteiro de obras da subestação Cachoeira Grande e, em seguida, juntamente com a diretoria do consórcio Manaus Transmissora de Energia (formado pelas empresas Eletrobras Chesf e Eletrobras Eletronorte e pela espanhola Abengoa), visitou as obras da subestação Lechuga. A comitiva de executivos, acompanhada do presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás e Energia da Assembleia, Sinésio Campos, também realizou um sobrevoo pelas estruturas das torres de transmissão nas proximidades de Manaus.
De acordo com o diretor técnico do consórcio Manaus Transmissora de Energia, Paulo Sérgio de Oliveira, o empreendimento, que conta com um total de 1.038 torres e duas subestações, já se encontra com um avanço físico de 76% executados na linha de transmissão e de 83% executados nas subestações. “Com esse resultado, não mediremos esforços para que, até outubro ou novembro deste ano, o trecho Oriximiná-Manaus seja concluído”, declarou. Para Oliveira, o único obstáculo são as chuvas, que já causaram atrasos, principalmente na região da Estrada da Várzea, no município de Itapiranga, e na região do Parque Nhamundá, em Nhamundá, locais de difícil acesso.
Segundo o presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Marcos Aurélio Madureira da Silva, a chegada do “Linhão” significa mais economia, sustentabilidade e desenvolvimento para o estado. “Com a construção da linha de 500 kV, houve a necessidade da adequação do sistema elétrico de Manaus para receber o ‘Linhão’. Por isso, a Eletrobras Amazonas Energia está construindo mais subestações que permitirão essa adaptação ao novo sistema, o que garantirá melhor qualidade no fornecimento de energia elétrica para a região. Além disso, a empresa vai desativar as usinas termelétricas menos eficientes, que hoje operam com óleo combustível. É um grande avanço em termos ambientais para o Amazonas”, ressaltou.
Sem conteúdos relacionados
Tags: ,

Cultura do grafismo indígena Wai-Wai é mapeada na Caravana Pro Paz



Agência Pará de Notícias
Cristino Martins/Ag. Pará
Neide Enuri Wai-Wai aprendeu a arte indígena de sua etnia com a mãe e com essa atividade já conseguiu garantir a dois filhos a formação superior
Cristino Martins/Ag. Pará
Josué Xuuta Wai-Wai pretende cursar uma faculdade de Letras, para trabalhar como intérprete da linguagem utilizada pelos Wai-Wai para o Português
Cristino Martins/Ag. Pará
Cláudio Assunção, artista plástico, explica que o trabalho realizado com os indígenas na Caravana será usado nas oficinas da Fundação Curro Velho.
Neide Enuri Wai-Wai, 37 anos, trabalha com a confecção de peças artesanais que reproduzem a cultura indígena Wai-Wai, e com essa atividade provêm o sustento de sua família. Josué Wai Wai, 23 anos, também é artesão e custeou toda a sua formação educacional a partir da comercialização das peças que retratam o grafismo da cultura Wai-Wai. Os dois são moradores de Oriximiná, na região do Baixo Amazonas, e participaram das atividades ofertadas pela Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva neste domingo, último dia de ação no município.
A Fundação Curro Velho reuniu os dois artesãos para um trabalho de aperfeiçoamento das técnicas de grafismo Wai-Wai, que serão utilizadas nas oficinas ministradas a crianças e adolescentes na sede da instituição, em Belém. Neide e Josué também foram cadastrados no banco de dados do Instituto de Artes do Pará (IAP), que vem fazendo um levantamento da produção artística em todas as suas vertentes no Estado. Os Wai-Wai vivem na área indígena Nhamundá-Mapuera, situada na fronteira do Pará com o Amazonas. A população tradicional soma aproximadamente 1.250 indivíduos.
Neide Wai-Wai deixou a Aldeia Takará, no Baixo Amazonas, em busca de melhores condições de educação para os três filhos. Ela desenvolveu a técnica do grafismo Wai-Wai observando o trabalho feito pela mãe. “Na aldeia, ainda crianças nós aprendemos a fazer artesanato, enquanto os homens fazem cestos e bancos”, explica. Quando mudou para a cidade de Oriximiná com sua família ela começou a utilizar as técnicas aprendidas na aldeia para a produção e comercialização de peças artesanais, como forma de garantir o sustento dos quatro filhos.
Foi com essa atividade que ela conseguiu educar os quatro filhos, inclusive o mais velho, que cursa Medicina na Universidade Federal do Pará (UFPA), e da segunda filha, que faz Enfermagem na Universidade Estadual do Pará (UEPA). Nenhum dos quatro filhos de Neide se interessou em aprender o ofício para dar continuidade ao trabalho feito pela mãe. A tradição corre o risco de se perder já na próxima geração da família.
Josué Wai Wai concluiu o Ensino Médio e pretende cursar uma faculdade de Letras, para trabalhar como intérprete do idioma Wai-Wai para o Português. Ele também adquiriu a técnica do grafismo por intermédio do para filho e faz disso seu modo de vida mesmo não morando mais na aldeia Mapuera Grande, onde vai frequentemente para conseguir as sementes com as quais confecciona suas peças. Ele tem mulher e uma filha pequena, e sustenta aambas com a renda oriunda da comercialização de suas peças.
O artista plástico Cláudio Assunção, da Fundação Curro Velho, explica que o trabalho realizado com os indígenas durante a Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva vai servir para o registro da técnica de composição do grafismo que pode ser utilizado nas oficinas da Fundação. Os traços e as cores também podem ser transpostas para outras técnicas e utilizadas em produtos como camisas, agendas, biojóias e artigos de decoração feitos a partir de material reciclado. “Esta pode ser mais uma fonte de renda e garantia de transmissão da técnica da cultura indígena local”, explica.


Texto:
Marcio Flexa - Secom
Fone:  / (91) 80301615
Email: marcioflexa@agenciapara.com.br

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

IDESP FAZ REVISÃO DE LIMITES MUNICIPAIS


Equipe do Núcleo de Cartografia e Geoprocessamento do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) viajou para o oeste do Estado a fim de dar prosseguimento ao projeto de revisão dos limites municipais, aprovado no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, que pretende atualizar a base cartográfica do Pará.
O objetivo da viagem, iniciada na última terça-feira (17), com duração de 15 dias, é redefinir os limites de Prainha, município com algumas das maiores inconsistências em suas linhas demarcatórias, chegando a ter três traçados diferentes. O outro a ter os limites revistos será Mojuí dos Campos, o mais novo município paraense, desmembrado de Santarém.
Para fazer o trabalho, a equipe do Idesp estudou a história e as leis dos 144 municípios paraenses, além de cruzar as cinco bases cartográficas usadas pelo Estado. “Quando percebemos que uma ação de planejamento concisa também dependia de uma base cartográfica também concisa, constatamos que os planejamentos das grandes cidades passavam por bases cartográficas que não davam problemas, então resolvemos verificar a base do Pará”, explica o coordenador do núcleo de cartografia, Magno Macedo. Foram encontradas cerca de 70 inconsistências nas definições dos limites entre os municípios.A maioria desses problemas se deve à tecnologia pouco avançada da época em que as legislações definiam os limites municipais paraenses (algumas são de 1920). Com o avanço da informática e dos programas voltados à geografia (geotecnologia), o projeto executado pelo Idesp dará mais precisão à base cartográfica do Estado. No início do mês, o instituto concluiu a revisão dos limites entre Belém e Ananindeua. Os resultados do projeto poderão ser encontrados em relatório a ser publicado após conclusão das revisões no site do Idesp. O único Estado brasileiro que já tem a base cartográfica revisada de acordo com a legislação atual é Roraima.
Fonte: DOL

ECO FUSCA CRIADO NO AM É O PRIMEIRO CARRO ELÉTRICO CONSTRUÍDO NO BRASIL



Carro é movido por 45 baterias de lítio, mesmo modelo usado em celulares.
Eco Fusca economiza R$ 20 mil com gastos em 5 anos, afirmam criadores.
Os carros elétricos são considerados no mundo todo peças chaves na luta contra o aquecimento global. Apostando no que já começa a se tornar uma tendência mundial, ambiental e mercadologicamente falando, montadoras do mundo inteiro investiram na ideia e as vendas dos carros que não poluem crescem gradativamente ao redor do planeta.
No Brasil, esta iniciativa ainda não faz sucesso. Modelos híbridos trazidos pelas montadoras para o país custam em média R$ 100 mil a mais que os populares, e é este preço alto que espanta quem deseja adquirir um carro elétrico.
No Amazonas, um mecatrônico, um técnico em eletrônica, e um T.I. levaram um ano e meio para transformar um Fusca 86 em um modelo híbrido, fazendo assim, segundo eles, o primeiro carro elétrico construído no país.
Eduardo Mazzoni tem apenas 23 anos, e é formado em Tecnologia da Informação (T.I.). Junto com seu pai, o técnico em eletrônica Alfredo Araújo e o mecatrônico Alex Lopes, projetou o modelo que eles batizaram de 'Eco Fusca'.
Segundo Eduardo, o carro é movido pela energia de 45 baterias de lítio, tem uma autonomia de 200 km e pode chegar a 160 km por hora, tudo isso sem precisar de marcha. O veículo conta ainda com um software, elaborado por Eduardo, que mostra todos os dados do carro, desde desempenho até mesmo nível das baterias. "Neste software podemos analisar o desempenho e acompanhar a carga das baterias. Quando ele estiver perto de descarregar o programa avisa", disse ao G1.
De acordo com Alfredo Araújo, o projeto está em constante evolução e algumas novidades já estão quase prontas para serem testadas. "Está em andamento um projeto que consiste em fazer o teto do carro todo de placas fotovoltaicas, que transformam a luz do sol em energia. Além disso, temos uma ideia para fazer as rodas do carro gerarem energia. Concluídas essas duas etapas, nem será mais necessária a recarga pela tomada", revelou.
Fonte/Foto: Marcos Dantas -  G1 AM/Divulgação – Acervo Pessoal

PROFESSORES DA UFPA DECIDEM CONTINUAR EM GREVE



Valores oferecidos pelo governo foram considerados "vergonhosos".
Estudantes temem prejuízos com a paralisação dos docentes.
Em assembléia realizada na manhã desta segunda-feira (23), em Belém, os professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiram recusar a proposta do governo federal e manter a greve que já dura 68 dias e deixa mais de 30 mil universitários e cerca de 1.900 alunos do ensino básico e médio sem aulas. Na reunião, os docentes analisaram a proposta do governo e a classificaram como "vergonhosa".
"Temos categorias, como a de auxiliar - que inclui professores com nível de graduação ou especialização - que o reajuste final é de R$ 58, se tirarmos a correção inflacionária e a diferença de tempo, já que a proposta é para 2015. É um absurdo! O governo diz que tem R$ 3,4 milhões para negociar e nós vamos pedir aumento desse valor", revela Rosimê Meguins, diretora geral da Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa).
Segundo a Adufpa, a proposta do governo é de que o primeiro aumento seja recebido apenas em 2013 e seja concedido em parcelas até 2015. Apesar dos valores variarem conforme o tempo de serviço e a títulação dos professores, todos os valores foram considerados baixos durante a assembléia.
Outra decisão da assembléia foi de que o comando de greve solicite um estudo de impacto da proposta no orçamento da União e sua viabilidade econômica. Além disso, os docentes desejam elaborar uma carta aberta à população para esclarecer os motivos de terem recusado a proposta do governo.
Universitários se preocupam com perda de semestres
Atualmente a Universidade Federal do Pará possui cerca de 2,5 mil professores que atendem mais de 32 mil alunos de graduação e 1,8 mil da educação básica, além de 7 mil alunos da pós-graduação. Destes, apenas os estudantes de pós-graduação não estariam sendo afetados diretamente pela greve. A última greve da categoria foi em 2005 e durou cerca 112 dias.
Fonte/Foto: globo.com/Divulgação - Adufpa

SITE SUÍÇO CONFIRMA AMAZÔNIA COMO A 7ª MARAVILHA DO MUNDO


Brasil já possui 3 maravilhas, uma construída pelo homem e duas naturais.
Página na internet descreve a floresta, fauna, flora, e extensão territorial.
O site suíço New Seven Wonders confirmou, nesta segunda-feira (23), a Amazônia como 7ª Maravilha do Mundo. Com ela, o Brasil passa a ter 3 maravilhas, uma construída pelo homem (o Cristo Redentor) e duas naturais (todas as belezas naturais existentes na Amazônia e as Cataratas do Iguaçu).
"Foi feito um grande trabalho para a unificação da Amazônia como uma das 7 maravilhas do mundo. Primeiro apresentamos um plano envolvendo somente a Amazônia Brasileira, depois, todos os países da região norte da América do Sul aderiram à proposta. Então, finalmente formou-se um único bloco de candidatura da Amazônia com todo seu território", relatou o presidente do Amazonas Convention & Visitors Bureau, Pedro Muniz.
"Hoje, Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Suriname e Venezuela também englobam o posto de 7ª Maravilha do Mundo", completou.
A página na internet apresenta informações sobre a Amazônia, descreve a floresta, fauna, flora, rios, bacias, afluentes, temperatura e divulga dados sobre a extensão territorial.
Fonte/Foto: Ana Luisa Hernandes - G1 AM/Divulgação



Empresa apresenta plano para extração de ouro

Representantes da Colossus Minerals, empresa canadense de exploração mineral, foram recebidos nesta terça-feira, 24, pela diretoria do Sistema FIEPA para apresentar o plano de investimentos e o andamento do projeto que irá retomar a extração de ouro na mina de Serra Pelada, localizada no município de Curianópolis. A empresa já investiu US$ 200 milhões nas fases que precedem a operação da mina e já anunciou que irá injetar mais US$ 150 milhões. A expectativa é que a mina comece a operar já em 2013.
Quando começar a operar, os lucros da produção serão partilhados com os 38 mil garimpeiros que fazem parte da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). De acordo com Rosana Entler, assessora do presidente da Colossus, estudos geológicos apontaram que a mina apresenta uma capacidade produtiva de 50 mil toneladas de metais entre ouro, platina e paládio (ouro branco). “Enquanto não chegarmos à zona mineralizada central será difícil afirmar quanto será a produção da mina. Segundo nosso cronograma, isto deverá ocorrer em dois a três meses. A fase de produção está sendo prevista para daqui a nove ou dez meses”, relatou.
O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, deverá conhecer o projeto in loco e ressaltou a importância das entidades representativas e do governo se aproximarem desses grandes empreendimentos ainda na fase inicial. Segundo Conrado, esta aproximação poderá contribuir para “internalizar a riqueza”, fazendo com que o alto investimento seja revertido em benefícios sociais e que promovam o desenvolvimento do Pará.
Durante a reunião que marcou a visita dos representantes da Colossus Minerals na sede da FIEPA, a assessora Rosana Entler citou como o maior gargalo do empreendimento a disponibilidade de suprimentos. Na ocasião, Luiz Pinto, coordenador da Rede de Desenvolvimento de Fornecedores (Redes), programa da FIEPA, alegou que é possível solucionar este gargalo através da rede de fornecedores que já foram qualificados pelo programa e que são capazes de atender as demandas dos grandes projetos. “Há alguns meses realizamos aqui na FIEPA uma rodada de negócios com a Norte Energia e o Consórcio Construtor Belo Monte para atender exatamente esta área de suprimentos. Esta era uma demanda do projeto de Belo Monte, que por meio desta rodada promovida pela Redes está sendo resolvida. Na semana passada estive reunido com a Norte Energia, em Brasília, e segundo os dados lá apresentados, 90% das compras já estão sendo feitas aqui no Pará”, ressaltou.
Presente na reunião com os representantes da Colossus, o diretor de gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Pa), Dário Lemos, atendendo solicitação da empresa, se comprometeu em visitar o município de Curianópolis para uma reunião de trabalho na qual será definida a atuação do Senai para a formação e capacitação da mão de obra dos garimpeiros e da comunidade local. De acordo com Rosana Entler, a Colossus adquiriu um espaço naquele município, onde estabeleceu um Centro Comunitário que poderá dar origem a uma nova escola do Senai. A visita do diretor de gestão do Senai a Curianópolis ficou marcada para o início de agosto, quando será definida a atuação da entidade.
(DOL com informações da Ascom da FIEPA)

Caixa começa a pagar benefícios do PIS

Pagamento dos benefícios inicou dia 24

Pará - A Caixa Econômica Federal inicia hoje (24) o pagamento dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao calendário 2012/2013. De acordo com a Caixa, gestora do PIS, 17,9 milhões de trabalhadores têm direito ao abono de R$ 622, enquanto 27 milhões de assalariados poderão sacar os rendimentos, em valores menores que o abono. Os rendimentos não retirados retornam para a conta de participação do trabalhador.

Beneficiários que têm conta-corrente ou poupança no banco terão o valor creditado automaticamente. Para isso, é preciso que o único titular da conta seja o trabalhador beneficiário do PIS.

As empresas conveniadas com a Caixa creditarão o benefício diretamente na folha de pagamento de julho e agosto dos funcionários. Mais de 27 mil empresas estão cadastradas, o que significa que aproximadamente 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS nos contracheques.

Trabalhadores que não têm conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir do dia 15 de agosto nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui ou em uma agência do banco. Os benefícios serão liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador (veja tabela abaixo).

O abono é um direito dos trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep até 2007, que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com Carteira de Trabalho assinada por empresa. Também é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que os dados tenham sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2011.

O saque dos rendimentos é para o trabalhador cadastrado no PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.

O saque do saldo da conta PIS é permitido ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de aids ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular ou como benefício assistencial a pessoa com deficiência, ao idoso e ao participante com idade igual ou superior a 70 anos.

Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa na internet, escolhendo as abas Você, Serviços Sociais, PIS e Consulta ao Pagamento.

Outra forma de consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ao fazer a consulta pela internet ou pelo telefone, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do PIS.

Confira o calendário de pagamentos para quem não têm conta na Caixa Econômica Federal:

NASCIDOS EM:

Julho: recebem a partir de 15/08/2012
Agosto: recebem a partir de 22/08/2012
Setembro: recebem a partir de 29/08/2012
Outubro:recebem a partir de 12/09/2012
Novembro: recebem a partir de 19/09/2012
Dezembro: recebem a partir de 26/09/2012
Janeiro: recebem a partir de 09/10/2012
Fevereiro: recebem a partir de 17/10/2012
Março: recebem a partir de 24/10/2012
Abril: recebem a partir de 13/11/2012
Maio: recebem a partir de 21/11/2012
Junho: recebem a partir de 28/11/2012

Fonte: Agência Brasil