Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ICMBio segue recomendação do MPF/PA e garante uso de castanhais por quilombolas



Terça-Feira, Dia 20 de Janeiro de 2015
Medida beneficia quilombolas de Oriximiná, no noroeste paraenseOs quilombolas da Reserva Biológica do Rio Trombetas, em Oriximiná, no noroeste do Pará, vão poder continuar explorando os castanhais da área. A decisão foi tomada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que acatou recomendação do Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) e prorrogou um termo de compromisso que ordena o uso dos castanhais pelas comunidades quilombolas.

Para a procuradora da República Fabiana Schneider, “a assinatura do termo da castanha é, além de um compromisso assumido pelo ICMBio, um direito fundamental das comunidades que ali vivem e que possuem uma ligação centenária com o território”.

Impasse - O documento assinado pelo ICMBio deve valer até que seja apresentada uma solução de acordo com as determinações constitucionais quanto à regularização territorial da área em questão. O impasse é que, na área onde estão as comunidades quilombolas, há uma floresta nacional (Flona Saracá-Taquera), instituída muito tempo depois da ocupação territorial pelos quilombolas, e uma reserva biológica (Rebio do Rio Trombetas).

Essas áreas são reivindicadas pelos quilombolas e o MPF/PA já entrou com várias ações judiciais para o reconhecimento da propriedade das comunidades tradicionais, mas a questão está há anos na Câmara de Conciliação da Advocacia Geral da União (AGU).

Fonte: justicaemfoco.com.br

Empate sem gols marca primeira partida da decisão em Oriximiná

Santo Antônio e Itaperuna disputam o título do Campeonato Municipal de futebol amador em Oriximiná. No último sábado (17), as duas equipes entraram em campo, no estádio Picanço Diniz (o Bauxitão), para a primeira partida da decisão. O confronto contou com bons lances que empolgaram os pouco mais de dois mil torcedores presentes, mas as equipes ficaram no zero a zero. Segundo a Liga Esportiva local, o jogo teve a melhor média de público da competição.
- Todos que foram ao estádio puderam acompanhar um bom jogo, mesmo sendo um 0 a 0. Esperamos que na próxima partida o público seja ainda maior. E que como neste primeiro, tudo possa acontecer de forma tranquila – afirma o presidente da Liga Esportiva de Oriximiná, Edirlúcio Marialva.
Final do Capeonato Amador tem bom público e jogo movimentado (Foto: Divulgação/Liga Esportiva de Oriximiná)Final do Campeonato Amador tem bom público e jogo movimentado (Foto: Divulgação/Liga Esportiva de Oriximiná)
Destaques da partida, os goleiros roubaram a cena e foram os principais responsáveis pelas  redes não terem balançado e o equilíbrio ter sido a marca do confronto. Do lado do Itaperuna, ficou a sensação de que poderia ter saído com o resultado positivo.
Do outro lado, o time do Santo Antônio já pensa na próxima partida, mas não muda o modo de treinar. Mesmo com desfalques no meio, a equipe foca na vitória e não se preocupa com o retrospecto do bicampeão municipal. - Com certeza foi um jogo bem equilibrado, e tivemos as melhores chances, mas o goleiro deles foi muito bem. Mesmo sabendo que tem um bom time do outro lado, se este jogo tivesse um vencedor, ele seria o Itaperuna. Agora é se preparar e partir para cima deles e não deixar o jogo ir para os pênaltis – ressalta o técnico do Itaperuna, Odilson Marajó.
- Sabemos que do outro lado tem um grande time, mas o nosso objetivo é ganhar o título e vamos dar o máximo. Na próxima partida, quem errar menos leva o campeonato e agora é tudo um questão de detalhes. Vamos recuperar a parte física dos jogadores e se preparar para o jogo do fim de semana.
Um dia antes da decisão, Ajax e Santa Cruz fazem a disputa do terceiro lugar. Já os finalistas voltam a se enfrentam domingo (25). Em ambas as partidas se o jogo terminar empatado haverá a disputa de pênaltis. Os três primeiros ganharão troféus e premiação em dinheiro.
Fonte: globoesport.com

PREFEITO REÚNE COM MAP LINHAS AÉREAS SOBRE VOO COMERCIAL EM ORIXIMINÁ

Na manhã desta segunda-feira, 19, o prefeito municipal Luiz Gonzaga reuniu com representantes da MAP Linhas Aéreas para falar sobre a possibilidade de implantação de vôo comercial em Oriximiná. A reunião foi bem produtiva e muito promissora.
Como contribuição para essa conquista, a prefeitura deverá adequar o aeroporto às exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). “É muito importante para nós ter vôo comercial aqui e faremos o que for possível no aeroporto para viabilizar a implantação desse serviço”, garante o prefeito Luiz Gonzaga.
De acordo com os representantes da MAP Linhas Aéreas as condições do aeroporto e comerciais são favoráveis, o que reforça o interesse da empresa no município. “A possibilidade é muito grande. Temos todo o interesse. Estamos agora naquele momento de estudo, de pesquisa, análise de demanda e análise operacional, porém tudo isso depende da ANAC, é ela quem detém todas as informações operacionais”, assegura Evandro Cid, da Gerência de Vendas da MAP.
Se tudo acontecer como o planejado, o início das atividades de vôo comercial em Oriximiná deve acontecer num prazo de 45 dias. Segundo a empresa, a aeronave que poderá atender o município terá capacidade para 66 passageiros. “Se tudo correr bem, de 30 a 45 dias poderemos já estar fazendo esse tipo de operação com uma aeronave 072, com um vôo maravilhoso e capacidade para 66 passageiros”, informa Evandro.
Inicialmente a empresa deverá oferecer dois vôos semanais ligando os usuários a Santarém, Belém e Manaus, bem como a outros municípios da região. “Será um grande avanço para nós e um reforço para a economia local. Pessoas de municípios vizinhos virão a nossa cidade pegar vôos aumentando a procura nos hotéis, restaurantes, transportes, aquecendo o comércio e distribuindo renda”, comenta Luiz Gonzaga.
Fonte: www.oriximina.pa.gov.br