Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DELÍCIA: PRATO PARAENSE É ELEITO O MELHOR PF DO BRASIL



A versão vegetariana da tradicional maniçoba paraense foi eleita o melhor prato feito (PF) do Brasil. A escolha foi do júri de um concurso realizado pela empresa Ticket, no Centro Universitário do Senac, em São Paulo.
O PF é um a criação da chef Istadeva Dasi e de Francisco Gomes, do restaurante Govinda, em Belém. Criada há quatro anos, a receita é um dos carros-chefes da casa.
Os cinco finalistas de diversas regiões do país foram avaliados por sete jurados, nas categorias conceito, harmonia dos ingredientes, criatividade, visual, paladar, olfato e equilíbrio nutricional.
A Mariscada de Pargo Grelhado, do Maranhão, ficou em 2° lugar, e a Costelinha de Tambaqui, de São Paulo, ficou com o 3º lugar na competição.
Confira a receita
Ingredientes
1 unidade - xícara de Ghee (óleo de manteiga) ou óleo de girassol
1 kg - maniva cozinda durante 9 dias
200 gramas - proteína de soja graúda desidratada
50 gramas - castanha do pará fresca
100 gramas - salsicha vegetariana
1 unidade - xícara de queijo provolone
1 unidade - tomate maduro
1 unidade - pimentão pequeno
1 unidade - colher de chá de mostarda em grão
   meia unidade - colher de chá assafétida em pó
1 unidade -colher de chá de massala básica
1 unidade - azeite a gosto
1 unidade - sal a gosto
Modo de preparo
Frite a soja desidratada e a salsicha até dourar, reserve. Em uma panela aqueça o ghee e acrescente a mostarda até pipocar, em seguida acrescente o pimentão, o tomate, a massala básica e o açafrão, deixe cozinhar por alguns minutos, até que o tomate esteja macio, depois acrescente a soja, a salsicha e a maniva cozida, deixe cozinhar por 10 minutos até engrossar. Deslique o fogo, acrescente a castanha do pará, o queijo provolone, sal e azeite a gosto. Mexa bem, sirva quente.



Fonte/Foto: Antonio Santos/DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário