Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pode faltar combustível no país ainda neste ano


Para evitar o desabastecimento, ou atenuá-lo, o governo federal já começou a traçar um plano de emergência, que envolve a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento.

As reuniões tiveram início em outubro, com técnicos do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Petrobras e representantes das distribuidoras e dos produtores de etanol.
Pará, Amapá, Maranhão, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são os Estados mais vulneráveis. Quase todo o combustível que abastece os consumidores desses locais chega pelo mar.

Em outubro, o Amapá ficou sem gasolina. O Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos do Pará relata que houve, também, problemas de abastecimento em Belém, além de cidades do Amazonas e do Piauí.

No mês de setembro passado, em Santarém, vários postos ficaram sem gasolina. Apenas postos da Petrobras tinham o produto em estoque. Os representantes de distribuidoras no município, porém, não confirmam a falta de combustível. 

Fonte: Blog Quarto Poder

Taxa mineral: Vale paga 440 milhões ao Pará

Na coluna de Lauro Jardim (Radar Online);
A acirrada disputa entre Vale e o governo do Pará em torno da taxa cobrada pela extração do minério de ferro chegou ao fim.
Na sexta-feira, a Vale pagou 440 milhões de reais, relativos aos meses de abril a setembro da tal taxa. Além disso, a Vale passará a pagar mensalmente cerca de 25 milhões de reais ao Pará.
Do outro lado do ringue, o Pará acabou diminuindo a alíquota da taxação, de 6,90 reais para 2,30 reais a tonelada. Em contrapartida, a Vale desistirá da ação judicial questionando o imposto.

TSE prepara julgamento de prefeito do PMDB

Entrou em processo de preparação para julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o recurso eleitoral especial do prefeito e candidato à reeleição Jardel Vasconcelos (Monte Alegre), que concorreu ao cargo na condição de sub judice.
O peemedebista, o mais votado na eleição, com 12.521 votos, teve o registro de sua candidatura indeferido pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará por enquadramento na Lei da Ficha Limpa (contas reprovadas).
Ele recorreu, então, ao TSE.
A expectativa é que Jardel seja julgado essa semana. O TSE tem sessão ordinária às terças e quinta-feiras.
A ministro Dias Tofolli é o relator do processo.
A Procuradoria Geral Eleitoral se manifestou pela manutenção da sentença dada pelo TRE paraense.

Fonte: Blog do Jesso

Mais de 900 candidatos participam do ENEM em Óbidos

Neste final de semana 3 e 4 de novembro está sendo realizado em todo Brasil, horário de verão,  as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais de 261 mil estudantes paraenses, farão a prova do ENEM.
Os portões foram abertos às 12 horas (horário de Brasília, ou seja, às 11 horas no Pará). Fecham às 13 horas (horário de Brasília), equivalente a meio-dia no Pará.  Os mesmos horários serão mantidos neste domingo, com a realização das últimas provas.
Em Óbidos mais de 900 alunos estão participando do ENEM e as provas estão sendo realizadas  em duas escolas:  São José e Raimundo Chaves.
Neste sábado (3) fizemos algumas imagens dos alunos ingressando na Escola São José, onde a maioria dos candidatos realizaram as provas, sendo que alguns candidatos chegaram atrasados e não puderam mais entrar e ficaram sem fazer a prova.
Os candidatos do ENEM estão concorrendo a vagas no ensino superior de várias universidades públicas brasileiras, onde os mesmos optaram por um determinado curso. Nas universidades particulares, com as notas do Enem, poderão concorrer a bolsas do ProUni.
Neste sábado (3) foram realizadas as provas com questões de ciências humanas e ciências da natureza. Neste domingo (4), é a vez dos candidatos provarem o que sabem sobre linguagens, matemática, além da redação.
Os participantes poderão ter acesso ao resultado das provas a partir de 28 de dezembro.
Informações e fotos de Vander N Andrade.

Documentário “Ecos de uma Revolução” será filmado em Óbidos

Está em Óbidos o Diretor de Produção Jean Robert Cesar e sua equipe, para realizar o documentário denominado “Ecos de uma Revolução”, o qual abordará quatro eixos: A revolução constitucionalista de 1932; O conflito naval; O papel da marinha de guerra e mercante na Amazônia e Como se perdem fatos importantes para a memória da Amazônia no percurso da história.
A equipe de Jean Cesar, que foi apresentada por Jorge Ary Ferreira, se reuniu nesta quarta feira (31) na Casa da Cultura com a comunidade obidense para explicar o Projeto. Segundo Jean, o documentário é uma leitura do dia da batalha fluvial mais representativa de nossa história recente, ocorrida no Rio Amazonas em 24 de agosto de 1932 em plena revolução constitucionalista que exigia do Presidente Getúlio Vargas a redemocratização do país.
Segundo Jean, o documentário busca oferecer, por meio de narrativas diferenciadas tanto em sua estética quanto em sua estrutura, uma visão assertiva e contundente do conflito. Personagens sensíveis aos temas abordados, populares, acadêmicos vão narrar e conduzir o espectador através da história com uma linguagem acessível, imagens de arquivos e atuais, testemunhos, fotos e documentos vão garantir a compreensão deste importante capítulo da história.
O Documentário “Ecos de uma Revolução” será destinado a TV aberta e por assinatura no Brasil, no exterior e também poderá ser utilizado posteriormente para uso pedagógico na rede pública de ensino.
A equipe do Documentário irá dar entrevistas nas rádios e exibir alguns documentários na Casa da Cultura. Ainda irão divulgar dia e a hora que esses documentários serão exibidos.
www.chupaosso.combr