Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2013

INAURUGAÇÃO DA TV PONTA NEGRA EM TERRA SANTA-PA


Aconteceu no sábado (09/03), em Terra Santa, a festa de inauguração da TV Ponta Negra, Canal 5, afiliada da SBT em Santarém; um evento marcante para a comunidade terrassantense.
O evento teve inicio às 08 horas da manhã, com: ciclismo e corrida para pedestres; durante o dia aconteceram outras atividades esportivas como torneio de vôlei de areia masculino e feminino, natação e corrida de rabetas.
Para fechar com chave de ouro, show musical na Praça de Santa Isabel com as seguintes bandas: Forró Bodó, Banda Simpatia Show, Grupo de Padode Distração e Cajuçara Show. Nos intervalos das apresentações das bandas, foi realizada a entrega das premiações para os vencedores das competições, e a apresentação das pessoas que farão parte da equipe da TV em Terra Santa, com o lançamento do Programa Em Foco TV que irá ao ar aos sábados com programação local.
Serginho Bitencourt colocou em seu discurso um pouco de sua trajetória no meio da comunicação, que, como disse “iniciou com um informativo em folha de A4 com o nome Terra Santa Em Foco, passando para o impresso que abrangeu vários municípios nas proximidades de Terra Santa e a mudança surgiu e se torna Jornal Em Foco, em seguida construiu o site www.emfocoonline.com.br e assumindo a gerência da TV Ponta Negra surge o Em Foco TV. Enfim, uma pequena história que contribui de alguma forma com o meio da comunicação, onde leva informações àqueles que o acompanham. Fazem parte da equipe da TV Ponta Negra em Terra Santa: Átila Correa, Joanini Correa, Rayene dos Santos, Pedro Guerreiro e Serginho Bitencourt”.
Agradecimentos ao senhor Nivaldo Pereira proprietário da emissora pela oportunidade, à engenheira Patrícia e aos técnicos Nildo e Jaime, ao professor Emerson Maciel e a todas de professoras de educação física e que fazem parte do Projeto Esporte na Cidade (Simone Rego, Gracenita Meirelhes, Rita Bechara, Sara Santos, Jéssica Cavalcante e Leiliane Alvarenga), Bombeiros Civis, Policia Militar, Secretaria de Obras (Secretário Odair Albuquerque e toda sua equipe), Prefeitura Municipal (Prefeito Marcílio Picanço), equipe da TV Ponta Negra, Felipe Keiroz e principalmente a todos os patrocinadores e a comunidade em geral, pautaram seu discurso.
“Obrigado a todos!”, finalizou ele.
 
Fonte/Foto: com informações de emfocoonline.com.br/Serginho Bitencourt

Evento em Oriximiná inaugura mestrado em Biociências da UFOPA

A Universidade Federal do Pará (UFOPA) realizará de 14 a 16 de março de 2013, no Campus de Oriximiná, a “I Reunião de Integração em Biociências: do Ensino Fundamental ao Doutorado”.
O evento reunirá pesquisadores de várias regiões do país com o objetivo de inaugurar o mestrado em Biociências, recém-implantado pela UFOPA, além de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas em Oriximiná e região e apresentar à população novas oportunidades de crescimento profissional. O encontro será aberto a alunos e professores da rede pública dos ensinos fundamental e médio, profissionais de áreas afins e correlatas e a toda a sociedade.
O Programa de Biociências da UFOPA (em nível de mestrado) foi recomendado pelo comitê da CAPES (órgão que fomenta e normatiza os programas de pós-graduação no país) com uma proposta inovadora de integração entre pesquisa, ensino e extensão em todos os níveis de formação científica - do doutorado ao ensino fundamental -, em associação com o Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Entre os objetivos do programa estão a ampliação do potencial científico para o conhecimento sobre a região e o compromisso da Universidade com a melhor qualificação do ensino, em especial o básico (fundamental e médio), a precocidade e a qualidade na formação do pesquisador (doutorado) como consequência da preparação antecipada dos níveis anteriores, além de benefícios tecnológicos, educacionais e sociais, em curto prazo, para a população local.
A programação do evento inclui uma mesa-redonda sobre o tema principal, conferências sobre as linhas de pesquisa de docentes pesquisadores da UFOPA e da UFPA, seminários de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) e pôsteres científicos abertos à comunidade acadêmica de graduação e pós-graduação da região.
Confira as normas para apresentação de pôsteres.
I Reunião de Integração em Biociências: do Ensino Fundamental ao Doutorado
Data: 14 a 16 de março de 2013
Local: Campus da UFOPA em Oriximiná
Abertura: Dia 14/3, às 20 horas, no Auditório do Campus. A conferência de abertura será proferida pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA, Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte.
Postado por espocabode.com.br

Fonte: http://www.ufopa.edu.br

Sindicato Rural de Óbidos define data da Feira Agropecuária

Em reunião realizada nesta terça feira (5), o Sindicato Rural de Óbidos, sob a presidência do Sr. Geovani Giordano, foi definida a data da Feira Agropecuária 2013, que será realizada no período de 30/maio a 7 de junho de 2013.
A reunião a aconteceu na Sede do Sindicato Rural de Óbidos, onde os sócios estiveram presentes, os quais tomaram algumas decisões. Definiram que no dia 4 de maio haverá um Leilão de animais, para angariar fundos para realização da Feira Agropecuária, onde esses animais a serem leiloados, serão doados pelos pecuaristas de Óbidos, como nos anos anteriores.
Informaram também, que o Parque de Diversões já está garantido, como atrativo para os visitantes, durante a Feira. Ficou definido que o transporte será feito pela Balsa do Sr. Romualdo Amaral.
Quanto ao Rodeio não ficou definido que virá uma estrutura de fora, mas existe a possibilidade de utilizarem da estrutura de Oriximiná, numa parceria entre os Sindicatos dos dois Municípios, com a utilização de animais da região.

Informações e fotos de Odirlei Santos.

5 mil empregos devem beneficiar mão-de-obra na região

Belo Monte contrata 5 mil novos operários
Com o cronograma atrasado, a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, terá 5.000 operários a mais que o previsto inicialmente para o pico da obra, chegando a 28 mil homens.
Esse batalhão de trabalhadores representa 18% da população de Altamira, onde fica o canteiro de obras.
O objetivo da medida é finalizar o ano com 50% do empreendimento concluído, deixando o cronograma folgado para o restante dos trabalhos.
De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), 33,4% da obra deveria estar concluída no fim do mês passado. A Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, disse que o andamento atual está “próximo dos 30%”, mas não informou o percentual exato.

Fonte: Jornal Folha de S. Paulo


Reitor do IFPA Visitará Santarém e Óbidos

Campus do IFPA de Santarém entregará certificados a alunos de 32 cursos especificados
 
 
 
 
Campus do IFPA de Santarém entregará certificados a alunos de 32 cursos especificados
Campus do IFPA de Santarém entregará certificados a alunos de 32 cursos especificados
No próximo dia 22 de março, o IFPA Campus Santarém fará a entrega de Certificados aos alunos concluintes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC – 2011.
Na ocasião, mais de 700 alunos estarão recebendo suas certificações referentes aos 32 cursos realizados. Para esta cerimônia estará presente o Magnífico Reitor do IFPA – Professor Élio Cordeiro, acompanhado de Pró-Reitores do Instituto Federal do Pará. A cerimônia irá acontecer no Auditório do Campus Santarém, nodia 22 de março, às 19:30h.
No dia 23 de março, o Reitor, Pró-reitores e a equipe de Gestão do Campus Santarém, seguem para o município de Óbidos. Lá receberão oficialmente o prédio do Campus naquele município, já com 80% da obra construída e finalizada. Em seguida a equipe técnica de engenheiros do IFPA fará a supervisão para ajustes e adequações, para que em momento seguinte seja definitivamente inaugurado.
O IFPA já realizou processo seletivo naquele Município no ano de 2012 e a partir do segundo semestre deste ano as aulas devem iniciar, já no próprio prédio pedagógico do IFPA. Os cursos a serem iniciados em Óbidos são Técnico em Geologia e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

Fonte:  Maria Buchalle/Tarú


Alcoa e Sindicato assinam termo suspendendo possibilidade de greve

A Alcoa informa que suas operações no município de Juruti (PA) estão funcionando normalmente. A companhia está, desde o início deste ano, em processo de negociação do acordo coletivo de trabalho junto ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Minerais Não-Ferrosos do Oeste do Pará (STIEMNFOPA), que possui uma nova diretoria há três meses.

No decorrer desta semana, a Alcoa havia recebido uma notificação do Sindicato sobre a possibilidade de realização de uma paralisação dos trabalhadores. No entanto, como o processo de negociação nunca foi interrompido, empresa e Sindicato acordaram que não haverá greve até que os trabalhadores apreciem a proposta da empresa, que será submetida ao Sindicato na próxima segunda-feira, 11 de março.

É importante destacar que a Alcoa respeita o direito de manifestação dos funcionários, mas ressalta que o processo de negociação vem ocorrendo com tranquilidade e não há, neste momento, nenhum impasse que justifique tal atitude. Uma paralisação é prejudicial não apenas para a empresa, mas também para os seus funcionários diretos e indiretos, bem como para o próprio município. Este tipo de ação dificulta o processo de negociação e atrasa a definição do acordo.

Independentemente de todos os desafios do negócio, que vive um cenário de altos custos de produção e baixos preços, a empresa oferece aos funcionários um pacote de remuneração e benefícios compatível às melhores e maiores minerações da região Norte do País, quase todas em situação econômico-financeira mais favorável.
Para definir o que é uma remuneração adequada, a empresa adota uma metodologia reconhecida no mercado, que é a pesquisa salarial entre empresas do mesmo setor e do mesmo porte. Esta pesquisa é conduzida pela empresa independente Towers Watson e foi realizada em 2012. Foram consideradas na análise 11 empresas de mineração de grande porte, notadamente aquelas localizadas na região Norte do País.

O estudo demonstrou que o salário médio de um funcionário horista de Juruti está acima da mediana das empresas pesquisadas. A companhia destacou-se também pelo pacote de benefícios oferecidos, que é qualitativamente diferenciado do oferecido pelo mercado. A companhia emprega direta e indiretamente cerca de duas mil pessoas no município. Sendo que 75% dos funcionários e 83% dos contratados que trabalham na operação são paraenses, em sua grande maioria, da região Oeste do Pará. Por meio dos investimentos em educação básica e qualificação profissional, a empresa capacitou para o mercado de trabalho, entre os anos de 2006 e 2012, mais de três mil pessoas, em 210 turmas de mais de 60 tipos de cursos de formação. 90% dos alunos formados pela parceria Alcoa/Senai são cidadãos jurutienses ou dos municípios do entorno.

Cabe ressaltar que não é verdadeira a informação de que os salários da unidade estariam congelados. A empresa ofereceu reajustes de 12,42% em 2010, 6,47% em 2011 e 6,08% em 2012. A proposta da empresa para este ano é de 6,2%, que equivale ao indicador INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) somado ao abono salarial. Além do pacote tradicional de benefícios, a empresa propõe continuar ofertando aos trabalhadores residentes fora de Juruti passagens para o período de férias e folgas, conforme política da empresa.

Esta forma de atuação rendeu à empresa diversos reconhecimentos do mercado, como a sua inclusão, pela 11ª vez, na lista das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo o Great Place to Work Institute. A Alcoa sempre esteve e continua aberta ao diálogo transparente com o Sindicato. Esse é o compromisso da empresa com seus funcionários, com a comunidade jurutiense e com o Estado do Pará.

Assessoria de Comunicação da Alcoa Mina de Bauxita de Juruti
Temple Comunicação – (91) 3205-6500
Rosana Maciel – (91) 8296-0517
Juliana Gatto – (91) 8896-7216