Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ENCHENTE EM ORIXIMINÁ - DADOS RECENTES


Todos os anos, o período de enchente e seca dos rios, modifica as paisagens e interfere, principalmente, na vida dos ribeirinhos, com maior ou menor intensidade. Neste ano, estamos assintindo a uma enchente considerada uma das maiores de todos os tempos, levando vários municípios da Amazônia a decretarem situação de emergência. Somente no Pará são 16 municípios nessa situação, entre eles, Oriximiná.

De acordo com dados da prefeitura de Oriximiná, foram atingidas 129 comunidades rurais deixando 1783 casas tomadas pela água. São mais de 16.400 pessaos afetadas pela enchente; dessas 582 não tem para onde ir.

O município tenta atender às necessidades dos ribeirinhos, dispondo unicamente de recursos próprios. A compra de madeira é maior solicitação dos comunitários, que a utilizam para a construção de marombas (assoalhos suspensos) dentro das residências que não estão totalmente submersas, bem como para disposição de animais como suínos, caprinos, bovinos e outros.

Até o momento não houve a destinação de recurso federais para o município, em função de este não ter instituído um Departamento de Defesa Civil.

Felizmente esta semana, o nível do rio começou a descer.

CCJ aprova ficha limpa para nomeações no serviço público

A Comissão de Constituiçaõ e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira, 23, o projeto que exige ficha limpa para os servidores públicos.
 
A proposta vale para quem for assumir ou já ocupa cargos de confiança nos governos Federal, Estaduais e Municipais.

A Proposta de Emenda à Constituição estende os efeitos da Lei da Ficha Limpa para a nomeação de cargos em comissão e funções de confiança nos governos federal, estaduais e municipais. Além de cumprir as obrigações eleitorais, os servidores que vão tomar posse ou ocupam cargos comissionados devem apresentar um conjunto de documentos que comprovem que eles estão em dia com a Justiça. 
O relator da matéria, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, argumentou que a adoção da Lei da Ficha Limpa para a nomeação de servidores públicos ajudará no combate a corrupção. "A adoção da ficha limpa na nomeação de ocupantes de cargo em comissão ou função de confiança no serviço público, contribuirá sobremaneira para extirpar da Administração Pública aqueles que cometem ilícitos envolvendo o dinheiro e os demais bens públicos. Afinal, na administração pública não há liberdade ou vontade pessoal. O servidor age em nome do Estado e a sua conduta deve se pautar pela ética e pela boa-fé", declara.

A proposta deve ser analisada em dois turnos de votação pelo plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados. 
FONTE: http://www.senado.gov.br/noticias

Documentário reforça importância milenar das ervas

O filme mergulha num universo complexo de valores e tradições místicas para investigar o uso de ervas medicinais na Amazônia. As filmagens percorreram Belém, Santarém, Oriximiná, Igarapé Miri, São João de Pirabas e Ilha do Marajó. Durante a viagem, a equipe ouviu pesquisadores, médicos, erveiras e mateiros.


Quando o médico Dráuzio Varella atacou o uso de ervas e fitoterápicos na série “É bom pra quê?”, exibida no Fantástico, em 2010, finalmente fez florescer na cineasta Zienhe Castro uma ideia que havia sido plantada há tempos. Revelar a todos a tradição milenar do uso de ervas na Amazônia, de uma forma completa e despida de preconceito.
“Este episódio só reforçou a vontade de lançar o documentário. Achei desrespeitoso ele colocar tudo no mesmo saco e dizer que tudo é charlatanismo. A questão é complexa, mas creio que é possível um diálogo, sem invalidar o conhecimento milenar das ervas medicinais”, afirma.
A resposta veio na forma do curta “Ervas e Saberes da Floresta”, que teve sua pré-estreia no último dia primeiro, durante a noite de comemoração do centenário do Cine Olympia. Segundo a diretora, a pesquisa para realização do filme consumiu sete anos, influenciada por suas experiências pessoais. “Cresci tomando banho de cheiro, acreditando em simpatia e mandinga. As ervas, os chás, as garrafadas fazem parte da nossa cultura e dizem muito a respeito do que somos e acreditamos. Fazer o documentário foi uma forma de me definir também”, explica.
O filme mergulha num universo complexo de valores e tradições místicas para investigar o uso de ervas medicinais na Amazônia. As filmagens percorreram Belém, Santarém, Oriximiná, Igarapé Miri, São João de Pirabas e Ilha do Marajó. Durante a viagem, a equipe ouviu pesquisadores, médicos, erveiras e mateiros.
O projeto foi classificado entre os 100 melhores roteiros cinematográficos do Brasil para documentários no edital do Ministério da Cultura e também entre os 20 roteiros selecionados pelo edital de audiovisual do Programa Petrobras Cultural em 2010. “Ervas e Saberes da Floresta” se prepara para virar um longa, que deve estrear no ano que vem.
Sob a nova perspectiva, a diretora fala em entrevista ao VOCÊ sobre a produção do curta e a sua jornada para filmá-lo.
Vez e voz às mulheres
Como surgiu teu interesse pelo tema e quando teve início a pesquisa?
R - Em 2003, durante um seminário ocorrido em Belém, organizado pela Casa de Estudos Germânicos, sobre Ervas da Amazônia. Lá eu conheci o Wagner Barbosa, professor de Farmácia da UFPA (Universidade Federal do Pará) e comecei a escrever o projeto. Foi uma pesquisa de quase cinco anos, com a orientação e colaboração do professor, que estuda e mapeia o estado do Pará na sua pesquisa acadêmica. Ele foi fundamental para o desenho final do roteiro e escolha das locações. Rodamos o filme em abril de 2011 durante três semanas. Percorremos vários municípios e diversas comunidades quilombolas e ribeirinhas da Amazônia paraense, entre eles, Oriximiná, Soure, Salvaterra, Santarém e Alter do Chão.
P - Como a população utiliza as ervas no Pará?
R - Existem muitas associações da sociedade civil organizada cultivando hortas e produzindo remédio “caseiro” com as ervas medicinais. Laboratórios artesanais em várias localidades. Existe o uso medicinal e o uso místico.
P - De onde vem essa tradição?
R - A raiz de tudo vem dos povos indígenas e sofre forte influência africana. E a religiosidade permeia quase todas as práticas e usos. Têm até médicos, padres e freiras da igreja católica coordenando projetos de hortas medicinais e laboratórios de produção de xaropes e cápsulas naturais.
P - Durante as filmagens, o que mais te chamou atenção nesses locais?
R – A forte presença da mulher. A força, a determinação, a união e a perseverança das mulheres amazônidas. São lugares inóspitos, sem nenhuma condição favorável, e elas acreditam veementemente que vale a pena cultivar, manter as tradições e o uso milenar desses saberes. É incrível!
R - Qual é seu objetivo com o filme?
R - Resguardar e dar vez e voz as mulheres depositárias desse saber milenar. Nos centros urbanos tudo já se perdeu e se misturou, mas nas comunidades caboclas ainda se tem muito respeito pela sabedoria das curandeiras. Elas são consideradas em muitas comunidades as “médicas da natureza”, muitas vezes só há elas para atender uma urgência. O registro das práticas também é importante para o nosso acervo cultural. Esse tema é urgente e importante para salvaguardar a nossa cultura e identidade, enfim, preservar as nossas tradições.
P - Em 2010, a série ‘É bom pra quê?’, da rede Globo, em que o médico Drauzio Varella investigou o uso de ervas e fitoterápicos, provocou controvérsias e a reação imediata de milhares de farmacêuticos e entidades ligadas à saúde em todo o Brasil, ao colocar em xeque a credibilidade da Política Nacional de Fitoterapia, adotada pelo Ministério da Saúde. Qual a sua opinião a respeito da política e da abordagem defendida pelo médico, deflagrada em rede nacional?
R – Achei extremamente radical e preconceituosa. Vou mais longe, achei desrespeitoso ele colocar tudo no mesmo saco e dizer que tudo é charlatanismo. É um pouco irresponsável. Acho correto ter os cuidados necessários com o uso de qualquer tipo de medicamento, seja ele alopático, homeopático ou, ainda, fitoterápico. Este episódio, inclusive, só reforçou a vontade de lançar o documentário. A questão é complexa, mas creio que é possível um diálogo.
P - Como pesquisadores encaram esse uso?
R - Existem grupos de pesquisa em todo o Brasil coordenados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde) com um trabalho muito sério neste segmento. Participei de alguns encontros promovidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz, e fiquei muito impressionada. Encontrei médicos que já dialogam com essas práticas e validam o uso de algumas plantas e óleos, e incentivam o uso nas comunidades. Inclusive existe uma lista de 70 fitoterápicos com uso autorizado pelo Ministério da Saúde e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Estamos avançando.
P - Que contribuições, na sua opinião, o documentário dará para o tema?
R - Acho arrogante de minha parte acreditar que o filme possa contribuir efetivamente no âmbito da validação desses saberes, mas acredito na força e na verdade dessas mulheres. O meu recorte é de gênero, é antropológico. Quero propor uma reflexão sobre o valor cultural desse saber tradicional e dessas mulheres que acumulam e transferem esse conhecimento ancestral. O material que temos é tão vasto e rico, que fui convidada por uma produtora do Sul para finalizar uma versão em longa-metragem que será lançado em 2013. Que os poderes da encantaria da Floresta digam amém!

Diário do Pará, quinta-feira, 24/05/2012

Comitiva da Diocese alemã visitará Óbidos

A Diocese de Óbidos receberá no dia 26 de maio, a comitiva alemã da Diocese de Wurzburg, Alemanha, a qual visitará o município de Óbidos, onde foi montada uma programação, a qual encerrará no dia 06 de junho.

Conforme documento divulgado, no dia 28, em uma coletiva à imprensa, serão apresentadas as motivações e as perspectivas do representantes da Diocese alemã em relação à parceria firmada com a Diocese de Óbidos.
Conforme a programação, a comitiva chegará em Santarém no dia 25, em Óbidos no dia 26 e no dia 28 darão um coletiva.
Veja a programação da visita.
Informações de Odirlei Santos

Artistas de Prainha apresentam seus trabalhos no “Cultura na Praça”

Amanda Engelke
A produção cultural do município de Prainha, foi o destaque do “Cultura na Praça”, projeto itinerante que integra a programação cultural da Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva, na noite da última segunda-feira, 21. Promovida pelo instituto de Artes do Pará (IAP), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto reuniu música, dança e teatro, atraindo centenas de pessoas ao palco montado na Praça Monsenhor Antônio Cunha.
O Grupo Prainha Cidadã, formado por alunos da Escola de Música do município, foi o primeiro a se apresentar. Logo depois foi a vez dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Petestrato, que apresentaram uma encenação do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Os movimentos da dança urbana foram apresentados pelo grupo Free Step, que deu lugar aos grupos de capoeira no centro da praça. A quadra junina foi representada pela Quadrilha Balão Mágico e o teatro pelo grupo Navio Negreiro. A arte do “clown” também fez a alegria da garotada, com as palhaças Estrelita e Aurora, integrantes do Grupo Palhaços Trovadores, que integra a caravana pela Fundação Curro Velho.
A música fechou a noite, com os shows dos cantores Wanderley Vieira, Tom Kennedy Júnior, Bené do Brega e as bandas Redenção, NB4, Detroit e Néctar Show. "Para nós é muito gratificante. Pela primeira vez na nossa gestão estamos recebendo uma atividade como esta, que vem somar na divulgação dos nossos artistas. O IAP nos disponibilizou o apoio técnico que estávamos precisando”, declarou a secretaria de cultura, Isabel Catunda.

Ler mais: http://www.tribunadacalhanorte.com.br/news/artistas-de-prainha-apresentam-seus-trabalhos-no-%e2%80%9ccultura-na-pra%c3%a7a%e2%80%9d/

Caravana Pro Paz leva cidadania a população de Prainha

Cora Coralina
A emissão da segunda via de certidão de nascimento foi o serviço mais procurado pela população de Prainha, durante a presença da Caravana Pro Paz Cidadania no município. O atendimento jurídico e social foi feito pela Defensoria Pública do Estado e pela Secretaria de Assistência Social (Seas), que contabilizaram cerca de 1,5 mil emissões durante os três dias de ação.
A perda dos documentos, rasuras e a ausência do selo de segurança exigido pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJE) a partir de 2002 motivaram a procura. O pescador Rosivaldo Pereira de Souza, 43 anos, aproveitou a oportunidade e trocou o seu registro de nascimento, que não tinha o selo obrigatório e que o tempo se encarregou de avariar. “Conseguir um benefício como este em Prainha é muito difícil. Fico muito feliz de ter trocado, em uma manhã, o meu CPF e a minha certidão de nascimento. Agora poderei receber meu seguro desemprego tranquilo”, disse.
A procura pelo documento é grande em todos os lugares por onde a caravana passa. A certidão de nascimento é importante porque sem ela diversos benefícios ficam indisponíveis, já que o documento é exigido para tirar a carteira de identidade e o CPF – fundamentais para acessar as políticas públicas governamentais. A Defensoria Pública trabalha junto ao Pro Paz com o objetivo de garantir a cidadania da população.
“Em Prainha a demanda é direcionada à necessidade maior da população: segunda via de certidão. Em Almeirim, o processo de restauração era o principal serviço procurado, e lá fizemos mais de 60 audiências e 60 sentenças de restauração, porque o cartório da cidade pegou fogo na década de 1980 e a população não tinha como provar suas certidões nos livros. Foi um fato inédito, que nos deixou muito feliz”, explicou o defensor público Raimundo Elias.
Identidade – Em meio a tantos casos de pessoas que precisavam emitir a segunda via da certidão de nascimento por causa de rasuras ou para fazer retificações, chamou atenção o caso de Antônio Gomes da Silva, 58 anos, que nunca teve nenhum documento com seu nome. Morador na comunidade Cupim, um vilarejo a 75 quilômetros de Prainha, ele procurou o auxílio da Caravana Pro Paz porque nenhuma instituição do município conseguiu resolver seu caso, considerado atípico pelas autoridades.
Antônio foi trazido ao Pará aos 3 anos de idade por um casal de cearenses, depois de ter sido adotado. A adoção, porém, nunca foi formalizada, o que acarretou transtornos ao agricultor durante toda sua vida. Depois da morte dos pais adotivos, o menino cresceu morando na casa de vizinhos. Analfabeto, o homem não sabe nem a data de seu aniversário.
“Nunca comemorei aniversário e não sei a data em que nasci. Pode colocar a data de hoje aí nos documentos. Gostaria de conseguir resolver minha situação. Se isso acontecer, é como se eu tivesse nascido hoje”, disse ele, que saiu do lugar onde mora às 3 horas para chegar ao centro de Prainha às 11. Ele foi atendido primeiramente pela assistente social da Seas Soraia Reis, que identificou a situação delicada e encaminhou o caso aos serviços da Defensoria Pública.
O advogado Wady Charone, da Defensoria, ficou surpreso com a situação. “Nunca vimos um caso assim, nem durante a caravana no Marajó, nem em Belém. Geralmente as pessoas têm pelo menos o nome da mãe, no caso dele, não se tem o nome de nenhum parente”, afirmou. A Defensoria Pública atua na Caravana Pro Paz por meio do projeto Balcão de Direitos, a partir do qual centenas de pessoas puderam ser orientadas juridicamente quanto às mais diversas necessidades e de forma gratuita.

Ler mais: http://www.tribunadacalhanorte.com.br/news/caravana-pro-paz-leva-cidadania-a-popula%c3%a7%c3%a3o-de-prainha/

Professores de Monte Alegre chagam a salários superior a R$ 4 mil por mês

Waldiney Ferreira
Professores de Monte Alegre vivem momento histórico, são contemplados com aumento salarial. O reajuste ultrapassou a casa dos 20%, ou seja, um professor de nível superior com 200 horas agora já vai receber no próximo salário valor de R$ 4.079,29 valor bruto, o que significa que o salário base é R$ 1.599,72 e com as vantagens chega ao valor mencionado.
O educador de nível médio com mesma carga horária receberá salário base de R$ 1.451,00 e com as vantagens chegará a um montante de R$ 2.539,25. Os professores da rede municipal todos os anos terão aumento salarial, isso porque no governo atual aprovou o tão sonhado Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR).
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Monte Alegre, os educadores sempre foram respeitados pelo poder executivo e, isso não é somente na área salarial, mas também com estrutura de escolas, transporte escolar, merenda de qualidade e claro que também com incentivo para que todos os educadores possam ter terceiro grau, antes quem queria ter nível superior tinha que sair da cidade, mas a prefeitura resolveu esse problema trazendo as faculdades para o município, assim todos estudam sem sair de perto de seus lares.
O governo de Monte Alegre colocou em prática o PCCR, com isso dando mais tranquilidade e segurança aos profissionais de educação. O impacto para o reajuste dos professores vai ultrapassar a casa dos 350 mil reais.

Ler mais: http://www.tribunadacalhanorte.com.br/news/professores-de-monte-alegre-chagam-a-salarios-superior-a-r%24-4-mil-por-m%c3%aas/

Defesa Civil do Pará divulga balanço parcial das cheias no oeste do estado

Defesa Civil do estado do Pará continua em alerta.

Diminuição do nível dos rios nos últimos nove dias pode se manter.

Do G1 PA
1 comentário
Cheias no Pará preocupam. 10 dos 14 municípios da região decretaram situação de emergência
(Foto: Reprodução/Globo News)
A Defesa Civil do Pará divulgou na última terça-feira (22) um balanço parcial da situação dos municípios do oeste do estado afetados pela cheia no Baixo Amazonas. Segundo o Tenente Coronel Almeida, já existe uma diminuição do nível dos rios Amazonas e Tapajós.
Ainda segundo o representante da Defesa Civil, a tendência pode se consolidar. "Nos últimos nove dias, o nível dos rios já baixou de 8.04 para 7.92. Não é certo, mas vamos esperar que sim", torce.
Das 06 (seis) mesorregiões que compõem o Estado do Pará, apenas a mesorregião do baixo amazonas apresenta um quadro preocupante, onde 10 dos 14 municípios da região decretaram situação de emergência.
A declaração é feita através das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Alenquer, Porto de Moz, Óbidos, Almeirim, Monte Alegre, Prainha, Terra Santa, Curuá, Oriximiná e Santarém), cujos processos de reconhecimento encontram-se em análise no Ministério da Integração Nacional / Secretaria Nacional de Defesa Civil – MI/SEDEC.
Até esta terça-feira (22), os municípios de Alenquer, Óbidos, Porto de Moz, Monte Alegre e Prainha tiveram seus processos reconhecidos.
Assim, o cenário apresentado exige monitoramento ininterrupto por parte da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, uma vez que os modelos hidroclimáticos descrevem um aumento dos níveis das Bacias do Rio Amazonas, Tapajós e seus afluentes.
Todos os meios de gerenciamento de desastres para minimizar os danos humanos e materiais estão mobilizados. Equipes da FUNASA foram deslocadas para mensurar o nível de risco do aparecimento de prováveis doenças, verificar a condição de potabilidade da água , além do levantamento da necessidade de medicamentos. O serviço de beneficiamento e distribuição de madeiras às comunidades afetadas também já foi iniciado.
O processo de liberação de recursos solicitados pela CEDEC/PA, disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional, já está em andamento. Os principais recursos são para ações de socorro, assistências às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais, assim como a continuação do serviço de beneficiamento e entrega de madeira aos municípios afetados pela enchente.
Conforme boletins hidroclimáticos, do Sistema Proteção da Amazônia - SIPAM e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM, há previsão de elevação das bacias dos rios Tapajós e Amazonas nos Municípios de Santarém e Óbidos respectivamente.
Atualmente contabilizam-se 23.031 (vinte três mil e trinta e uma) famílias afetadas pelos desastres na mesorregião, com registro de 172 (cento e setenta e duas) famílias desabrigadas.

Segurança pública discute o combate à criminalidade na faixa de fronteira

Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Agência Pará de Notícias
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizam, no período de 27 a 31 de maio, o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras, o IV Encontro Técnico dos Interlocutores da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras e o III Encontro Nacional do GT de Comunicação Integrada e Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras. Os três eventos ocorrerão, simultaneamente, nas instalações da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no município de Oriximiná, região oeste do Pará.
O objetivo é promover discussões sobre segurança pública na faixa de fronteira, com a participação de representantes da comunidade local, autoridades estaduais, municipais e federais e dos interlocutores do Programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, o Enafron, nos Estados fronteiriços.
O encontro será aberto, na manhã do dia 28, segunda-feira, com a apresentação de Alex Jorge das Neves, gerente do Programa Enafron, do Ministério da Justiça, e do coronel PM José Roberto Damasceno, chefe do Escritório de Projetos da Segup e interlocutor do Enafron no Pará, que falará sobre o Plano Estadual de Segurança Pública na Fronteira do Pará.
Em seguida, haverá palestras sobre os seguintes temas: “O papel do Departamento de Polícia Federal no combate aos ilícitos transnacionais nas regiões fronteiriças do Pará”, com o delegado da Polícia Federal Benedito Raimundo Beraldo Júnior, coordenador regional da Operação "Sentinela" e “A polícia comunitária nos municípios fronteiriços do Estado do Pará”, proferida pelo capitão PM Marcelo Ribeiro, comandante da 12ª Companhia da Polícia Militar, sediada em Oriximiná.
O evento segue, no período da tarde, com uma apresentação sobre “O trabalho da inteligência no combate aos crimes fronteiriços, as estatísticas criminais e as apreensões nos municípios fronteiriços no Estado do Pará”, com Antônio Cláudio Farias, secretário adjunto de inteligência e Análise Criminal, da Segup.
A programação continua com uma mesa redonda que vai discutir “O papel da Polícia Civil e da Perícia Técnica na prevenção e repressão aos crimes na fronteira do Estado do Pará”, com o delegado da Polícia Civil Gilberto Aguiar e o perito criminal Paulo Roberto Pinto, além de outras duas palestras: “Integração e colaboração entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública nas regiões fronteiriças do Pará”, proferida pelo coronel do Exército Brasileiro Anísio David de Oliveira Júnior, chefe do Estado Maior da 8 Região Militar e “O papel das instituições de ensino superior no estudo das problemáticas de segurança pública nas regiões fronteiriças do Pará”, com Silvana Canuto Medeiros, vice-presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBIO).
A programação encerra com visitas técnicas dos interlocutores às unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil, sediadas em Oriximiná. Nos dias 29 e 30 de maio, a programação do evento será destinada exclusivamente ao II Encontro do GT de Comunicação Integrada e Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira.
A abertura do evento vai contar com a presença do vice-governador do Estado, Helenilson Cunha Pontes; secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha; representantes do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Enafron no Pará
O Governo Federal instituiu o Plano Estratégico de Fronteiras, por meio do decreto nº 7.496, de 8 de junho de 2011, com o objetivo de fortalecer a prevenção, controle, fiscalização e repressão aos crimes transfronteiriços e aos delitos praticados na faixa de fronteira brasileira. O programa prevê a execução de inúmeras ações e projetos com foco nos órgãos estaduais de segurança pública, buscando o aprimoramento da prestação dos serviços da área, o fortalecimento da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da população.
O Governo do Pará aderiu ao Enafron por meio de um termo assinado no dia 30 de dezembro de 2011, que visa a implementação, o desenvolvimento e a consolidação de um conjunto de ações imediatas nos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social que atuam na faixa de fronteira. Entre os objetivos do Enafron está a instalação da Câmara Técnica de Fronteira, em Belém; implementação dos núcleos integrados de Inteligência; estruturação de unidades especializadas de fronteira da Polícia Militar; reaparelhamento de centros integrados e unidades de perícia científica e das polícias Militar e Civil; fortalecimento da segurança pública, entre outras ações, a fim de integrar objetivos comuns entre o Ministério da Justiça e o Estado do Pará.
As regiões paraenses definidas como diretamente afetadas pela problemática transfronteiriça envolvem os municípios de Oriximiná, Óbidos, Almeirim e Alenquer (oeste paraense), o eixo do rio Amazonas e costa e contra costa do arquipélago do Marajó.


Texto:
Lene Alves - SEGUP
Fone: (91) 3184-2513 / (91) 8883-5810
Email: segup.pa@gmail.com / lenealves13@gmail.com

Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social
Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305. Belém-PA. 66023-700
Fone: (91) 3184-2525 / 2555 / 2500
Site: www.segup.pa.gov.br Email: segup.pa@gmail.com

Corinthians passa pelo Vasco na libertadores


DESTAQUES DO JOGO
  • lance capital
    Cássio

    Aos 18 minutos do segundo tempo, Diego Souza parte sozinho do meio de campo e bate fraco, na saída de Cássio, que espalma e opera o milagre.
  • decepção
    Juninho

    O meia errou até mesmo nas faltas, sua especialidade. No segundo tempo, não conseguiu mais jogar. Só ficou em campo para os pênaltis, que não vieram
  • arbitragem
    Elogios

    Leandro Vuaden apitou de acordo com a tensão do jogo. No início, economizou nos cartões. Depois, deu sete amarelos e controlou o jogo
A CRÔNICA
por Alexandre Lozetti
631 comentários
Faltam quatro jogos. 360 minutos. A contagem regressiva do bando de loucos para o título da Libertadores está menor. Um bando que recebeu até o reforço do técnico Tite para comemorar o gol redentor de Paulinho. Gol que decretou a vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Vasco, afastou um fantasma de outros tantos anos, que quase encarnou em Diego Souza, mas que foi exterminado pela cabeça do volante, um dos melhores jogadores deste time vitorioso.
Em jogo tenso, dramático, disputado da forma mais digna por todos que estiveram em campo, um gol aos 42 minutos do segundo tempo deixou o Pacaembu em êxtase. Tite, que havia sido expulso, não deixou de comandar a equipe. Juntou-se aos 35.974 pagantes, chamou Liedson e Willian até o alambrado para dar instruções e deu recados que passavam por três bocas até chegar aos seus jogadores. Classificação inesquecível, assim como a eliminação do Vasco, que viu Diego Souza partir sozinho do meio de campo em direção ao gol, mas parar em sua incompetência e no tamanho de Cássio, que se agigantou à sua frente.
O Corinthians só saberá o adversário da semifinal após os resultados desta quinta-feira. Se o Santos reverter a vantagem do Vélez (ARG), que venceu por 1 a 0 em Buenos Aires, haverá um clássico paulista. Mas se os argentinos saírem da Vila Belmiro classificados, vão cruzar com o Boca Juniors, pois o regulamento força encontros de equipes do mesmo país até a semi. Nesse caso, o Timão enfrentará o vencedor do confronto entre Universidad-CHI, que joga em casa e pode até empatar sem gols, e Libertad-PAR.
Corinthians x Vasco, Eder Luis (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) Eder Luis, do Vasco, recebe marcação de Ralf, do Timão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Beleza em cada gota de suor
Os fãs de dribles e lances espetaculares não devem ter ficado felizes com o primeiro tempo. Mas quem consergue enxergar beleza em cada gota de suor deixada no gramado ficou satisfeito. Respeito pelo adversário e medo de sofrer um gol decisivo se misturavam e faziam os jogadores pensarem duas vezes antes de arriscar um chute, os goleiros preferirem socar a bola do que arriscar segurá-la.
Espetáculo mesmo deram os torcedores corintianos. Com mosaico e cumprindo o roteiro de músicas distribuído na véspera, fizeram barulho ensurdecedor no Pacaembu. Só não conseguiram abalar o Vasco, liderado pela experiência de Juninho. Em campo, a ausência de um centroavante causou dificuldade ao anfitrião. Enfiado entre os zagueiros, Alex não rendia. Quando ele tentava buscar o jogo no meio, faltava a referência para as tabelas. Por isso o Timão insistiu pelas laterais. Numa dessas jogadas, a bola sobrou para chute de Emerson, desviado providencialmente pela defesa.
Eram tanta vontade, tanta entrega e tantos carrinhos que as faltas se tornaram inevitáveis. Bom para quem tem Juninho no time. Na primeira chance, Cássio rebateu mal, para o meio da área, e deu sorte de a bola ter batido em Alecsandro, e não o contrário. Na segunda, o Pernambucano mirou o ângulo e errou por pouco. Eder Luis foi o mais acionado e errou muito, além de ter protagonizado lance infantil com Jorge Henrique. Após troca de palavras nada cordiais, o corintiano, sem razão e imprudente, encostou sua cabeça na do vascaíno, que desabou como se fosse atingido por uma bala de canhão. Leandro Vuaden acabou com a gracinha de ambos com cartões amarelos.
Coube a Paulinho e Fernando Prass o lance de maior emoção na primeira etapa. O volante subiu mais do que parecia ser possível no meio da área e cabeceou bem, mas o goleiro, com direito a pose para os fotógrafos, salvou os cariocas. O melhor estava por vir...
Corinthians x Vasco, Danilo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Danilo tenta a jogada, marcado por Renato Silva (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Drama até o fim
No primeiro minuto do segundo tempo, o camisa 10 Diego Souza dava um carrinho quase na linha de fundo defensiva para evitar um escanteio. Isso e as mesmas formações dos times mostravam que o tom do espetáculo seguiria dramático, mais suado do que vistoso.
Os minutos corriam no mesmo passo em que a tensão dominava o Pacaembu. Depois de Renato Silva errar mais uma saída de bola, o Vasco passou a optar pela famosa bola de segurança, popularmente conhecida como "bicão pra frente".
Tensão que chegou até ao polido Tite. Ao ver Vuaden não marcar falta em cima de Paulinho e, em seguida, dar cartão amarelo a Emerson, que impediu a progressão do rival, o técnico exagerou na dose da reclamação e foi expulso.
Tite, técnico do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Tite comanda o time nas numeradas
(Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)
Sem ninguém para falar muito no banco, Diego Souza teve a chance do tempo, do jogo, da vida do Vasco na Libertadores. O meia interceptou chute de Alessandro no meio de campo e disparou sozinho contra Cássio. Os olhos de mais de 35 mil pessoas estavam arregalados, à espera do confronto, como se fosse um duelo medieval. O chute de pé direito foi fraco e possibilitou o desvio do goleiro, que teve seu nome cantado em tom de agradecimento, alívio e devoção. Para aumentar o drama, na cobrança de escanteio, Nilton acertou o travessão.
A certeza de que cada gol sofrido seria fatal se instaurou de vez, mas os donos da casa cumpriram seu papel de atacar. O Timão sufocou o Vasco em seu campo, em sua área. O chute de Emerson na trave, após desvio de Prass, deixou o bando de loucos engasgados com o grito de gol.
Grito que só sairia após cobrança de escanteio. Paulinho subiu muito de novo e, dessa vez, Fernando Prass não teve como evitar. Tite, nas numeradas, foi ao delírio. A nação alvinegra foi ao delírio. Com a cara que o Corinthians gosta de ostentar, de drama, o time já repete a melhor campanha da história da Libertadores. Mas dessa vez, tem certeza de que pode superá-la.
Corinthians x Vasco, Paulinho (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) Paulinho comemora gol da vitória com torcedor no alambrado (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)- FECHAR A CRÔNICA COMPLETA

Boca empata no fim e elimina Fluminense da Libertadores


Gol de Santiago Silva aos 45 do segundo tempo acaba com chance do jogo ser decidido nos pênaltis. Argentinos na semifinal

HOME Fluminense x Boca Juniors - Copa Libertadores - Tricolores Tristes (Foto: Cleber Mendes) Jogadores do Fluminense após a eliminação na Libertadores (Foto: Cleber Mendes)

LANCEPRESS!

Publicada em 23/05/2012 às 21:20
Rio de Janeiro (RJ)
O Fluminense foi melhor na Bombonera e no Engenhão. Mas no futebol, nem sempre o melhor vence. Em uma partida disputada, Flu e Boca Juniors empataram em 1 a 1, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, e o sonho tricolor de conquistar o título da Copa Santander Libertadores pela primeira vez foi embora. E de forma traumática. Santiago Silva balançou a rede de Diego Cavalieri aos 45 minutos do segundo tempo e classificou os xeneizes para as semifinais.
O lateral-esquerdo Thiago Carleto, que substituiu Carlinhos, expulso no jogo em que o Boca venceu na Argentina por 1 a 0, marcou o gol do Fluminense em cobrança de falta ainda no primeiro tempo.
Fluminense sofre empate no fim e dá adeus à Libertadores

É necessário ter a última versão do Adobe Flash Player para a vizualização desse vídeo. Clique aqui para baixar
E MAIS:
> Santiago Silva provoca: 'Flu fez um gol de sorte'> Falta de atenção é lamentada pelo Fluminense
> Fred: 'Foi desesperador ficar fora'

GALERIA DE FOTOS:
> As imagens de Fluminense 1 x 1 Boca Juniors
BLOG SOCIAL TRICOLOR
> Quem é o culpado na eliminação do Flu?

Os argentinos dão o troco após a eliminação no Maracanã, em 2008, e são os primeiros classificados para as semifinais da competição continental.  Vasco, Corinthians, Santos, Vélez Sarsfield (ARG), Universidad de Chile (CHI) e Libertad (PAR) brigam pelas três vagas restantes.

CARLETO ABRE O PLACAR NO ENGENHÃO
O Fluminense começou a partida pressionando o Boca Juniors, como tinha de fazer já que havia perdido o primeiro jogo por 1 a 0 na Bombonera. E logo aos quatro minutos, Rafael Sobis fez ótima jogada, mas perdeu o ângulo para o chute e arranjou um escanteio.
Essa seria a tônica da primeira etapa. Pressão do Flu e o Boca se segurando como podia, tentando a ligação direta com os atacantes Santiago Silva e Cvitanich. O Flu ia para cima principalmente com os laterais, que chegavam ao ataque com frequência, porém não iam até a linha de fundo e preferiam cruzar da intermediária, sem levar perigo ao gol de Orión.
Em um dos lances de ataque do Tricolor, o árbitro chileno Enrique Osses apitou falta próxima da área. O lateral Carleto ajeitou com carinho e cumpriu o sonho que seu pai teve - de que ele marcaria um gol na partida. Ele soltou a bomba, a bola desviou na barreira e contou com a falha de Orión, que achou que a pelota sairia pela linha de fundo.
O gol explodiu a torcida tricolor que lotou o Engenhão. Empurrado por ela, o Flu continuou a pressão que fez Riquelme, astro dos xeneizes, sucumbir à marcação forte de Edinho.
Aos 30, Thiago Neves - apagado - levou a pior em uma dividida com Roncaglia e saiu para ser atendido. O jovem Wellington Nem chegou a aquecer, mas o camisa 7 voltou, mesmo mancando.
O Boca se segurou a pressão até o apito final do juiz, que teve boa atuação nos 46 minutos inciais.
GOL NO FIM ACABA COM O SONHO DO FLUMINENSE
Com uma postura completamente diferente, provavelmente após uma bronca do técnico Julio Cesar Falcioni, o Boca Juniors lembrou os velhos tempos no início do segundo tempo. O time manteve a posse de bola e não deixou o Fluminense fazer a mesma pressão imposta no primeiro tempo.
    
Jogadores do Boca vibram com gol de Santiago Silva (Foto: Bruno de Lima)
Os argentinos tiveram vários escanteios a favor, mas o sistema defensivo do Fluminense se saiu bem e não sofreu nenhuma chance de perigo. E mesmo melhor, a primeira chance mais clara da segunda etapa foi do tricolor. Aos 16, Thiago Neves cruzou com força para dentro da área, só que Rafael Sobis não alcançou para completar às redes e a bola passou por toda a pequena área.
Com o Boca equilibrando as ações dentro de campo, Falcioni consertou o erro na escalação e colocou Mouche no lugar de Cvitanich. Pouco tempo depois foi a vez de Abel Braga lançar Wellington Nem no lugar do voluntarioso Wágner.
Com as equipes cansadas, a disputa por pênaltis era inevitável. Porém, Santiago Silva apareceu para concluir uma bola que pipocava na pequena área do Flu. A zaga e e Diego Cavalieri tentaram se livrar no perigo. Não conseguiram. A bola entrou e com ela se foi o sonho do Tricolor de conquistar a Libertadores.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 1 BOCA JUNIORS
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 23/05/2012 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (Fifa-CHI)
Auxiliares: Francisco Mondría (Fifa-CHI) e Carlos Astroza (Fifa-CHI)
Renda e público: R$ 1.628,740,00/ 31.280 pagantes / 36.276 presentes
Cartões amarelos: Jean (FLU); Orión, Mouche (BOC)
Gols: Carleto 17'/1ºT (1-0) e Santiago Silva 45'/2ºT (1-1)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson e Carleto; Edinho, Jean e Wágner (Wellington Nem 29'/2ºT); Thiago Neves, Rafael Sobis (Marcos Júnior 44'/2ºT) e Rafael Moura - Técnico: Abel Braga.
BOCA JUNIORS: Orión; Roncaglia, Schiavi, Insaurralde e Clemente Rodríguez; Rivero, Erbes (Sánchez Miño 34'/2ºT), Erviti e Riquelme; Santiago Silva e Cvitanich (Mouche 21'/2ºT) - Técnico: Julio Cesar Falcioni.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/fluminense/Flu-Boca-empatam-tricolor-chega_0_705529640.html#ixzz1vmoeEz2l
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

São Paulo empata com o Goiás e vai à semi da Copa do Brasil

Fabricio Crepaldi
Publicada em 23/05/2012 às 23:52
São Paulo (SP)

 Goiás x São Paulo - Copa do Brasil - Gol do Jadson (Foto: Carlos Costa)

 
Se a crise insiste em entrar no São Paulo por meio dos outros campeonatos, o time faz questão de mandá-la para longe quando o assunto é a Copa do Brasil. Nesta quarta, mais uma vez foi assim. O Tricolor empatou com o Goiás em 2 a 2 no Serra Dourada, se classificou para a semifinal da competição e deu uma trégua no mau momento que atravessa, sobretudo por conta dos problemas entre o técnico Leão e a diretoria.

Na próxima fase, a equipe enfrentará o Coritiba, que se classificou ao vencer o Vitória, em casa. As partidas estão marcadas para os dias 13 e 20 de junho.
O jogo
Os dois times proporcionaram uma partida bastante aberta no Serra Dourada. Não foram poucos os contra-ataques com chances de marcar, como quando Rafael Tolói salvou chute de Cortez em cima da linha. Pelo Goiás, Ricardo Goulart era o mais perigoso.

E foi justamente ele que abriu o placar para os donos da casa. Aos 31 minutos, recebeu belo passe de Iarley e chutou rasteiro de esquerda, sem chances para Denis, aumentando a esperança da torcida, já que a equipe precisava vencer por três gols de diferença para se classificar.

A empolgação, porém, durou pouco. No minuto seguinte, veio o empate do Tricolor. Após bela jogada de Lucas, Jadson chutou de fora da área e fez um golaço, deixando o São Paulo com as mãos na vaga.

O gol trouxe revolta a alguns torcedores esmeraldinos. Dois deles, inclusive, saíram com um prejuízo do Serra Dourada, além da eliminação do Goiás. Isso porque atiraram seus celulares em campo, fato observado e anotado pela arbitragem, que retirou os aparelhos de campo.
Na segunda etapa, o São Paulo jogou tranquilamente e praticamente esperou o tempo passar. Mesmo assim, marcou com Rhodolfo, de cabeça, mas o árbitro anulou alegando falta do zagueiro, que não aconteceu.
Porém, quatro minutos depois, aos 16, não teve jeito e o Tricolor garantiu a classificação. Cortez recebeu de Luis Fabiano na área e, livre, na frente de Harlei, tocou no canto para definir a vaga da equipe na semifinal da competição. Foi o primeiro gol do lateral pelo clube.
A partir daí, o São Paulo pouco foi atacado e segurou o resultado. Desesperado, o Goiás tentou assustar com cruzamentos para a área. Aos 36, conseguiu chegar a um insuficiente empate, em cobrança de falta de Egídio, que contou com desvio em Casemiro para enganar Denis. Depois, porém, não teve forças para alcançar um quase impossível 5 a 2 e se classificar.
As pedradas da torcida no ônibus do São Paulo nada adiantaram e a equipe está na semifinal da Copa do Brasil. Para o esmeraldino, resta lutar na Série B para retornar à elite do futebol brasileiro.
O Tricolor voltará a campo no próximo domingo, quando enfrentará o Bahia, ás 16h, no Morumbi, pelo Brasileirão. Já o Goiás só jogará na próxima terça-feira, contra o Paraná, às 21h, em casa, pela Segundona nacional.
FICHA TÉCNICA:
GOIÁS 2X2 SÃO PAULO
Estádio: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/hora: 23/5/2012 - 22h
Árbitro: Fabricio Neves Correa (RS)
Auxiliares: Nadine Schram Bastos (SC) e Kleber Lucio Gil (SC)
Renda e público: R$ 567.980,00/ 22.232 pagantes
Cartões amarelos: Thiago Mendes e Ricardo Goulart (GOI); Douglas (SPO)
GOLS: Ricardo Goulart 28'/1ºT (1-0); Jadson, 29'/1ºT (1-1); Cortez, 16'/2ºT (1-2); Egídio, 36'/2ºT (2-2).
GOIÁS: Harlei, Peter (Vitor, 28'/2ºT), Rafael Tolói, Ernando e Egídio; Thiago Mendes, Marcos Paulo, Ramon e Thiago Humberto (Eduardo Sasha, 28'/2ºT); Iarley e Ricardo Goulart (Netinho 36'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira.

SÃO PAULO: Denis, Bruno Uvini, Rhodolfo (Rhodolfo, 28'/2ºT) e Edson Silva; Douglas (Rodrigo Caio 31'/2ºT), Casemiro, Cícero, Jadson (Maicon, 48'/2ºT) e Cortez; Lucas e Luis Fabiano. Técnico: Emerson Leão

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Paulo-empata-Goias-Copa-Brasil_0_705529663.html#ixzz1vmnRToOG
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Verdão acorda no fim, bate o Atlético-PR e avança para a semi da Copa do Brasil

 

Com o Furacão pouco perigoso durante os 90 minutos, o Palmeiras fez a lição de casa e está na semifinais da competição

As imagens de Palmeiras 2 x 0 Atlético-PR (Foto: Eduardo Viana) Luan festeja o primeiro gol do Palmeiras (Foto: Eduardo Viana)
Renato Rodrigues
Publicada em 23/05/2012 às 21:26
São Paulo (SP)
Missão cumprida! Depois de um primeiro tempo apagado, o Palmeiras não decepcionou o bom público presente na Arena Barueri e avançou às semifinais da Copa do Brasil, após longos 13 anos de jejum na competição. O 2 a 0 sobre o Atlético-PR, na noite desta quarta-feira, foi o bastante para a torcida alviverde sair feliz do estádio após cantar os 90 minutos. Luan e Henrique marcaram e garantiram a vitória.
Verdão vence Furacão e está na semifinal da Copa do Brasil
É necessário ter a última versão do Adobe Flash Player para a vizualização desse vídeo. Clique aqui para baixar

Com o empate no Paraná por 2 a 2 na última semana, bastava um 0 a 0 para o Verdão avançar. O Furacão, em partida muito ruim, poucas vezes ameaçou a meta de Bruno. Garantido nas semis, o Palmeiras agora aguarda o resultado de Grêmio e Bahia, que se enfrentam nesta quinta-feira. O Tricolor gaúcho ganhou a primeira, fora de casa, por 2 a 1.
O jogo
O primeiro tempo na Arena Barueri não valeu o ingresso. Em frente a um bom público presente no estádio, o Palmeiras não criou praticamente nada. O Atlético-PR, precisando da vitória para conseguir a classificação para as semifinais da Copa do Brasil, era mais objetivo, mas longe de jogar um bom futebol.

Estreando com a camisa alviverde no lugar do suspenso Barcos, Betinho conseguiu sua primeira finalização no gol de Rodolfo somente aos 43 minutos. Valdivia, sumido até então, deu boa enfiada de bola para o camisa 33, que chutou em cima do goleiro.
O Furacão manteve a maior posse de bola, mas não conseguiu penetrar na zaga do Verdão. Guerrón, um dos mais acionados no ataque, errou passes e dribles.
Pelo lado do Palmeiras, quem mais chamou o jogo foi Mazinho. Aceso, o atacante criou os principais (e poucos) lances de perigo para os alviverdes.
A segunda etapa começou tão fria quanto a primeira. Garantindo a classificação com o 0 a 0, graças as dois gols no Paraná, os alviverdes "cozinharam" a partida como puderam. Um chute aqui, outro lá, um drible de Mazinho, um cruzamento de Marcos Assunção... Mas nada para abrir o placar e matar o jogo.
Até que aos 23 minutos, em linda jogada de Maikon Leite, o Verdão fez a lição de casa. O camisa 7, que acabara de entrar, deu um drible da vaca em Renan Foguinho e passou para Valdivia. O Mago, com muita calma, só rolou para Luan empurrar para rede. A torcida alviverde já podia cantar mais tranquila!
Apoiado pela torcida, o Verdão cresceu no jogo e decidiu de vez. Após escanteio da esquerda, Valdivia desviou no primeiro pau e Henrique cabeceou para rede, aos 37.
Limitado tecnicamente, o Furacão até tentou a reação, mas seguiu errando de mais no ataque. Nada estragou a noite alviverde.
As duas equipes voltarão a campo por campeonatos distintos. Enquanto o Verdão jogará pelo Brasileirão contra o Grêmio (possível rival na Copa do Brasil), no Olímpico, às 18h30 do domingo, os paranenses jogarão  contra o Ipatinga, na próxima terça-feira, às 21h, em casa, pela Série B.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 2X0 ATLÉTICO-PR
Estádio: Arena Barueri, em São Paulo (SP)
Data/hora: 22/5/2012 - 19h30
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Marcos Eustaquio Santiago (Fifa-MG) e Cleriston Clay Barreto (SE)
Renda e público: R$ 460.195,00 / 17.574 pagantes
Cartões amarelos: João Vitor, Betinho e Valdivia (Palmeiras); Zezinho (Atlético-PR)
GOLS: Luan, 23'/2ºT (1-0); Henrique, 37'/2ºT (2-0)

PALMEIRAS: Bruno, Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor (Patrik, 39'/2ºT), Valdivia e Mazinho (Maikon Leite, 21'/2ºT); Betinho (Luan, 15'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari
ATLÉTICO-PR: Rodolfo, Pablo, Manoel, Renan Foguinho e Heracles (Gabriel Marques, 33'/2ºT); Deivid, Alan Bahia, Zezinho e Martín Ligüera; Guerrón (Edgar Junio, intervalo) e Bruno Mineiro. Técnico: Juan Carrasco.

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Cronica-Palmeiras_0_705529616.html#ixzz1vmmhRNgS
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!