Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Faró e Terra Santa terão Terminal Hidroviário

Mais da metade dos 144 municípios paraenses são atendidos pelo modal hidroviário. Com base nisso, a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) programou a construção de mais sete terminais hidroviários no interior, um investimento de R$ 77 milhões, nos próximos quatro anos. Os terminais vão atender os municípios do Baixo Amazonas, com destaque para Santarém.
Os municípios de Almeirim, Curuá, Faro, Prainha e Terra Santa e a localidade Santana do Tapará, localizados na margem esquerda do Rio Amazonas, receberão novos terminais. “Esse municípios já têm os portos, mas estão com os flutuantes sucateados, e a reforma sairia três vezes mais cara, então vamos construir terminais novos. Eles juntos devem atender cerca de 80 mil pessoas por mês, oferecendo aos usuários mais qualidade, segurança e conforto”, diz o presidente da CPH, Abraão Benassuly Neto.
Fonte: TCNnews

Secretário de Educação do Estado reúne com prefeitos da Calha Norte

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai fortalecer a interiorização do Ensino Médio e garantir o andamento das obras de reforma, construção ou ampliação que vem sendo executadas em todas as regiões do Pará.
Segundo o secretário Helenilson Pontes, quase 360 obras estão em andamento em vários municípios e integram um amplo planejamento do governo do Estado voltado à reabilitação da rede física das escolas estaduais.
As informações foram repassadas na sexta-feira, 6, aos gestores dos municípios vinculados à Associação dos Municípios da Tranzamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT) e Associação dos Municípios da Calha Norte (AMUCAN), durante um encontro realizado em Santarém, ao qual esteve presente também o Chefe da Casa Civil da Governadoria, José Megale.
Segundo Helenilson, atrasos contratuais levaram à paralisação de algumas obras, que serão retomadas, no mais tardar, até o mês de abril. “Este projeto de reformas que vem sendo executado pelo governo do Estado é o maior já visto no Pará”, ressaltou Helenilson.
No encontro com os prefeitos, o titular da Seduc ressaltou que a região oeste receberá atenção especial no tocante à educação e anunciou a entrega, ainda neste primeiro semestre do ano, da Escola Tecnológica Profissionalizante de Santarém, que está sendo construída pelo governo do Estado em parceria com o governo federal, via Programa Brasil Profissionalizado, no cruzamento das rodovias Everaldo Martins (que liga Santarém a Alter do Chão) e Fernando Guilhon (de acesso ao aeroporto). Resultado de um investimento orçado em R$ 5 milhões, a Escola Tecnológica de Santarém vai oferecer 1.200 vagas em diferentes áreas de formação. O cronograma das obras está 80% concluído.
Para Helenilson, o diálogo que vem se estabelecendo com todos os municípios tem como finalidade principal a elaboração de um diagnóstico, a partir da troca de informações com os gestores municipais, sobre as demandas de cada região no âmbito da educação. Pontuadas as necessidades, a Seduc estabelecerá as ações consideradas prioritárias para 2015.

Fonte: TCNnews

Ufopa convoca aprovados em segunda chamada

Ufopa (Foto: (Foto: Arquivo/TV Tapajós))
Habilitação será de 9 a 12 de fevereiro em Santarém, Óbidos e Oriximiná. Não classificados devem manifestar interesse em concorrer à 3ª chamada.


A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulgou na tarde da última sexta-feira (6) a lista com os nomes dos candidatos aprovados em segunda chamada no processo seletivo da instituição para os 24 cursos de graduação. Veja a lista de aprovados por curso
Os aprovados devem fazer a habilitação no período de 9 a 12 de fevereiro de 2015 no câmpus Amazônia, em Santarém, ou nos campus de Óbidos ou Oriximiná, dependendo do curso escolhido. O candidato deve atentar às listas de documentos necessários aos classificados para as vagas de ampla concorrência e para os grupos do sistema de cotas.
Quem não foi selecionado nesta 2ª chamada e quiser concorrer às vagas remanescentes deve manifestar interesse no período de 7 a 12 de fevereiro de 2015, acessando o site da universidade, clicando na opção “Já estou inscrito”. A não confirmação dentro do prazo impede que os candidatos concorram às vagas nas próximas três chamadas.
A universidade prevê um total de quatro chamadas para este processo seletivo.
Vagas
Segundo a Ufopa, este processo seletivo teve o maior número de inscritos desde a criação da universidade, recebendo 18.447 inscritos. Deste número, 94,84% são do Pará (17.496) e, destes, 73,56% são do oeste do estado (13.565). A novidade foi a participação de 104 candidatos com deficiência concorrendo em vagas exclusivas.
Os cursos mais concorridos foram: Direito, com 2.988 candidatos inscritos; Farmácia, com 1.605; Pedagogia, com 1.439; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias/Recursos Florestais, com 1.123; e Ciência da Computação, com 1.068. Considerando que a maior nota de corte foi a do curso de Direito: 737.98 e a menor, foi do curso de Pedagogia – Óbidos: 576.7.
Neste Processo Seletivo Regular de 2015 foram ofertadas 1.191 vagas para 24 cursos de graduação, sendo 1.106 vagas para  Santarém, 45 vagas para Oriximiná e 40 vagas para Óbidos, além de vagas destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência (PcD).
O único critério de seleção da universidade são as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: G1 

HOMEM DADO COMO MORTO EM ACIDENTE DE TRÂNSITO, APARECE EM SEU PRÓPRIO VELÓRIO EM ORIXIMINÁ

O agricultor foi confundido pela própria família, que identificou o corpo.

Os finais de semana em Oriximiná têm se transformado em perigo constante no trânsito. Mas, um acidente com vítima fatal acabou em alegria para a família de José Teodoro Soares, de 58 anos. 
Ele teria sido atropelado na esquina da avenida Independência com a travessa Magalhães Barata, por uma moto. Seu corpo jogado alguns metros à frente e em seguida atropelado por um automóvel. 
O corpo foi identificado como o de José Teodoro. Ocorre que durante o velório, Teodoro apareceu na residência para a alegria e comoção dos familiares. 
O agricultor conta que estava no BEC realizando algumas atividades rurais. Segundo informações extra oficiais, a vítima do acidente é Antônio Ferreira Batista, vendedor ambulante.Seu seu corpo está sendo velado pela família ao lado da borracharia "pau Seco", próximo ao Módulo.


Fonte: Jornal Cidade Livre