Pesquisar este blog

domingo, 15 de março de 2015

Cais de arrimo de Juruti ameaça desabar se continuar com fortes chuvas

O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, informou neste sábado, 14, que vai decretar "estado de emergência" no município em função de rachaduras no cais de arrimo da cidade e outros dois desmoronamentos que aconteceram durante a forte chuva que castiga o município.
Na madrugada de sábado, 14, rachaduras por todo o cais de arrimo aumentaram e pode haver um desabamento a qualquer momento, aconteceu também desmoronamento de terras em outras duas áreas, uma no bairro Bom Pastor e outra no bairro Palmeiras.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santarém foi acionada pela Prefeitura de Juruti para verificar os locais, para que em seguida possa ser decretada situação de emergência. A parte mais atingida do cais foi delimitada com barras de concreto para prevenir a passagem de pessoas pelo local.
O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane, informou que nos locais atingidos pelos desmoronamentos há pelo menos seis famílias. “Para uma delas já foi solicitado que à Defesa Civil faça a locomoção para outra área. No Bom Pastor tem uma família, e na Mário das Neves umas cinco famílias com suas casas perigosamente próximas ao barranco”.
Dolzane destacou que há alguns anos ocorreu este mesmo problema, onde 10% da frente da cidade foi levada pelo rio Amazonas. “Existe essa possibilidade, mas ainda não está neste ponto”, afirmou.

O prefeito ressaltou que obras de recuperação devem ser iniciadas na segunda-feira (16), mas para isso, enfatizou que será necessário dispensar o processo de licitação, pois a situação requer ações emergenciais. “A prefeitura vai ter que arcar de novo com essas despesas, fazendo um serviço definitivo para que isso não venha mais acontecer com essas pesadas chuvas que estamos enfrentando aqui na região amazônica, especificamente em Juruti. Vamos tomar as providências já na segunda-feira [16] para amenizar essa situação e evitar o pior. A nossa preocupação é que desabe a cortina de concreto com as estacas de concreto. Aí sim pode haver risco de desmoronamento”, finalizou o prefeito.

Na tarde de sábado, 14, o prefeito de Juruti esteve reunindo com os militares do Corpo de Bombeiros de Santarém e fizeram uma visita no cais de arrimo para avaliar o grau de risco, só aí, serão tomadas medidas para a decretação de Emergência. Fonte - Rui Neri



Fonte: agorajuruti