Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Comitiva de técnicos da UFOPa visita Óbidos

Comitiva da UFOPA e Prefeitura de Óbidos
Uma comitiva de técnicos e Pro - Rreitores da UFOPa esteve visitando Óbidos, nesta quarta feira (03), com objetivo definir uma área para construção de seu Campus no Município.
Segundo o prefeito de Óbidos, Mário Henrique, que acompanhou a comitiva em uma visita pela cidade, “A UFOPa já é uma realidade em nossa cidade com os cursos do Pafor e o que estamos aqui conversando é a implantação da Universidade no Município de Óbidos, que já possui recursos alocados na ordem de 14 milhões, para construção do prédio da Universidade e nós estamos verificando com eles algumas áreas que o Município tem, para ver onde se adéqua melhor. A Universidade requer um espaço grande, numa faixa de 30 mil m², para que a tenha uma perspectiva de crescimento”, comentou.
A comitiva da UFOPa se reuniu com técnicos da Prefeitura, no sentido de discutir e definir a área que será utilizada para edificação de seus Campus em Óbidos, como também os cursos que serão oferecidos aos educandos obidenses. “Nós temos uma vocação pesqueira muito grande, agricultura e pecuária também, então vamos discutir quais serão os primeiros cursos que virão para Óbidos”, comentou Mário.
A comitiva visitou vários espaços da cidade, como a área do Matadouro, Fazenda Geretepaua, terreno próximo ao Laguinho e na PA-254 . Segundo informações, apenas a área do Matadouro pertence ao Município. A UFOPa está funcionando temporariamente na escola Raimundo Chaves e Irmã Firmina, até a construção de seu próprio prédio.
Estavam presentes na comitiva: Arlete Moraes – Pro-Reitora de Administração; Aldo Queiroz – Pro-Reitor de Planejamento; José Antonio Aquino – Pro-Reitor de Ensino; Sérgio Almeida – Diretor de Ineriorização; Jamerson Silva – Engenheiro Eletrecista; Paulo Sette C. Filho – Superintendente de Investimento.

Fonte: chupaosso

Ministério Público pede paralisação de Belo Monte


O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação na Justiça pedindo suspensão da licença da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Rio Xingu, nas proximidades do município de Altamira, no Pará. Na ação, o MPF cobra da empresa responsável pela obra e operação da usina, a Norte Energia, o cumprimento de diversas condicionantes previstas para as áreas de saneamento e meio ambiente.

Os procuradores do MPF pedem a suspensão da licença até que o cronograma das obras de saneamento seja cumprido. Entre as obras pendentes, está a implantação de saneamento básico nos municípios paraenses de Altamira, Vitória do Xingu, Belo Monte e Anapu.

Os procuradores pedem, ainda, que a Justiça condene a Norte Energia a pagar indenização por dano moral difuso e que a empresa seja obrigada a apresentar um cronograma detalhado de execução das obras e reformas referentes a esgotamento sanitário, abastecimento de água, aterro sanitário, remediação (recuperação e revitalização da área) do lixão e drenagem urbana que se encontram em atraso, com a demonstração da contratação das medidas necessárias para a efetiva execução dessas obrigações.

Entre os argumentos apresentados pelos procuradores, está o de que boa parte das condicionantes não saiu do papel, apesar de terem sido definidas como obrigatórias em 2010 e de a maioria não estar seguindo o cronograma que previa o início dessas obras ainda em 2011. As obrigações, informa o MPF, foram determinadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) há três anos, para concessão da licença prévia, e em 2011, para obtenção da licença de instalação.

Contatada pela Agência Brasil, a Norte Energia disse que só se manifestará sobre o caso após ser oficialmente informada da ação judicial impetrada pelo MPF.

Fonte: Agência Brasil

Celpa informa sobre novos investimentos no Oeste do Pará

Em audiência pública realizada na manhã do dia 02 de abril, na Câmara de Vereadores de Santarém, a Celpa apresentou parte de uma série de investimentos que visam a melhorar a capacidade de fornecimento de energia elétrica em toda a região Oeste do Pará. A concessionária está nova sob nova gestão desde novembro de 2012, e por estar em uma situação financeira delicada, vem trabalhando na reestruturação de processos, renegociação de contratos e iniciando novos investimentos no sistema elétrico com o objetivo de melhorar os serviços prestados aos clientes.

Durante a audiência pública, o Executivo de Relacionamento com o Cliente na Região Oeste do Pará, Alexandro Freitas, falou do Plano de Reestruturação da empresa, que consolida as ações necessárias que estão sendo conduzidas de forma responsável e compatível com a atual condição da empresa, sem nenhum prejuízo ao atendimento da população paraense. Em 2013, mais de R$ 650 milhões serão investidos no Pará. “Todos na Celpa estamos empenhados em oferecer um serviço de qualidade. Planejamos várias ações que resultarão em mudanças para melhor, mas que serão implementadas gradativamente, mas de forma constantes”, explica o Executivo da Celpa.

O Executivo da Celpa falou também da reestruturação de agências em todo o Estado, mais modernas, que contemplará ainda neste primeiro semestre do ano a agência de Santarém. Além disso, falou do Comitê de Clientes, por meio do qual a concessionária acompanha indicadores de atendimento e demandas de clientes, bem como a parceria com a Prefeitura de Santarém, em que são realizadas reuniões semanais para tratar de assunto de interesse do município.


Ainda no pacote de ações programadas, a partir do mês de maio a Central de Atendimento ao Cliente da Celpa voltará a atender integralmente no Pará, disponível 24 horas durante os sete dias da semana. Atualmente o teleatendimento funciona cerca de 90% em Campo Grande (MS). De acordo com Freitas, esse serviço é fundamental no relacionamento entre a concessionária e seus clientes, por isso esse investimento está entre as prioridades.

O Executivo de Expansão, Reynaldo Serrão, falou da retomada do Programa Luz Para Todos, assunto que já vem sendo discutido com o CGE – Comitê Gestor Estadual e representantes da Eletrobrás, do Ministério de Minas e Energia (MME) e Celpa. Parceria entre Governo Federal e Celpa, o Luz Para Todos tem como meta de levar o acesso à energia elétrica para milhões de pessoas que residem no meio rural. Já Walter Alex, da área de Gestão Comercial, fez a apresentação da Tarifa Social de Energia Elétrica, subsidiada pelo governo federal e que visa oferecer uma tarifa menor a clientes cadastrados em programas sociais do governo federal.
 
Fonte: Temple Comunicação

Juruti comemora 130 anos com intensa programação

A Prefeitura Municipal de Juruti iniciou no dia 1º de abril a programação alusiva aos 130 de fundação da cidade que ocorre no dia 9 de abril. Uma vasta programação foi elaborada pela Secretaria Municipal de cultura a pedido do prefeito Marquinho Dolzane  e do vice Jonas Moraias, com o objetivo de valorizar os artistas da terra.
A programação tem como tema: “Minha Terra, Minha Vida” e visa chamar atenção da população para os cuidados e a colaboração que todos devem ter para com o desenvolvimento do município.
O prefeito Marquinho Dolzane não mediu esforços para realizar uma grande programação que valoriza vários setores da sociedade jurutiense, como a religião, o esporte, a arte, entre outros. Por conta disso, a administração municipal tem recebido muitos elogios da população e dos atores envolvidos na programação. Segundo eles, o prefeito foi muito feliz em preferir valorizar os valores, já que Juruti é uma terra com um potencial cultural, esportivo e religioso muito grande.
“Não é por causa das dificuldades iniciais inerentes a qualquer governo que vamos deixar de realizar uma grande programação para comemorar os 130 anos de fundação de nossa cidade. A população merece e nós estamos realizando com toda satisfação”, declarou o prefeito municipal.
De acordo com a programação fornecida pelo secretário de Cultura, Carlos Pinheiro, os eventos para os próximos dias são os seguintes.
Data
Hora
Evento
Local
05/04/2013
19h30
Apresentação da Tribo  Mundurukus Mirim
Arena Cultural
05/04/2013
20h00
Dança Cabocla Paraense (Rilke e Paola)
Arena Cultural
05/04/2013
21h00
Jazz (Sara)
Arena Cultura
05/04/20133
21h30
Street Dance (Igreja da Paz); Street Dance e Funk (Grupo Jovem)
Arena Cultural
06/04/2013
07h30
Torneio de futebol feminino (cidade e interior)
Estádio Pimpão
06/04/2013
17h00
Torneio de Futebol Amador (Liga)
Estádio Pimpão
06/04/2013
19h30
Caça Talentos (música cênica e humor)
Arena Cultural
06/04/2013
20h00
Dança do Tambaqui (São Mariano)
Arena Cultural
06/04/2013
20h30
Poesia (Maria Rosa)
Arena Cultural
07/04/2013
07h30
Torneio de Futebol masculino (cidade e interior)
Estádio Pimpão
07/04/2013
08h00
Torneio de tênis de mesa
Escola Zelinda
07/04/2013
09h00
Motocross
Pista municipal
07/04/2013
09h00
Corrida de cavalos; Prova do tambor; corrida de argolinha
Pista de hipismo
07/04/2013
19h30
Dança do tipiti (AMTJU); Dança do tango (Paola); Teatro Cristo Rei; Dança Pop Rock (Luciana)
Arena Cultural
08/04/2013
07h30
Canoagem; Rabetagem; Caiaque
Cais do Porto
08/04/2013
16h30
Torneio de Futebol (Liga)
Estádio Pimpão
08/04/2013
17h00
Caminhada em prol da saúde
Arena Cultural
08/04/2013
19h30
Street Dance (Grupo Jovem); Hip Hop (Grupo Jovem); Coreografia Dança e Vida (Igreja da Paz); Dança do Boto (Paola); Mistura de Danças (Luciana)
Arena Cultural
09/04/2013
FERIADO
07h30
Corridas: ciclismo e atletismo (masculino e feminino)
Concentração: Arena Cultural
09/04/2013
16h30
Decisão do torneio de futebol
Estádio Pimpão
09/04/2013
19h30
Entrega de premiações; Apresentação da Velha Guarda; Dança Ritual Indígena; Dança do Carimbó; Lenda do boto (Rilke e Paola); Lenda do boto (Colégio Pitágoras); Tribo Mundurukus, Tribo Muirapinima; Show com Rosivaldo e Banda
Arena Cultural

Prefeitura de Juruti inicia melhorias na iluminação pública da cidade

O prefeito Marquinho e o vice-prefeito Jonas Morais entregaram, na manhã do dia 02 de abril, novos equipamentos para melhorar a iluminação pública de Juruti, como carro de apoio e luminárias. Esse trabalho está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) e o primeiro bairro a receber essas melhorias é o Centro.
“A iluminação pública, além de melhorar a estética da cidade, também contribui para a segurança dos nossos munícipes tanto para quem dirige quanto para os pedestres. E é nosso dever primar pelo bem estar e conforto de todos”, disse a secretária, Andrea Alves.
A meta é fazer a manutenção da iluminação pública em todos os bairros da cidade e colocar onde ainda não existe. “O bairro São Marcos, por exemplo, ainda sofre com a falta de iluminação pública em alguns locais e nós vamos até lá para instalar o serviço. Queremos ver Juruti iluminada e a população satisfeita”, frisou o prefeito.

Fonte: Agora Juruti