Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Petrobras patrocina soltura de 300 mil filhotes de tartarugas em Terra Santa e Oriximiná no Pará, e em cidades do Amazonas

Primeiras ações acontecem até 8 de fevereiro, nas comunidades do Igapó Açu e Terra Santa, em Careiro da Várzea (AM).

O projeto Pé de Pincha, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, inicia, em fevereiro, as atividades de soltura de quelônios (tartarugas e tracajás da Amazônia). As primeiras ações aconteceram desde a última terça (3) e vai até domingo (8), nas comunidades do Igapó Açu e Terra Santa, em Careiro da Várzea, no Amazonas.

Coordenado pelo programa de extensão da Universidade Federal do Amazonas, o projeto Pé de Pincha trabalha o manejo sustentável dos animais por meio de monitoramento e pesquisas científicas que objetivam a preservação das espécies de tracajá (Podocnemis unifilis), tartaruga da Amazônia (P. expansa), iaçá ou pitiú (P. sextuberculata), irapuca ou calalumã (P. erytrocephala) e o cabeçudo (Peltocephalus dumerilianus).

O grupo também desenvolve ações de conscientização ambiental com participação de 2 mil famílias ribeirinhas, em 118 localidades de 15 municípios. Em 16 anos, mais de 3 milhões de filhotes de quelônios foram devolvidos à natureza. A meta para 2015, segundo o coordenador do projeto, professor Paulo Machado, será resgatar cerca de 300 mil filhotes.

As próximas solturas acontecerão na comunidade Oriximiná e nas cidades de Maués, Itacoatiara e Parintins, entre 8 de fevereiro e 28 de março.


Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras investe em projetos de todo o País, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Fonte: http://surgiu.com.br

Escolas tecnológicas abrem vagas para Oriximiná e Monte Alegre no Oeste do Pará

Escola Tecnológica de Oriximiná-Pa
Saiu o Edital pra cursos tecnológicos na Escola Tecnológica de Oriximiná e Monte Alegre na região Oeste do Pará, as inscrições irão até o dia  13 de Fevereiro de 2015.
Para Oriximiná. abriram vagas pra os alunos que já concluíram o ensino fundamental e tem menos de 18 anos (ensino médio integrado), e também para alunos que estão concluindo o ensino médio (PROEJA), o curso oferecido é o de técnico em Agropecuária, serão disponibilizadas 80 vagas pelo período da manhã e 80 para o período da tarde (ensino médio integrado), e 80 vagas a noite (PROEJA).
Para Monte Alegre serão 40 vagas a tarde (PROEJA) para o curso de Técnico em Zootecnia, 40 vagas a tarde (ensino médio integrado) para o curso de Técnico em Agropecuária, 40 vagas pela manhã e 40 vagas a tarde para o curso de Técnico em Enfermagem, 40 vagas pela manhã para o curso Técnico em Redes de Computadores. Para quem já terminou o ensino médio também terão vagas em Monte Alegre (subsequente), 40 vagas para Técnico em Agropecuária a tarde, 40 vagas para Técnico em enfermagem a tarde e 40 vagas a noite, 40 vagas a noite para Técnico em Redes de Computadores, e 40 vagas a noite para Técnico em Segurança do Trabalho.


Fonte: Noticias de Oriximiná e Região