Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

Com número recorde de candidatos, Enem 2013 encerra inscrições

Quem se inscreveu deve pagar a taxa de R$ 35 até a quarta-feira (29).
Provas do Enem vão ser aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.



O Ministério da Educação encerrou na noite desta segunda-feira (27) as inscrições na edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais uma vez, o número de inscritos bateu recorde. Até as 19h45 desta segunda, o número chegou a 7.105.903 candidatos, segundo balanço do MEC. Mais de um milhão dos candidatos é do estado de São Paulo. No fim da manhã, o exame já havia batido o recorde de inscrições, superando o número registrado em 2012, com 5.971.290 inscritos, recorde até então, e as expectativas do governo para esse ano, que esperava receber 6,1 milhões de inscritos.
O pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até esta quarta-feira (29). Quem não pagar vai perder a inscrição. Estudantes de escola pública ou membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio têm isenção no pagamento da taxa, feita por meio do sistema de inscrição. As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.

USP lidera pelo 3º ano o ranking das universidades 'top' da América Latina


Unicamp está em 3º e UFRJ em 8º na lista da QS Quacquarelli Symonds.Para consultoria, Brasil ainda precisa crescer no ranking mundial.

Campus da USP em São Paulo (Foto: Cecília Bastos / Usp Imagens / Divulgação)
Campus da USP em São Paulo (Foto: Cecília
Bastos/USP Imagens / Divulgação)

A Universidade de São Paulo (USP) aparece pelo terceiro ano consecutivo como a primeira colocada no ranking das melhores universidades da América Latina. A lista foi divulgada nesta sexta-feira (24) pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

PARÁ DEFINE PROPOSTAS PARA ATIVIDADE GARIMPEIRA NA REGIÃO DO TAPAJÓS



Acordo entre governo estadual e cooperativas de exploradores garante funcionamento das áreas de mineração.
A exploração de garimpos na região do rio Tapajós, no Pará, ganhou limitações para funcionamento de equipamento flutuante no leito do rio, nesta quinta-feira (23). Um acordo assinado entre representantes de órgãos ambientais do Estado, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), além das prefeituras de Itaituba e Jacareacanga, garante normas à atividade econômica.
No documento assinado as cooperativas propuseram o limite de 60 equipamentos flutuantes, distribuídos igualitariamente entre elas, sendo 20 para cada, e que deverão atender, além da titulação, o adequamento às exigências ambientais. Em comum acordo, elas também sugeriram a recepção dos proprietários de equipamentos denominados “balsinhas de mergulho”, no período de verão, na área de exploração titulada por meio de contrato de parceria, com responsabilidade ambiental, sem cobranças de encargos, o que será objeto de avaliação pela Sema. Estes equipamentos estão inclusos no cadastro realizado que deverão ser ajustados às áreas da cooperativa, também sem encargos.
O titular da Sema, José Colares, propôs que o número de equipamentos passíveis de licenciamento seja o cadastrado durante a força-tarefa para regularização da atividade garimpeira no Tapajós, realizada pela Sema, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e poder público municipal no mês de março. Ainda segundo o titular da Sema, o licenciamento ambiental será concedido somente se o interessado também possuir titulação minerária.
“Quem estiver no cadastro, mas não for filiado à cooperativa e possuir eventual titularidade, poderá ser considerado como licenciável mediante avaliação da Sema. Já os que eventualmente não foram recepcionados pelo cadastramento, mas que pertençam a alguma cooperativa e tenham reconhecimento comprovado da ocupação anterior ao cadastro, poderão ser licenciados dentro do quantitativo limite estabelecido”, defendeu Colares.

Fonte: Portal Amazônia

FARO-PA REALIZOU SUA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA SEXTA-FEIRA, 24 DE MAIO



Na sexta-feira, 24 de maio, o município de Faro, no estado do Pará, realizou  sua Conferência Municipal de Educação, etapa preparatória para a CONAE/2014.
Foi uma data memorável para a Educação, em Faro: o local do evento, salão do barracão de festas da Matriz de São João Batista, permaneceu com suas dependências tomadas por autoridades, professores, alunos, trabalhadores da área da educação e membros da comunidade local durante as mais de seis horas que durou a conferência, que teve seu inicio às nove horas da manhã.
Presentes no encontro e convidados a compor a mesa inicial da conferência a prefeita Marinete Machado, o vigário da paróquia local, padre Luis Augusto, o secretário municipal de Educação, Natanael Barbosa Repolho, o diretor da EEEFM Flora Teixeira, professor João Vailson, o presidente da Câmara Municipal de Faro, vereador Francivaldo Feijó e o professor Fernando Maia, além do secretário de Educação do município de Nhamundá-AM, Lucas Filho, que também formou a mesa da conferência.
Ao final, foi elaborada uma pré ata da conferência, que será finalizada nos próximos dias e encaminhada para que os representantes das entidades a assinem.
Também foram eleitos, na ocasião, os delegados que representarão Faro na Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014), que acontecerá em Brasilia-DF, em fevereiro de 2014.
A destacar, também, as apresentações ocorridas nos intervalos, momentos em que o Grupo de Capoeira Muiraquitã, Desbravadores e apresentações musicais coloriram a Conferência.
Entenda mais sobre a CONAE
As conferências municipais e/ou intermunicipais de educação são eventos realizados com a finalidade cumprir uma das etapas preparatórias para Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014). Em 2013, vêm sendo realizadas de março a maio. A mobilização e a coordenação desses eventos nos municípios são conduzidas pelos Fóruns Estaduais de Educação (FEE) e Fóruns Municipais de Educação (FME) ou por comissões organizadoras das conferências, nos locais onde não há o FME.
 As contribuições e propostas elaboradas nas conferências municipais e/ou intermunicipais de educação serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais de educação que devem ocorrer a partir do mês de junho.
 As deliberações resultantes das conferências estaduais serão levadas à CONAE/2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados. A CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Fonte: Amazonia Acontece


Prefeitura de Juruti entrega madeira em comunidades atingidas pela cheia



Madeira entregue aos comunitários de Igarapé
das Fazendas
A Defesa Civil de Juruti, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, entregou, no dia 25 de maio, na comunidade Nossa Senhora do Carmo, na região do Igarapé das Fazendas, 102 dúzias de tábuas e 13 dúzias de perna mancas. O prefeito Marco Aurélio Dolzane participou da entrega, assim como a secretária de Saúde, Ana Márcia Cunha, secretário de Governo, Sebastião Soares, e de Integração Comunitária, Antônio Marcos Tavares.


Foram 31 famílias atingidas pela enchente de 2013 e essa foi primeira comunidade a receber a ajuda da Prefeitura. “Estamos atentos a essa enchente. Fortalecemos a Defesa Civil de Juruti para que essa situação de dificuldade dos nossos ribeirinhos seja amenizada. Com recursos próprios iniciamos a entrega de madeira e posteriormente serão as cestas básicas e remédios, através de convênios com Estado e Governo Federal”, disse o prefeito.

Fonte: Portal Juruti

Festival do Jaraqui será no próximo final de semana em Óbidos


Em reunião realizada neste sábado (25), na sede da ACOB, entre seu presidente, o Sr. Haroldo Tavares e os coordenadores do Festival, foi divulgado o cartaz e a programação do  “XXVI Festival do Jaraqui” acontecerá no próximo final de semana, dias 1 e 2 de junho, em Óbidos.

O Festival do Jaraqui que já faz parte do calendário cultural do Estado do Pará foi idealizado pela Associação Cultural Obidense (ACOB), organizado pela primeira vez em 1987, as margens do Rio Amazonas.


Durante o Festival, o Jaraqui pode ser apreciado de várias formas: frito, assado, escabeche, caldeirada, ao tucupi, em fim, de qualquer forma que seja preparado, com uma boa farinha, limão e sal, esse peixe é de um excelente paladar. Não é por acaso que o Jaraqui é peixe símbolo dos obidenses.
Hugo Ferrari foi o autor da Lei que instituiu o Jaraqui com “Peixe Símbolo de Óbidos” quanto foi Vereador. Já o “Festival do Jaraqui” foi idealizado pela Professora Idaliana Marinho de Azevedo,  que na época estava a frente da Associação Cultural Obidense – ACOB.



Fonte: Chupaosso

Nicias Ribeiro reafirma: haverá rebaixamento do linha de Tucuruí para Calha Norte



O secretário de energia do Pará entrou em contato com o Blog para enfatizar que haverá sim o rebaixamento do linhão que leva energia para Manaus e Macapá em dois pontos.

O primeiro será a Serra da Velha Pobre que abastecerá Almerim.