Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

Marcha pra Jesus em Oriximiná será dia 25 de Agosto e terá participação de Daniel Alencar da banda gospel Aba Pai


Está confirmado! a marcha pra Jesus em Oriximiná será no dia 25 de agosto, a pastor da 1ª Igreja Batista de Oriximiná Pr Daniel Buas, anunciou que a marcha irá partir das casas populares(Travessa Carlos Maria Teixeira, bairro Santíssimo) e depois de passar pelo centro da cidade, terá o seu encerramento na praça do Centenário aonde  o povo evangélico e população presente cantarão louvores a Deus, o evento ainda terá a participação do cantor Gospel Daniel Alencar da banda Aba Pai de Belo Horizonte.
Daniel Alencar
Daniel Alencar
Daniel Alencar
Daniel Alencar, é vocalista e líder da banda Aba Pai e Gravou seu 1º trabalho em 2002 em Belo Horizonte, onde viveu por 3 anos, participando da consagrada banda e projeto "Clamor Pelas Nações". Com esse grupo gravou 3 CDs, “Quem se importa? 1, 2 e 3”.

Em abril de 2005 gravou seu 1º trabalho solo, entitulado “Precioso”.

Em setembrode 2008 lançou seu trabalho  “Aba Pai”, gravado ao vivo no estado do Maranhão.

Sua banda tem percorrido todo o o território nacional e também outras nações, como Moçambique (África), Inglaterra, Irlanda do Norte, Argentina, entre outros. 




Fonte: Patrick Ribeiro

Lenda Amazonica

INDIA TAINARA


Às margens do Rio Amazonas, mas precisamente nas proximidades do Lago Pauxis, mais conhecido como Laguinho, habitava a tribo dos índios Pauxis onde tinha como líder a Índia Guerreira Tainara, a índia mais bela da tribo.
Em certo dia estava ela em uma festa de coroação de uma de suas índias de sua tribo, onde todos dançavam e festejavam aquele acontecimento. Mas sabemos que o mal está em todo lugar, e próximo a essa aldeia tem um homem muito mal que é chamado de Feiticeiro e que tem muita inveja da beleza da índia Tainara. Ele com seus maléficos poderes pensou em uma forma de jogar seu feitiço sobre a índia, e se transformou em um boto, pois sendo assim ele poderia se transformar em  um lindo rapaz. Ao se  transformar ele se aproximou da aldeia, em seguida se aproximou da índia e lançou todo o seu encanto sobre a índia Tainara onde a mesma ficou encantada e aproveitando-se disso ele joga o seu feitiço, pois sabemos que todo boto quando não engravida a moça ele a mata, e foi assim  que aconteceu com a linda índia, o boto a matou.  A aldeia se fechou em luto e todos choraram   a grande perda.
E agora o que faremos, pois sem a índia Tainara a aldeia corre risco de acabar, pois a índia era que nem uma espécie de mãe para todos. A tribo vendo o perigo que estavam passando resolveu ir até a aldeia dos Caxuianas chamar o maior curandeiro de todas as tribos mais conhecido como Pajé, que vem para tentar ressuscitar a índia Tainara.
E ele começa a cura, onde por meio de muito sacrifício e muita pajelança parece que ele está conseguindo.
E conseguiu gente ele conseguiu ressuscitar a índia guerreira da tribo dos Pauxis.
Agora a paz e a alegria voltam a essa aldeia e todos dançam para festejar a vitória.
Fonte: Museu Integrado de Óbidos
www.chupaosso.com.br

José Deolindo - Caiçara


"Curuçambá"  é a nova poesia de Deolindo Albuquerque (Caiçara)

CURUÇAMBÁ
Igarapé, límpidas águas correntes
Gentil fonte natural
Amado por tua gente
Reinas firme e sem rival.
A natureza te fez lindo
Para o homem te contemplar
Estarás sempre sorrindo
Com escuridão ou luar
Unidos todo teu povo
Risonho a te preservar.
Urgente agora e sempre
Çontigo possa contar
Ambiente hospitaleiro
Me sinto honrado em te ter
Balneário és por inteiro
Amado bom de se ver.

Governo lança programa de melhoramento genético da pecuária paraense

O Governo do Estado vai aproveitar a Feira Agropecuária de Paragominas, que será aberta neste sábado (11), para a efetivação de várias medidas na área do campo.
Na oportunidade, será realizada a reunião do Conselho do Agronegócio do Estado do Pará (Consagro-PA) e a reunião do Conselho Consultivo do Projeto Pecuária Verde, que tem apoio do Fundo Vale. Ainda será assinado um protocolo de intenções com o objetivo de promover o desenvolvimento da silvicultura e um termo de cooperação com o objetivo de fortalecer o projeto Farmaviva, de incentivo ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Estado a partir da implantação de um laboratório de fitoterápicos em Paragominas. O secretário Hildegardo Nunes representará o governador nesses eventos.
Durante a reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Pecuária de Corte do Consagro-PA, no dia 17, será lançado o Programa da Modernização e Melhoramento Genético da Pecuária Paraense, numa ampla parceria com associações de criadores de zebus e bubalinos, Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas. “O objetivo é nós termos plantéis de alta qualidade genética que possam ser multiplicados para que isso chegue ao produtor, particularmente ao pequeno e médio produtores”, explicou Hildegardo Nunes.
A reunião do Conselho Consultivo do Projeto Pecuária Verde, na tarde desta sexta-feira (10), terá a participação de representantes do Fundo Vale e dos consultores técnicos do projeto, professores Mateus Paranhos, Moacyr Corsi e Ricardo Ribeiro, especialistas nas áreas de manejo e recomposição de reserva legal, que estão monitorando as propriedades que participam do projeto, considerado exemplo para a redução de impactos ambientais das atividades produtivas e recuperação de áreas degradadas.
O protocolo de intenções para o desenvolvimento da silvicultura, que será assinado também nesta sexta-feira, envolve a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), que representa o Governo do Estado, a Prefeitura de Paragominas, Embrapa, Ufra e empresas de reflorestamento. A Sagri espera “fortalecer a pesquisa para desenvolver sistemas de produção adequados à nossa realidade”, segundo o secretário. O Governo do Estado, por meio da Sagri, vai dar o suporte logístico e apoio financeiro para o desenvolvimento desses trabalhos.
O termo de cooperação do Farmaviva será assinado entre a Prefeitura de Paragominas e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem o apoio da Sagri, que foca nos agricultores familiares que vão produzir essa matéria prima a sua atenção.
FONTE: Agência Pará

Ribeirinhos de Oriximiná receberão crédito emergencial

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Oriximiná, no Baixo Amazonas, está mobilizando ribeirinhos atingidos pela cheia do rio Trombetas para acionarem o Crédito Emergencial do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Desde o fim de junho, quando o município já se encontrava sob decreto de estado de emergência, a equipe extensionista vem promovendo reuniões com moradores do Baixo Trombetas, Médio Trombetas, Rio Cachoeiri, Lago do Sapucaré e Igarapé Nhamundá. Nessas regiões, cerca de 200 famílias, de 21 comunidades, perderam plantações e estruturas produtivas. Algumas precisaram abandonar suas casas.
“A enchente deste ano foi uma das piores de toda a história de Oriximiná. Foram cerca de quatro meses com gente sem conseguir produzir nas áreas de várzea”, diz o chefe do escritório local da Emater, o engenheiro de pesca Eder Maia. Os agricultores trabalham com hortaliças, mandioca, pecuária e criação de galinhas e porcos. Os recursos, a serem liberados pelo Banco da Amazônia, irão variar de R$ 2,5 mil a R$ 12 mil e serão aplicados principalmente na reconstrução de currais, marombas e de balcões para horticultura. Parte do dinheiro também poderá ser usado na recuperação das residências. A previsão da Emater é que os contratos comecem a ser assinados em outubro.


Texto:
Aline Miranda - Emater
Fone: (91) 3256-5410 /
Email: ascomematerpara@gmail.com

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 13 S/N. Marituba-PA. CEP: 67105-970
Fone: (91) 3256-1931
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br