Jovens da rede pública de ensino e pesquisadores de diversas partes do País reuniran-se durante os dias 14, 15 e 16 de março, no Campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) na cidade de Oriximiná, para a 1ª Reunião Amazônica de Integração em Biociências. O evento, que também celebra a criação do mestrado em Biociências da UFOPA, é mais uma ação de estímulo à cultura científica antes mesmo do ingresso na universidade.

Em Oriximiná, há cinco anos o incentivo à descoberta de talentos para a ciência e o despertar do pensamento científico em alunos da rede pública de ensino vêm ocorrendo por meio do projeto PAI – Programa de Ação Interdisciplinar. É por meio dele, que cerca de 780 bolsistas já viveram a experiência de desenvolver projetos de pesquisas em Biociências. Graças às atividades do programa foi possível vislumbrar o mestrado em Biociências, recentemente aprovado pela CAPES.
“Nosso mestrado nasceu de um projeto ousado, que é propor uma educação científica fazendo uma interface entre a universidade e a escola base. Isso já vem ocorrendo aqui em Oriximiná por meio do PAI, mas no mestrado em Biociências esse trabalho de integração vai continuar, com encontros aos sábados. Com isso estamos tentando sanar um dos grandes problemas da ciência brasileira, que é preparar este pesquisador também para a sala de aula e também dar precocidade à formação científica”, explica Domingos Diniz, diretor do Campus da UFOPA em Oriximiná e também coordenador do Programa de Pós-graduação em Biociências da UFOPA.
A “1ª Reunião Amazônica de Integração em Biociências: do ensino fundamental ao doutorado” aconteceo de 14 a 16 de março de 2013, no Campus Universitário da UFOPA em Oriximiná.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA/espocabode