Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Projeto propõe selo para as embarcações


Projeto propõe selo para as embarcações (Foto: Marcelo Lelis)
(Foto: Marcelo Lelis)
A Faculdade de Engenharia Naval da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolve um projeto de extensão para criação e implementação de um selo que certifique asembarcações que cumprirem uma série de itens de segurança como, por exemplo, a cobertura do eixo do motor para evitar acidentes com escalpelamento nos rios paraenses. A proposta foi apresentada pelo engenheiro naval e professor da UFPA, Kao Yung Ho, durante o III Seminário Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motor com Escalpelamento no Transporte Fluvial, realizado no fim de agosto em Belém. Kao informou que o selo será afixado na embarcação após criteriosa vistoria feita por técnicos da área de Engenharia Naval, que são os profissionais preparados para dizer se a embarcação está respeitando todos os itens de segurança necessários para evitar acidentes. Por ocasião da vistoria,será utilizada uma ficha de avaliação do barco, para identificação dos riscos que apresenta ou não aos passageiros e tripulação, e uma vez cumpridas todas as exigências de segurança,será emitido o Atestado de Vistoria de Isenção de Risco de Escalpelamento (Avire) para a embarcação. “O selo funcionará como um atestado de qualidade do transporte fluvial e terá assinatura da UFPA”, observou Kao. Por enquanto,o projeto de extensão está tramitando na Universidade e assim que for aprovado pela instituição, poderá ser testado na prática. De acordo com Kao, assim que o projeto for aprovado pela UFPA, a ideia é firmar parcerias para o seu desenvolvimento,assim como já ocorre com as ações de prevenção do escalpelamento. “Nós seremos mais um parceiro dessa causa”, propôs. Kao ressalta que os engenheiros navais são os profissionais preparados para fazer esse tipo de avaliação e emitir um parecer sobre segurança naval. “Está na hora de assumirmos nosso papel e contribuir com a população ribeirinha,que é a principal vítima de acidentes com escalpelamento”, diz. Ele informa que o primeiro vestibular para Engenharia Naval da UFPA foi realizado em 2005, já havendo,portanto, profissionais habilitados no Estado, para atuar nessa atividade.
CÍRIO
Com a proximidade do Círio de Nazaré, momento em que muitas embarcações trafegam pelos rios paraenses no sentido da capital, a Coordenação Estadual de Educação e Saúde e Mobilização Socialda Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realizará ações educativas para alertar sobre os cuidados que os passageiros devem ter.
O selo funcionará como um atestado de qualidade do transporte fluvial e terá assinatura da UFPA ”Karo Yung Hohora da viagem, principalmente,mulheres e meninas de cabelos compridos. O acidente com escalpelamento ocorre quando os cabelos se prendem ao eixo,arrancando violentamente o couro cabeludo e algumas áreas do rosto, como olhos, orelhas e nariz, deixando para sempre profundas cicatrizes físicas e sociais. Esse tipo de acidente provoca muita dor e hemorragia tão intensa que pode levar à morte. Em 80% dos casos, as vítimas são mulheres e, na maioria das vezes, crianças. O tratamento além de muito dolorido, normalmente se estendepor vários anos, causando traumas e sofrimento tanto para as vítimas quanto para seus familiares. (Diário do Pará com informações da Sespa).

PF diz ter indícios de que dinheiro apreendido no Pará iria para o PT

Um delegado da Polícia Federal afirmou ontem possuir indícios de que o R$ 1,1 milhão apreendido anteontem num aeroporto no interior do Pará seria destinado à campanha do PT de Parauapebas.

O juiz eleitoral que apreendeu o dinheiro disse à PF que presenciou a fuga do coordenador da campanha petista do aeroporto assim que percebeu a chegada de policiais civis e militares.
Em seguida, um monomotor aterrissou e as notas foram apreendidas.

Um dos que carregavam o dinheiro no avião disse ao juiz que as mochilas seriam entregues a Alex Ohana, ex-secretário municipal de Saúde e atual coordenador da campanha petista. O partido comanda a cidade há oito anos, com Darci Lermen, e agora disputa a prefeitura com José Couto.

"Há veementes indícios de prática crimes eleitorais", disse à Folha o delegado da PF Antônio Carvalho.

"Checamos junto aos vigilantes e ao pessoal da Infraero e realmente o Alex [Ohana] estava no aeroporto e, quando viu o juiz, ele 'vazou'", afirmou Carvalho.
Anônimo

"Há veementes indícios de prática crimes eleitorais", disse à Folha o delegado da PF Antônio Carvalho.
O autor da fotografia que mostra o dinheiro apreendido cedeu a imagem à reportagem sob a condição de não ser identificado.

Ontem, um empresário da cidade que se identificou à polícia como dono do dinheiro, cerca de R$ 1,1 milhão, disse que parte desse recurso seria destinado a um partido político, mas não disse qual.

Segundo João Vicente, proprietário da empresa White Tratores, o dinheiro apreendido tem origem legal e seria usado, principalmente, para pagamento de funcionários.

"Aqui em Parauapebas o pessoal está doido atrás de dinheiro [para campanhas]. Houve pessoas que me procuraram pedindo."

O empresário não quis detalhar os pedidos e disse apenas que tem sido assediado.

"Não foi só uma pessoa que estava me procurando, então não quero fazer acusações."

A advogada da empresa, Betânia Viveiros, porém, havia dito que o dinheiro seria usado para "pagamentos de funcionários e credores".

A coordenação da campanha de Couto disse não saber se Alex Ohana estava no aeroporto e afirmou que vincular a presença dele à apreensão do dinheiro é apenas uma "especulação forte", pois a movimentação de pessoas é intensa no local.