Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pará pode ser o símbolo da Amazônia como maravilha natural

Fundação que elegeu Amazônia uma das 7 maravilhas está no EstadoPará pode ser o símbolo da Amazônia como maravilha natural 

Foto: Ilustração  

Pará - O governador Simão Jatene recebeu nesta terça-feira (30) a visita do representante da Fundação New Seven Wonder, Jean Paul de La Fuente. O objetivo do encontro foi apresentar o Pará como um dos representantes da Amazônia brasileira no concurso que elegeu a Amazônia uma das sete maravilhas naturais do mundo.

Segundo o presidente da Companhia de Turismo do Pará (Paratur), Adenauer Góes, também presente no encontro, o reconhecimento da fundação internacional reafirma o compromisso do governo do Estado com o desenvolvimento planejado que possa preservar o meio ambiente e garantir atividades econômicas produtivas que gerem postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida da população.

Durante o encontro, o governador Simão Jatene ressaltou que o desenvolvimento do Estado é focado em dois caminhos: o produzir preservando e o preservar produzindo. Um dos exemplos é o Programa Municípios Verdes, um pacto para a redução do desmatamento, criado a partir da experiência do município de Paragominas para a construção de um modelo de produção sustentável. 'A Amazônia tem o papel de prestadora de serviços ambientais, mas também tem a missão de proporcionar uma vida digna para quem nasce aqui ou veio pra cá', ressaltou.
[relac02elac]
Jean Paul de La Fuente visitou, nesta terça-feira, alguns pontos turísticos da capital. Na quarta (31), ele vai ao Marajó, e até quinta-feira cumpre uma agenda de visitas a pontos turísticos que fazem do Pará a obra-prima da Amazônia.

'É uma oportunidade para o Pará ser o principal Estado brasileiro que simbolize o reconhecimento da Amazônia como uma maravilha natural. O Pará é um Estado que tem um planejamento voltado para a preservação do meio ambiente, o turismo sustentável e outras ações que preservam e desenvolvem a Amazônia como uma maravilha natural', concluiu.

Fonte: Portal ORM e Agência Pará

Trabalho: Novo Termo de Rescisão começa a valer nesta quinta

No novo modelo, deverão ser detalhadamente especificadas as verbas rescisórias devidas ao funcionário e as deduções feitas.

Brasil - Começa a valer amanhã (1º) o novo modelo do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), sem o qual trabalhadores não poderão sacar na Caixa Econômica Federal o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em caso de demissão sem justa causa. A regra também é válida para o fim de contratos de trabalhadores domésticos que tenham FGTS, ainda que não seja um direito.

No novo modelo, deverão ser detalhadamente especificadas as verbas rescisórias devidas ao funcionário e as deduções feitas. No documento, também devem constar adicional noturno, de insalubridade e de periculosidade, horas extras, férias vencidas, aviso prévio indenizado, décimo terceiro salário, gorjetas, gratificações, salário família, comissões e multas. Ainda deverão ser discriminados valores de adiantamentos, pensões, contribuição à Previdência e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

De acordo com o governo, o objetivo é facilitar a conferência dos valores pagos e devidos ao trabalhador. Os empegadores tiveram cerca de quatro meses para se adequar ao novo modelo, que foi aprovado mediante portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, em 14 de julho.

Fonte: Agênia Brasil

Dispositivo estará em parte dos malotes; governo quer testar eficácia.

Governo testa lacre eletrônico de segurança no Enem

Brasil - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai testar pela primeira vez um lacre eletrônico para os malotes em que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão transportadas. O dispositivo estará em 10 mil malotes, cerca de 2,5% do total. As provas serão aplicadas neste sábado (3) e domingo (4).

O objetivo do Ministério da Educação é testar a eficácia do equipamento utilizado para coibir fraudes. Caso surte resultado, no próximo ano, o lacre estará em 100 mil malotes, um quarto do total, segundo a assessoria de imprensa do Inep. Ele será aplicado em 100% dos malotes progressivamente.

O investimento será de R$ 3,7 milhões. O valor do contrato com a empresa RR Donnelley Editora e Gráfica foi publicado no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (31).

Os dispositivos eletrônicos registram o horário em que as provas são lacradas nos malotes na gráfica e, posteriormente, o horário que eles serão abertos no local de aplicação das provas. Segundo a assessoria de imprensa do Inep, o aplicador da prova não terá com saber se o seu malote está lacrado ou não.

Há mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos nesta edição do Enem. Desde que se tornou canal de acesso às universidades públicas há três anos, as edições do exame foram marcadas por problemas. Em 2009, o Enem precisou ser cancelado e em seguida reaplicado após vazamento de provas. Em 2010, houve falha na impressão de algumas provas e inversão dos gabaritos. Em 2011, alunos de um colégio particular de Fortaleza receberam questões da prova antes de outros candidatos e tiveram de refazer o exame. Mais tarde, indentificou-se que as perguntas estavam em um pré-teste aplicado na escola anteriormente.

As provas

O Enem será realizado neste sábado (3) e domingo (4). O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (3), a prova terá 45 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas e outras 45 sobre ciências da natureza. No domingo (4), serão 45 questões de linguagens e códigos, que engloba português e inglês ou espanhol, e mais 45 questões de matemática. Os candidatos terão ainda de fazer uma redação.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

O que não pode

O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Todos os pertences que não sejam a caneta preta de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.

Os resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

Fonte: G1

Sespa promove oficina sobre unidades de urgência


A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) terminou nesta quarta-feira (31), a I Oficina de Regulação das Urgências do Pará, que teve como objetivo capacitar os profissionais de saúde que já atuam ou vão atuar nas Centrais de Regulação Médica de Urgência e no Sérvio de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Durante dois dias, os profissionais da área receberam informações sobre o funcionamento das unidades e as melhores formas de fazer uma integração entre as unidades móveis (ambulâncias, ambulanchas, avião e helicóptero) com as unidades fixas, que são as salas de estabilização no Marajó, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais de pequeno porte (HPP) e Hospitais Estaduais e Regionais.
O secretário estadual de Saúde, Helio Franco, que abriu o evento, afirmou que o Pará terá oito Centrais de Regulação das Urgências, instaladas nos municípios de Capanema, Altamira, Conceição do Araguaia, Breves, Barcarena, Marabá, Santarém e Belém, abrangendo dessa forma todas as regiões do Pará, além de 45 Unidades de Pronto Atendimento em Belém, Ananindeua, Capanema e Tucuruí.
(Agência Pará)

Aneel fará 'pente fino' em sistema de transmissão

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, afirmou nesta quarta-feira que o órgão irá realizar um "pente fino" em todo o sistema de transmissão de energia no País, com o auxílio de equipes técnicas das próprias companhias. "Será um trabalho de auditoria paralela, como ocorre no setor de energia nuclear, disponibilizando equipes para verificar procedimentos de outras empresas", afirmou.
Segundo ele, o sistema elétrico brasileiro não pode tolerar novas ocorrências como as quedas de energia que atingiram diversas regiões do País nas últimas semanas. "Por motivos diferentes, tivemos eventos semelhantes. Não podemos esperar que novo problema cause ocorrência", completou.Hubner afirmou ainda que a Taesa poderá sofrer penalidades, tanto de advertência quanto de multas.
(Agência Estado)

PALESTRA EM MANAUS EXPLICA RELAÇÃO ENTRE ASTRONOMIA E PESCA INDÍGENA



Físico Ennio Candotti será o principal nome do evento.
Evento faz parte do projeto Ciência às 7 ½, do Museu da Amazônia.
O auxílio da cosmologia, área da astronomia responsável por estudar a origem, estrutura e evolução do universo, com a atividade de pesca para comunidades indígenas do Amazonas serão o tema do projeto Ciência às 7 ½, do Museu da Amazônia (Musa). Programado para acontecer nesta quarta (31) na Livraria Saraiva, no Manauara Shopping, Zona Centro-Sul de Manaus, o evento vai contar com a presença do físico Ennio Candotti.
Além do físico, vão participar do evento o antropólogo Aloisio Cabalzar, do Instituto Socioambiental (ISA); Tarcisio Barreto, especialista na tribo indígena Tukano; e Guilherme Tenório, especialista nos Tuyuka.
O museu está organizando uma exposição para contar o modo de vida e a cultura em geral das etnias Tukano e Tuyuka, que habitam o Alto Rio Tiquié, no Amazonas. A exposição, denominada Peixe e gente, vai acontecer, em novembro, no Jardim Botânico Adolpho Ducke, dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada na Avenida Uirapuru, Cidade de Deus, Zona Leste de Manaus.
Fonte/Foto: G1 AM/:Juan Gabriel Soler -Divulgação - Press Comunicação

Fique ligado!

09/10/2012
Local: Cliper Santo Antônio
Cidade: Oriximiná-Pa
Hora: 9:00