Pesquisar este blog

domingo, 19 de agosto de 2012

TERRA SANTA: PROGRAMA DE COMBATE ÀS DROGAS É IMPLANTADO NO MUNICÍPIO

Em Terra Santa, foi implantado o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), parceria entre o Ministério Público, secretaria municipal de Educação e polícia militar.
A iniciativa do MP, por meio da promotora de justiça Ione Missae Nakamura, vai atender 127 crianças da 4ª série do ensino fundamental. Um curso de capacitação será ministrado como parte das ações do programa.
O Proerd começou a ser implantado no Brasil em 1992, no Rio de Janeiro e São Paulo. No Pará, começou em 2003, inicialmente em Barcarena, Conceição do Araguaia e Augusto Corrêa, e já implantado em Juruti, Oriximiná, Belém e agora Terra Santa. Cerca de 400 escolas já foram atendidas no estado, com formação de aproximadamente 40 mil crianças. O ministrante das aulas do curso de capacitação do programa em Terra Santa, com duração de dois meses, será o Cabo Alderlan, da polícia militar. O Proerd tem como objetivo combater o uso de drogas por meio da educação preventiva, unindo escola, família e polícia. São utilizadas técnicas pedagógicas para mostrar as crianças e jovens os efeitos nocivos das drogas.
Na cerimônia de instalação do programa foram entregues uniformes às escolas, com a presença da promotora de justiça Ione Missae Nakamura e representantes da prefeitura municipal, diretores de escolas, comando da policia militar, professores e pais de alunos.
Fonte/Fotos: Lila Bemerguy, do pólo Baixo Amazonas, com informações do site www.emfocoonline.com.br

Comunidades quilombolas recebem incentivos para ações extrativistas

Da Redação

Agência Pará de Notícias

Comunidades quilombolas dos municípios de Oriximiná e Curralinho serão beneficiadas pelo convênio realizado entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que entregará, até o final do ano de 2012, duas embarcações e maquinários que facilitarão o escoamento da produção de açaí e de castanha-do-pará pela Associação dos moradores da comunidade remanescente de quilombo de Cachoeira Porteira, em Oriximiná, e São José da Povoação, em Curralinho.
O convênio faz parte do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade e é considerado como a primeira grande ação entre o Governo Federal e o Governo do Estado do Pará. O Plano tem a estratégia de fortalecimento das políticas de Governo com as comunidades quilombolas no Marajó e estará alinhado com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que prevê a compra de 30% dos produtos para a alimentação escolar pela agricultura familiar e que poderá ser desenvolvido por meio de articulação com a prefeitura de Curralinho e demais municípios da região.
Segundo Edson Barbosa, da gerência de promoção da economia do Ideflor, o principal problema na produção do açaí na região do Marajó é a água de má qualidade e a falta de pasteurização. “Por meio desse incentivo a associação São José da Povoação vai poder oferecer um produto tratado e de qualidade com a possibilidade de aproveitar estratégias como o PNAE e demais programas da Companhia Nacional de Abastecimento, para promover incremento de renda às comunidades”, destaca Barbosa. O Ideflor prevê a compra de máquinas, equipamentos e serviços para fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APL’s) do convênio celebrado com o MDS.

Fonte - Agencia Pará de noticias

Comitê da Fifa destaca Santarém para ser incluída nos treinos da Copa 2014

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo/FIFA destacou dia 16 que o município de Santarém, tem grande potencial para entrar na lista de Centros de Treinamento de Seleções durante a Copa do Mundo de Futebol (CTS), em 2014. A reinscrição de Santarém ocorrerá no mês de setembro.
O assunto foi tratado na quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, em reunião entre o Diretor de Times e Competições do COL, Frederico Nantes, o titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Pará (Seel), Marcos Eiró, o Diretor do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Saulo Aflalo, e o Diretor Jurídico da Seel, Roberto Charone.
No dia 1º de agosto, Belém foi anunciada como uma das capitais brasileiras que será CTS. O Mangueirão, que servirá de base para as equipes durante a Copa do Mundo, foi muito elogiado pelo COL.
O desafio agora é colocar Santarém na lista nacional. Nantes destacou que a cidade tem grandes chances de ser incluída na próxima lista de CST. “É preciso fazer o dever de casa”, destacou.
Ele ressaltou, inclusive, que no book que ajudou Belém a entrar na lista de CTS destacou a fotografia de Alter do Chão, ponto turístico paraense conhecido internacionalmente.
Na reunião, o COL solicitou todo o projeto de reforma do Estádio Colosso do Tapajós, de Santarém, com cronogramas físicos e financeiros. O ginásio poliesportivo, cujo contrato de construção será assinado amanhã pelo governador Simão Jatene, em Santarém, será inscrito também para tornar-se Centro de Treinamento Olímpico Rio 2016.
Eiró salientou que não medirá esforços para tornar Santarém mais um Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo.
O titular da Seel reiterou que em outubro deste ano, Belém sediará o RoadShow Soccerex, um evento internacional que vai apresentar a capital para as Seleções; oito delegações já estão confirmadas. “A ideia é mostrar o potencial do nosso povo, das belezas naturais e arquitetônicas, e visitação ao Mangueirão, a fim de trazer uma seleção de peso para cá e levantar a autoestima dos paraenses”, finalizou Eiró. (Com informações da Seel)

Ler mais: http://www.tcnnews.com.br/news/comit%c3%aa-da-fifa-destaca-santarem-para-ser-incluida-nos-treinos-da-copa-2014/