Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Enchente 2013 em Oriximiná



Segundo relatos de quem presenciou a enchente no ano de 2012 em Oriximiná, esse ano as águas não subirão tanto, já que a previsão é de que no mês de Junho as chuvas deem trégua, mas nem por isso a rua 24 de Dezembro (rua do porto, e a mas baixa da cidade) deixou de ser invadida pelo imponente rio Trombetas,  claro que com menos violência, mesmo assim, chegou a derrubar uma mangueira centenária que ficava próximo a agencia do DETRAN no Centro da cidade.

Confira abaixo algumas fotos da cheia deste ano em Oriximiná:

PR.noticias - Rua 24 de Dezembro 
PR.noticias - Local aonde caio uma mangueira

Obras de construção da Creche no bairro de São Pedro em Oriximiná




As obras estão em rítimo acelerado

 
Unidade em construção no bairro do São Pedro


 No ano de 2012 a cidade de Oriximiná foi contemplada com a construção de uma Unidade Escolar de Educação Infantil, um projeto do Governo Federal que tem investimento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o investimento ultrapassa a casa dos 1.3 (um milhão e trezentos mil reais). O prédio será padronizado, como os demais em construção no Brasil.

Vice prefeito visita obras de revitalização da praça do Centenário em Oriximiná




Vice prefeito Ludugero em visita a praça do Centenário
Ludugero havia informado que a praça do Centenário em Oriximiná passaria por obras de revitalização, o local que é cartão posta da cidade, estava sendo alvo de denúncias por moradores de abandono pelo poder público municipal.

Os trabalhos de reforma já começaram. No ultimo dia 25,  o vice prefeito foi acompanhar de perto  as  melhoria que estão sendo realizadas no local, segundo ele, foi contratado um vigia para cuidar do  logradouro municipal (isso era também uma das reivindicações da população). No momento,
os trabalhos que estão sendo realizados, estão concentrados na capina, e se estenderão ao lago artificial, localizado no centro da praça, ainda segundo Ludugero, em breve a praça terá boa aparência novamente.

Fonte: PR.noticias

Comunidades vislumbram mercado consumidor da produção do artesanato


Resgate cultural e geração de renda

Resgate cultural e geração de renda
Orgulho de suas raízes e perspectivas de um mercado promissor. É assim que as comunidades beneficiadas pelo projeto de Educação Ambiental e Patrimonial desenvolvido pela Mineração Rio do Norte, em parceria com a STCP, trabalham agora.
Na quinta-feira (24), o grupo se reuniu em Porto Trombetas, Oriximiná, para o fechamento do primeiro ciclo do projeto (período em que foram realizadas oficinas de aprimoramento da técnica de produção do artesanato), e início de um novo momento, onde o foco será a conquista do mercado regional, que garantirá a geração de renda contínua para os artesãos.
As atividades de hoje começaram com uma palestra sobre os avanços alcançados na técnica de produção das cerâmicas através dos cursos realizados nos últimos meses. “Eles já assimilaram bem os conceitos e práticas do projeto. A valorização da cultura, que é uma das propostas do projeto, eles já desenvolveram. Agora, o próximo passo, é empreender. O comprometimento deles é excelente”, afirma Regina Cavalcanti, que coordena as ações pela STCP.

CDL e MRN promovem encontro denominado "Ganhando Parceria com a MRN'



Foi nesta quinta-feira, 23.05, no auditório da Camara Municipal o encontro da CDL – Câmera dos Dirigentes Lojistas de Oriximiná, com a MRN – Mineração Rio do Norte, denominado “Ganhando parceria com a MRN”. A CDL esteve representada pela sua diretoria e 25 empresários locais sócios da entidade. A Mineração Rio do Norte esteve representada pelo Sr. Naum Guilherme, responsável pela Logística da MRN, o objetivo foi buscar apoio de como o comércio local deve se preparar para fornecer produtos e serviços para a MRN e outras grandes empresas. O Sr. Naum deu inicio a reunião falando sobre o tema “ Desenvolvimento de Fornecedores Regionais”. Em sua palestra o mesmo falou de assuntos importantes a

PROGRAMAÇÃO XXVIII EXPOFAMA – 2013



Dia 05/07/2013 – Sexta-Feira (Centro de Eventos)
22:00 hs – Desfile da Garota Country (lojas filiadas á CDL)

Dia 06/07/2013 – Sábado
08:00 hs – Entrada de animais, veículos e máquinas, montagem de stands.
22:00 hs – Baile dos Visitantes (Banda AR-15) – Centro de Eventos

Dia 07/07/2013 – Domingo

Oriximiná realiza Conferência Municipal da Cidade, terceira edição


A Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social, realizou nesta quinta-feira, 23, a 3ª Conferência Municipal da Cidade de Oriximiná. O evento teve como finalidade pensar a cidade na sua integralidade, ou seja, discutir questões relacionadas a temas como habitação, saneamento e mobilidade urbana, principais eixos tratados no encontro. A Conferência de Oriximiná foi realizada neste dia 23, no Clíper de Santo Antonio.
O prefeito em exercício, Ludugero Tavares, presente ao evento, disse ao blogdotaru.com que a conferência é uma oportunidade dos cidadãos darem opiniões e participarem de forma direta do planejamento da cidade. “Fazer o planejamento da cidade é uma atitude, antes de tudo, de responsabilidade social e de cidadania.