Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Oriximiná realiza Conferência Municipal da Cidade, terceira edição


A Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Promoção Social, realizou nesta quinta-feira, 23, a 3ª Conferência Municipal da Cidade de Oriximiná. O evento teve como finalidade pensar a cidade na sua integralidade, ou seja, discutir questões relacionadas a temas como habitação, saneamento e mobilidade urbana, principais eixos tratados no encontro. A Conferência de Oriximiná foi realizada neste dia 23, no Clíper de Santo Antonio.
O prefeito em exercício, Ludugero Tavares, presente ao evento, disse ao blogdotaru.com que a conferência é uma oportunidade dos cidadãos darem opiniões e participarem de forma direta do planejamento da cidade. “Fazer o planejamento da cidade é uma atitude, antes de tudo, de responsabilidade social e de cidadania.
Não há desenvolvimento, sem planejamento, sem estruturação e a participação popular é de extrema importância para a democratização deste processo”, ressaltou. “É de extrema importância que todos os munícipes aqui se façam representados, pois é o espaço aonde a sociedade irá propor mudanças e melhorias que influenciam na qualidade de vida de todos e essas mudanças, essas propostas retiradas desta conferência, serão transformadas em leis que serão aplicadas em todo o município, portanto este é  um momento importante para avaliar a cidade que temos e a cidade que queremos pro futuro”, disse Ludugero.
A Conferência Municipal da Cidade de Oriximiná teve como título “Quem muda a cidade somos nós, Reforma Urbana Já”. Na ocasião, os presentes discutiram alguns dos problemas mais comuns nas cidades brasileiras e que em Oriximiná não são diferentes.
Os delegados da 3ª Conferência serão os responsáveis pela confecção de um diagnóstico da cidade, que posteriormente será enviado ao Prefeito de Oriximiná, Luiz Gonzaga Viana Filho. Também foi eleita uma comissão composta por delegados para representar Oriximiná na conferência estadual que será realizada ainda este ano na capital paraense.
Participação Democrática
A comissão organizadora da 3ª Conferencia foi composta por representantes do poder público municipal, movimentos populares, sindicatos, empresas privadas e Organizações não Governamentais (ONGs).
Representaram o poder público as secretarias municipais, a Câmara de Vereadores, e a Coordenação Municipal de Defesa Civil. Destaca-se também as presenças das unidades de ensino superior, a exemplo da Universidade Federal Fluminense (Uff) e Ufopa
Sem tantas mudanças no protocolo, a programação obedeceu a seguinte pauta:
Dia 23 – clíper de Santo Antonio

 7h30 às 10h – Credenciamento/ lanche

 8h30 às 9h – Composição da mesa de abertura
 9h às 9h20 – Abertura do evento (Prefeito em exercício Ludugero))
9h20 às 10h20 – Leitura e aprovação do Regulamento da Conferência
10h20 às 11h – Leitura/explanação do texto base para a Conferência
11h às 12h20 – Diagnóstico do Desenvolvimento Urbano em Oriximiná
12h20 – Intervalo para almoço
13h30 Retorno – Divisão dos trabalhos em grupos, abordando:
-– Habitação em Oriximiná – Saneamento e seus elementos–Mobilidade Urbana-– Política Urbana/Plano Diretor em Oriximiná
16h – Retorno à Plenária para apresentação, discussão e aprovação das propostas
17h – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
18h – Plenária de Encerramento

Nos intervalos houve apresentações de danças folclóricas.

Fonte: Tarú

Nenhum comentário:

Postar um comentário