Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PRESERVAÇÃO DAS CASTANHEIRAS-DO-BRASIL


A preservação da Castanheira-do-Brasil é um dos trabalhos de preservação ambiental desenvolvidos pela Mineração Rio do Norte no oeste do Pará.
De olho na preservação da espécie, a empresa conta com um Banco de Germoplasma, onde estão catalogadas sementes, pólen, entre outros itens importantes para a conservação de amostras da variabilidade genética de diferentes populações de Castanheiras existentes no Brasil. Mais de 1,3 mil castanheiras foram plantadas pela mineradora neste processo.


Fonte: MRN

Enchente atinge moradores de Óbidos












Centro Comercial de Óbidos no Fundo
Nos últimos anos as enchentes que vem atingindo a região amazônica, estão cada vez maiores. As maiores enchentes de 2009 e 2012, alagaram as ruas que margeiam o Rio Amazonas, na cidade de Óbidos, e este ano está acontecendo novamente.
O centro comercial já está alagado e pontes construídas pela Prefeitura tentam amenizar o transtorno de trafego das pessoas pelo centro comercial e evitar os prejuízos aos comerciantes, que também constroem marombas em seus comércios na tentativa de evitar  prejuízos em seus estabelecimentos.
As ruas que margeiam o Laguinho também sofrem com a enchente. Registramos algumas imagens da Rua Pauxis, que já está alagada e muitos moradores já abandonaram suas casas, outros resistem, fazendo marombas e permanecendo em suas residências, mesmo com o perigo que correm por conta das doenças que poderão ser causadas por água contaminada.
Segundo a Agência Nacional das Águas - ANA, nesta segunda feira (21), o nível do Rio Amazonas em Óbidos era de 8,08m, sendo o da enchente de 2012 foi de 8,42m, portanto, faltam 34 cm para que esta enchente atinja o nível da de 2012.

Fonte: chupaosso

Governo autoriza para outubro 1º leilão de área do pré-sal


1ª rodada de licitação em regime de partilha será antecipada em um mês.
Área a ser ofertada será a de Libra, na Bacia de Santos.


O Conselho Nacional de Política Energética autorizou, em texto publicado no "Diário Oficial" nesta quinta-feira (23), a realização da 1ª rodada de licitação sob regime de partilha na área de petróleo do pré-sal para outubro. Com isso, o governo antecipou o leilão para um mês antes do previsto.

Banco da Amazônia abre concurso para técnico bancário


 O candidato deve ter diploma de curso de nível médio. Concurso é para cadastro de reserva. 


O salário é de R$ 1.520 (Arte: Tato Gomes)
Brasil - O Banco da Amazônia S.A. abriu concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de técnico bancário. O salário é de R$ 1.520. A jornada de trabalho é de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais. O concurso abrange os estados de Amazonas, Roraima, Para, Amapá, Acre, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e São Paulo, além do Distrito Federal.

Estatuto da Ufopa é aprovado


Reitor Seixas Lourenço anunciou aprovação do estatuto, em coletiva à imprensa

Reitor Seixas Lourenço
Reitor Seixas Lourenço


O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), José Seixas Lourenço, reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira (22) para anunciar a aprovação do Estatuto da universidade.

População decide investimentos em Juruti na 4ª conferência municipal da cidade


Prefeito Marquinho Dolzane e autoridades durante a realização da Conferência da Cidade

Reunião em Juruti
Reunião em Juruti

A Prefeitura Municipal de Juruti realizou no dia 20 de maio, a 4ª Conferência Municipal das Cidades, que tratou o tema “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!”. O salão Dom Bosco recebeu autoridades, empresários, lideranças comunitárias e sociedade civil. Todos os mais de 100 delegados presentes estavam aptos a falar e votar naquilo que fosse de melhor para a cidade de Juruti.

Milhões de embalagens de Tylenol serão recolhidas


Medida vale para remédio em gotas feito entre dez/11 e nov/12

Tylenol
Tylenol

Três milhões de embalagens do medicamento Tylenol, em gotas, deverão ser recolhidas pelo laboratório responsável. O problema está no gotejador que regula as doses. Ele pode se desprender do frasco, o que causaria uma dose maior que a ideal.

Mangueira de 70 anos cai na rua 24 de Dezembro em Oriximiná


Na manhã desta quarta-feira, 22.05, por volta das 8.45 hs na rua 24 de Dezembro, quase em frente a residência do ex-prefeito Argemiro Diniz, uma árvore (tipo mangueira), de 70 anos caiu. Segundo Sr. João Ferrari que estava em frente de sua casa e assistiu tudo. João Ferrari disse que não ventava e nem chovia,  estava calmo, quando á árvore veio de uma vez ao chão. Segundo João Ferrari o mais impressionante, é que o local é bastante movimentado.

Associação Comercial de Oriximiná - ACEOR - apresenta nova diretoria


Foi apresentada a comunidade oriximinaense na noite desta quarta-feira, 22.05,no auditório da Casa da Cultura, a nova diretoria da ACEOR – Associação Comercial de Oriximiná, que até então vinha funcionando com uma comissão provisória. A diretoria eleita ficará diante da entidade por um período de 02 anos (biênio 2013/2014) e ficou assim constituída:
Presidente: Geovane Paulo Bezerra Farias
Vice-Presidente: Daniel Sarubbi
1º Secretário: Salete Marinho
2º Secretário: Eluzio Andrade
1º Tesoureiro: Jarbas Ferreira
2º Tesoureiro: Evaldo Portela

Vários lojistas já parceiros estiveram presentes, além de representantes de diversos segmentos da