Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

FARO-PA TERÁ UNIDADE INTEGRADA PROPAZ



Dr. Boa Morte, Major Bernardes, prefeita Marinete e Sargento Sena.

Com objetivo de tomar as providências iniciais para a instalação de uma Unidade Integrada Pró-Paz (UIPP) no município, esteve em Faro-PA nesta segunda feira, 18, o Major PM Bernardes. Na oportunidade, acompanhado pelo Sargento Sena, comandante do destacamento local da PM, e do delegado de Terra Santa/Faro, dr. Henrique Boa Morte, reuniu-se com a prefeita Marinete Machado em seu gabinete para relatar os objetivos desse atual  modelo de segurança pública adotado pelo Estado do Pará.
UIPP de Terra-Firme, Belém-PA
Segundo ele, a UIPP permite a integração dos serviços prestados por várias esferas públicas em um único local,  com a finalidade de reduzir os índices de criminalidade.
O major informou que, após os procedimentos iniciais como o processo de doação por parte da prefeitura do terreno onde será instalada a unidade, e outros inerentes à execução do projeto, o Estado iniciará a obra. A doação do terreno é a contrapartida do município para a viabilização do projeto.
Este novo formato de atendimento atuará principalmente na prevenção, através de uma aproximação maior com a comunidade e da implantação de políticas sociais. O governo pretende construir 70 UIPP’s no estado do Pará.

Fonte: Amazônia Acontece

Pesquisa da EMBRAPA aponta planta medicinal do municipio de Oriximiná que poderá ser usada como bebida estimulante


Planta usada por quilombolas no município de Oriximiná – Pa, poderá ser bebida estimulante
Bebida estimulante que possui substâncias que previnem distúrbios causados pelo estresse vem sendo desenvolvida a partir da espécie vegetal Saracura-mirá (Ampelozizyphus amazonicus). O produto é resultado de pesquisa da parceria, entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos em conjunto com a Associação dos Remanescentes Quilombolas do Municipio de Oriximiná (ARQMO).
Coordenado pela Dra Suzana Guimarães Leitão, do Departamento de Produtos Naturais e Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto visa transferir os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola para a sociedade e oferecer ao mercado um produto funcional.
Em toda a região amazônica, principalmente nas comunidades quilombolas de Oriximiná, a Saracura-mirá – SAR é tida como uma espécie de extrema importância na prevenção ou cura da malária. De suas cascas e raízes pode ser preparada uma bebida aquosa com espuma abundante e de sabor amargo, semelhante à cerveja, o que lhe confere os nomes de “cervejinha”, “cerveja-do-mato” e “cerveja-de-índio”.
Considerada uma planta estimulante e energética, a SAR é empregada para diversos fins na medicina popular. Suas raízes são tidas como depurativas, sendo também empregadas no tratamento de distúrbios gastrointestinais, inflamações e quadros de febre. Suas cascas são utilizadas no preparo de um tônico fortificante, além de serem usadas como afrodisíaco e em casos de mordida de cobras. Há relatos de uso da SAR no tratamento de dores nas juntas, inflamações de mulher, anemias e diabetes, sendo utilizada também como revitalizador e diurético.
Daniela Freitas, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, é responsável pelo desenvolvimento de uma formulação aceitável de uma bebida em pó reconstituível. Outra frente de atuação da Empresa envolve as equipes dos laboratórios de Análise de Resíduos de Pesticidas e Cromatografia, Isabela Miranda e Humberto Bizzo, que trabalharam na separação e identificação dos compostos bioativos que promovem os efeitos estimulantes da bebida.
A Embrapa Agroindústria de Alimentos realizou vários testes de modo a encontrar qual seria a quantidade ideal da Saracura-mira e açúcar , de maneira que resultasse numa bebida de boa aceitação. O produto agora está em fase de verificação de aceitabilidade junto ao público alvo da bebida , que são os praticantes de atividades físicas
Deve-se ressaltar que esta pesquisa possui a devida autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético-CGEN para acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional (deliberação MMA nº 213 de 06/12/2007), tendo sido firmado um Termo de Anuência Prévia entre os representantes legais da comunidade quilombola de Oriximiná e as instituições participantes, com o respectivo contrato de repartição de benefícios. O projeto também tem a aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 02670612.6.0000.5291) por envolver seres humanos nos testes sensoriais.


Fonte: Tarú

Parte dos Prefeitos da Calha Norte reuniu-se nesta terça-feira, 19.03,para tratar da eleição da AMUCAN


Em reunião realizada nesta terça feira (19) em Óbidos, onde os prefeitos  de Óbidos, Curuá, Juruti, Faro e Terra Santa estiveram presentes, os quais discutiram a Eleição para Associação dos Municípios da Calha Norte-AMUCAN, que está marcada para o dia 22 em Belém do Pará.
Segundo a Prefeita de Curuá, Adriana Silva, “O objetivo da reunião foi para discutir as dificuldades entre os municípios vizinhos, e agente entende que os municípios tem problemas semelhantes e que a AMUCAM tem a função de tentar resolver e de lutar por melhorias para esses municípios. Neste primeiro momento achamos importante ter contatos com os prefeitos, pra que agente possa estar discutido quais são os problemas e de que forma que a AMUCAN deve tentar nos ajudar. Quanto a eleição todos os prefeitos podem ser candidatos”.
Para Mário Henrique, prefeito de Óbidos, “É um momento para discutir um novo rumo para a AMUCAN, discutir os novos procedimentos, novos gestores estão entrando, e nós estamos vendo a melhor forma de conduzir a AMUCAM. A eleição será na sexta feira (22), e devemos  sair daqui num consenso, com um direcionamento para essa eleição”.
“A AMUCAM tem deixado muito a desejar, ao longo doo tempo, precisa dessa nova motivação, por que é importante, nós temos que ter essa associação, pois é onde mostra essa parte da integração da região. A AMUCAN é uma associação antiga precisa ser motivada para que possa atender os anseios. Por ser uma associação que utiliza recursos públicos, precisa dar um retorno social, e é em busca do social nós vamos buscar na AMUCAN”, comentou Mário Henrique.
Marcílio Picanço, Prefeito de Terra Santa, informou que 8 municípios compõem a AMACAN e comentou: “Estamos aqui numa reunião preparatória para que possamos escolher no dia 22, um novo presidente da nossa associação.”
Marcílio informou também que um dos objetivos da reunião é “Levantar os nossos problemas que são muitos semelhantes entre os municípios aqui da Calha Norte, e apresentar as soluções, para que o próximo presidente possa fazer uma agenda conjunta dos municípios, junto ao Governo do Estado e as Secretarias do Estado, e as lideranças políticas que atuam aqui na região, a fim de minimizar os problemas em nossa região.”
Por fim, a prefeita de Faro, Marinete Machado, comentou:  “Espero que essa nova escolha, que realmente a AMUCAM esteja mais presente nos municípios, inclusive Faro, que faz parte dessa associação.”
Perguntada se dessa reunião poderia sair um possível candidato para a presidência da AMAUCAN, Marinete falou o seguinte: “Bom eu vim junto com o Prefeito de Terra Santa, que somos municípios vizinhos, muito próximos, e a minha aposta vai ser nele, Marcílio Picanço”. E continuou, “Isso eu falo por mim, Faro. Na verdade nós vamos discutir, debater e tentar chegar ao consenso, por que não adianta minha opinião sozinha, então nós vamos trocar ideias, nós vamos conversar, por que não vamos criar um atrito entre os prefeitos, nós queremos na verdade que saia daqui um acordo, e claro que vou torcer que seja o Marcílio, por que está próximo de nós e dos outros municípios”, finalizou Marinete.
www.chupaosso.com.br


Famílias dos Assentamentos de Oriximiná irão receber recursos de apoio do INCRA e do Programa Bolsa Verde


Os recursos já estão depositados na conta da ACOMTAGS
337 familias que pertencem aos projetos de assentamentos considerados áreas de sustentabilidade, pela reforma agrária, localizados no município de Oriximiná, e que estão em RB – Relação de Beneficiários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA estão sendo contempladas com recursos destinados a exploração do potencial dos assentamentos e elaborar projetos de forma que estas famílias obtenham renda com a exploração racional dos recursos naturais e assim, por consequência, combater a caça e a pesca predatória, conforme explicação do superintendente regional do Incra no Oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro Júnior.
Estas áreas são denominadas de PAE – Projetos de Assentamento Agroextrativistas e PDS – Projetos de Desenvolvimento Sustentável, áreas ambientalmente diferenciadas e que tem a gestão do INCRA.
Cada beneficiário irá receber R$ 3.200,00 (Três Mil e Duzentos Reais). O presidente da Associação das Comunidades das Glebas Trombetas e Sapucuá - ACOMTAGS, Sr. Emerson Carvalho nos confirmou que o montante de R$ 1.078.304,31 (Hum Milhão, Setenta e Oito Mil, Trezentos e Quatro Reais e Trinta e Hum Centavos) já está depositado na conta da entidade para o devido pagamento, porém, a parte de cada beneficiário será repassada após rigoroso levantamento de quem realmente está assentado. Ao todo 748 beneficiários estão cadastrados e aptos e que poderão também receber este benefício posteriormente.
Os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e poderão ser investidos no fomento e apoio aos projetos de subsistência do manejo da fauna, além dos sistemas de produção de animais como tartarugas (quelônios), capivaras, manejo pesqueiro e agricultura familiar.
E 400 familias destes assentamentos estão sendo contempladas com a Bolsa Verde, programa que faz parte do Plano Brasil sem Miséria e  que tem como nome oficial Programa de Apoio à Conservação Ambiental. O Programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e possui vários parceiros, entre eles o INCRA. Atualmente 120 familias já recebem este benefício no valor de R$ 300,00 (Trezentos Reais) trimestrais, e são depositados na conta da Bolsa Familia. O objetivo da bolsa verde é:
• Incentivar a conservação dos ecossistemas, entendida como sua manutenção e uso sustentável
• Promover a cidadania;
• Melhorar as condições de vida e elevar a renda população beneficiária; e
• Incentivar a participação de seus beneficiários em ações de capacitação ambiental, social, educacional, técnica e profissional.
Para participar do Programa, a família deverá atender, cumulativamente, às seguintes condições:

Encontrar-se em situação de extrema pobreza, equivalente a renda per capita mensal de até R$ 70,00;
Estar inscrita no Cadastro Único;
Além das condições citadas acima, as famílias deverão desenvolver atividades de conservação ambiental nas seguintes áreas:

• Florestas Nacionais, Reservas Extrativistas federais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável federais, administradas pelo ICMBIO;
• Projetos de assentamento florestal, projetos de desenvolvimento sustentável ou projetos de assentamento agroextrativista instituídos pelo INCRA;
• Territórios ocupados por Ribeirinhos, Extrativistas, Populações Indígenas, Quilombolas e outras Comunidades Tradicionais; e
• Outras áreas rurais definidas como prioritárias pelo Governo Federal.

Cumpridos estes requisitos, a família deverá assinar o Termo de Adesão ao Bolsa Verde, que especifica as atividades de conservação a serem desenvolvidas. Segundo Emerson Carvalho presidente da Associação das Comunidades das Glebas Trombetas e Sapucuá - ACOMTAGS e coordenador do programa em Oriximiná toda família moradora dos assentamentos localizados no município fazem jus ao benefício e já assinaram o termo de adesão.

Fonte: Tarú

MRN apresenta projeto para fortalecer comércio local



Com esta iniciativa, a Mineração Rio do Norte deverá sair dos atuais 45%  de compras no Estado para cerca de 60%
Com esta iniciativa, a Mineração Rio do Norte deverá sair dos atuais 45% de compras no Estado para cerca de 60%
A Mineração Rio do Norte (MRN) apresentou um projeto ao programa Redes, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), para fortalecer a cadeia de fornecedores no Estado. O projeto prevê o levantamento de fornecedores paraenses aptos para atender a demanda da empresa e desenvolver aqueles com potencial de negócio, o que deverá ser feito com o apoio das Associações Comerciais Empresariais (ACEs).
A lista de produtos e serviços que a MRN pretende adquirir nos próximos três anos já foi entregue à coordenação do programa. Esta é a primeira vez que uma empresa apresenta uma demanda de longo prazo. O próximo passo, agora, é receber do Redes a lista de fornecedores paraenses com perfil de atendimento.
Com esta iniciativa, a Mineração Rio do Norte deverá sair dos atuais 45% de compras no Estado para cerca de 60%, aumentando principalmente a compra de produtos, equilibrando a compra entre bens e serviços, já que hoje a contratação de serviços no Pará ainda ocupa a maior parcela nessa relação.
Para a MRN, o projeto vem solidificar ainda mais uma relação de desenvolvimento local iniciada em 2004, quando a empresa assumiu o compromisso de ser uma das mantenedoras do então Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), atual Redes. Ao longo desse tempo, a mineradora compartilhou suas experiências em programas de qualidade e segurança com a cadeia local com mais de 20 empresas. Mas, quer ir mais longe: quer fomentar a industrialização no Estado, contribuir para o aumento da arrecadação de impostos na região e estimular a geração de empregos.
Fonte:  Érica Ferreira