Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

Pesquisa da EMBRAPA aponta planta medicinal do municipio de Oriximiná que poderá ser usada como bebida estimulante


Planta usada por quilombolas no município de Oriximiná – Pa, poderá ser bebida estimulante
Bebida estimulante que possui substâncias que previnem distúrbios causados pelo estresse vem sendo desenvolvida a partir da espécie vegetal Saracura-mirá (Ampelozizyphus amazonicus). O produto é resultado de pesquisa da parceria, entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos em conjunto com a Associação dos Remanescentes Quilombolas do Municipio de Oriximiná (ARQMO).
Coordenado pela Dra Suzana Guimarães Leitão, do Departamento de Produtos Naturais e Alimentos da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto visa transferir os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola para a sociedade e oferecer ao mercado um produto funcional.
Em toda a região amazônica, principalmente nas comunidades quilombolas de Oriximiná, a Saracura-mirá – SAR é tida como uma espécie de extrema importância na prevenção ou cura da malária. De suas cascas e raízes pode ser preparada uma bebida aquosa com espuma abundante e de sabor amargo, semelhante à cerveja, o que lhe confere os nomes de “cervejinha”, “cerveja-do-mato” e “cerveja-de-índio”.
Considerada uma planta estimulante e energética, a SAR é empregada para diversos fins na medicina popular. Suas raízes são tidas como depurativas, sendo também empregadas no tratamento de distúrbios gastrointestinais, inflamações e quadros de febre. Suas cascas são utilizadas no preparo de um tônico fortificante, além de serem usadas como afrodisíaco e em casos de mordida de cobras. Há relatos de uso da SAR no tratamento de dores nas juntas, inflamações de mulher, anemias e diabetes, sendo utilizada também como revitalizador e diurético.
Daniela Freitas, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, é responsável pelo desenvolvimento de uma formulação aceitável de uma bebida em pó reconstituível. Outra frente de atuação da Empresa envolve as equipes dos laboratórios de Análise de Resíduos de Pesticidas e Cromatografia, Isabela Miranda e Humberto Bizzo, que trabalharam na separação e identificação dos compostos bioativos que promovem os efeitos estimulantes da bebida.
A Embrapa Agroindústria de Alimentos realizou vários testes de modo a encontrar qual seria a quantidade ideal da Saracura-mira e açúcar , de maneira que resultasse numa bebida de boa aceitação. O produto agora está em fase de verificação de aceitabilidade junto ao público alvo da bebida , que são os praticantes de atividades físicas
Deve-se ressaltar que esta pesquisa possui a devida autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético-CGEN para acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional (deliberação MMA nº 213 de 06/12/2007), tendo sido firmado um Termo de Anuência Prévia entre os representantes legais da comunidade quilombola de Oriximiná e as instituições participantes, com o respectivo contrato de repartição de benefícios. O projeto também tem a aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 02670612.6.0000.5291) por envolver seres humanos nos testes sensoriais.


Fonte: Tarú

Nenhum comentário:

Postar um comentário