Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Deputado Federal Priante promete equipar Hospital de Óbidos

Esteve em Óbidos nesta quarta feira (16) o Deputado Federal José Priante, o qual juntamente com o Prefeito Mário Henrique, visitou o Hospital Dr. José Benito Priante, nome em homenagem ao pai do deputado, que era um médico obidense e militou por muito tempo em Óbidos e na região.
O Hospital foi inaugurado na administração anterior, entretanto não possui todos os equipamentos necessários para funcionar em sua plenitude, dificultando o atendimento dos pacientes pelos profissionais de saúde, bem como não existe um centro cirúrgico, necessário ao hospital.
Quanto a sua visita em Óbidos Priante comentou: “É um prazer estar visitando Óbidos, pois tenho uma relação umbilical com esta cidade. Esse detalhe me toca muito forte, pois foi batizado aqui na igreja de Sant´Ana pelo Frei. Prudêncio. E me honra muito o nome de meu pai estar eternizado no Hospital do Município, pois foi uma luta minha para conseguir recursos para construção desse Hospital. Foi uma obra que tenho muito orgulho em ter conseguido para o Município”
Quanto aos equipamentos, o Deputado disse que: “Tá bonito o Hospital, mas falta os equipamentos. Então é por isso que viemos aqui para tratar com o Prefeito Mário Henrique. Esse é um compromisso meu, equipar esse Hospital. Então orientei o Mário e ele fará o levantamento de tudo que precisa, para que tenhamos um bloco cirúrgico, termos todos o setores do Hospital funcionando como a questão da maternidade. Imagino o que é uma mãe tendo que ter um filho e ter que ir para Oriximiná e Santarém. Temos que acabar com esse estado de coisa”, comentou.
“É mais do que digno ter um hospital decente em Óbidos, principalmente para as pessoas mais humildes, que precisam do atendimento na saúde pública. Então esse é um compromisso nosso”,  comentou José Priante.
Informações e fotos de Odirlei Santos

Fonte: www.chupaosso.com.br

Sistema de Abastecimento de Água de Óbidos estará pronto em junho

Em junho de 2012, através do PAC2 - Programa de Aceleração de Crescimento do Governo Federal e do Governo do Estado, através da Companhia de Abastecimento de Água do Pará – COSAMPA, iniciou a construção da infraestrutura que vai permitir a ampliação e melhoramento do Sistema de Abastecimento de Água em Óbidos.
A obra está sendo construída próximo ao Igarapé do Engenho, entre os Bairros da Cidade Nova e Bela Vista e está programada para ser concluída em junho de 2013. O valor do investimento pelo PAC2 na obra está estimado em R$ 7.114.100,33 (Sete milhões cento e quatorze mil, cem reais e trinta e três centavos).
O Governo do Estado do Pará também investirá 1,1 milhão de reais na ampliação e melhoramento da rede de abastecimento nos Bairros de Engenho Novo e São Francisco, também com previsão de conclusão para junho de 2013, com possibilidade de ampliação.
Na visita feita a obra, nesta quarta feira (16), pelo Prefeito Mário Henrique e o Deputado Federal José Priante, o Engenheiro responsável explicou todo o funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água que está sendo construído e garantiu que os prazos estabelecidos serão cumpridos, com a sua conclusão em junho.
Segundo o Engenheiro, “A obra já está com 60% pronta, já no final de fevereiro estaremos com a caixa principal pronta. Depois vai ser feita a ampliação da rede, rasgando as ruas e colocando as tubulações, para concluir tudo. Aqui em Óbidos vai ter uma água limpíssima, de qualidade, por onde passar a rede, depois é só expandir para toda a cidade”.
Quanto a obra, Priante comentou: “Estou visitando esta obra e estou notando que está bem adiantada. Estava comentando que da rodada de recursos que consegui pra fazer água em 16 municípios no Pará, a obra que está mais adiantada é essa de Óbidos. A obra tem a concepção de atender a cidade e fazer uma distribuição que vai ter a capacidade de se expandir pra toda cidade, pois é uma estrutura que foi dimensionada para uma população maior do que a população existente”.
A expectativa da população obidense é que a ampliação do sistema de o abastecimento de águas  em Óbidos melhore consideravelmente, quanto a qualidade e quanto a distribuição.
Informações e fotos de Odirlei Santos.

Fonte: www.chupaosso.com.br

Tucuruí quer ampliar a produção de energia


tucuruí
Usina de Tucuruí: terceira casa de força
Na Folha de S. Paulo
Maior usina localizada 100% em território brasileiro, a hidrelétrica de Tucuruí (sudeste do Pará) realiza estudos para expandir sua capacidade pela terceira vez.
A construção de uma terceira casa de força permitirá acréscimo de 2.000 MW a 2.500 MW na potência instalada da usina, que atualmente é de 8.370 MW –suficiente para abastecer 16,7 milhões de pessoas, ou quase a região metropolitana de São Paulo, de 19 milhões de habitantes.
Após começar a gerar energia em 1984, a hidrelétrica já soma quase 30 anos de funcionamento. A expansão mais recente, de 2008, dobrou a sua capacidade.
Com a terceira fase, a capacidade total pode chegar perto de 11.000 MW, quase igualando a potência da hidrelétrica de Belo Monte (11.200 MW), em construção no oeste do Pará e que deve se tornar a maior brasileira e a terceira maior do mundo.
Itaipu tem uma parte brasileira e outra paraguaia.
A expansão é possível porque existe uma quantidade de água em seu reservatório que é dispensada sem gerar energia. Isso ocorre no período do chamado “inverno amazônico” (dezembro a maio), quando chove muito e o lago fica mais cheio.

TRT mantém Vara de Trabalho em Óbidos

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 8ª Região (Pará e Amapá), em decisão há pouco, manterá a Vara do Trabalho na cidade de Óbidos, informou o desembargador Vicente Fonseca, presente na sessão plenária da corte trabalhista.
A decisão atende pedidos de reconsideração formulados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)/Pará e diversas entidades, para anular a decisão que o TRT havia deliberado, transferindo a vara de Óbidos para Altamira.

Fonte: Blog bo Jeso

ProUni abre inscrições para mais de 144 mil bolsas


Estão abertas, a partir de ontem (18), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), exclusivamente no site do programa. Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 (horário de Brasília) de segunda-feira (21). O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Para participar, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da redação. Até o ano passado, a exigência mínima era alcançar 400 pontos.

A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa até 1,5 salário mínimo, e as parciais àqueles com renda familiar até três salários mínimos por pessoa.

Na hora de se candidatar a uma vaga, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem 2012. Ele escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis, de acordo com o seu perfil. Os candidatos podem consultar as vagas disponíveis no endereço http://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica.

Na primeira edição deste ano, o Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer 144.639 vagas, das quais 99.223 são bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade).