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quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Municípios do Baixo Amazonas aderem ao Pacto pela Educação do Pará


Advaldo Nobre/Ascom Seduc
Alexandre Von, prefeito de Santarém assinando o documento de adesão 
Os municípios da região do Baixo Amazonas, no oeste paraense, iniciaram sua adesão ao Pacto pela Educação do Pará e ao Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae) nesta terça-feira (10), na cidade de Santarém, durante apresentação dos principais programas e projetos que compõe o Pacto. Com a adesão, cada município se compromete a cumprir a principal meta do Pacto, que é elevar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Pará até 2017.


Dados apurados pelo Pacto pela Educação do Pará demonstram a fundamental participação das redes municipais de ensino no início e no decorrer dos primeiros anos do processo educacional. Em todos os 13 municípios do Baixo Amazonas - Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa - são 924 unidades escolares municipais de Educação Infantil e 1.353 de Ensino Fundamental, enquanto a rede estadual possui 65 escolas.



Outros números demonstram ainda mais a força das redes municipais. Elas possuem quase 8 mil docentes, enquanto a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possui aproximadamente 2 mil professores na região. As redes municipais concentram cerca de 160 mil estudantes, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e a rede estadual possui aproximadamente 50 mil alunos na região.


“Estamos convidando os municípios a aderirem ao Pacto e ao Sispae. Nós só conseguiremos ter êxito em nossas metas no momento em que estivermos juntos”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, sobre a importância da união de esforços entre municípios e Estado, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica, “para que o cidadão paraense usufrua do processo de desenvolvimento econômico que ocorre em cada região deste Estado”.


A adesão ao Pacto possibilita ao município o acesso, por meio de transferência de tecnologia e apoio técnico, entre outras ações, ao Projeto de Apoio à Gestão Municipal, o Projeto Qualificação da Gestão Educacional, o acesso ao Projeto PNAIC + Trilhas, que garante o uso de material didático do Projeto Trilhas, do Instituto Natura, e conta, ainda, com a parceria da Fundação Itaú Social, que disponibiliza uma plataforma pedagógica para os professores e permite a realização de um diagnóstico do rendimento de cada aluno Provinha Brasil.


Avaliação - Um dos principais projetos a chegar às redes municipais de ensino é o Sispae. Trata-se de um programa de avaliação permanente que, será aplicado anualmente nas escolas paraenses, como uma ferramenta orientadora para o planejamento das ações das Secretarias de Educação.


Ele possibilitará a realização de um diagnóstico preciso, com indicadores sobre o ensino, a gestão e socioeconômicos de cada escola, e de toda a rede de ensino. Na área do ensino, avaliará o aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática, estabelecendo, neste primeiro ano de aplicação, uma linha de comparação com a Prova Brasil, exame que compõe a nota do Ideb.


Em 2013, participam do Sispae estudantes do 3º ano e da 7ª série do Ensino Fundamental, e dos três anos do Ensino Médio, professores, diretores de escola, e os responsáveis pela aplicação dos questionários. Ao aderir ao Sistema, cada município terá somente que garantir a aplicação da prova, por meio da formação de uma equipe local. O resultado das avaliações terá sigilo e será repassado para cada escola, e à rede de ensino.


Entre os municípios que já aderiram ao Pacto estão Alenquer, Juruti, Monte Alegre, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Santarém e Terra Santa. O primeiro município a aderir ao Pacto pela Educação do Pará e ao Sispae foi Santarém. “Toda a sociedade de Santarém se compromete com a educação pública de qualidade. Queremos que essa experiência do Pacto chegue às escolas municipais, aos nossos alunos do Ensino Fundamental que, ao chegarem ao Ensino Médio, estarão mais preparados”, afirmou o prefeito de Santarém, Alexandre Von, destacando a importância de ter uma ferramenta própria de avaliação do desempenho da educação básica.


Fonte: Agenciaparadenoticias

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