Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Óbidos decreta Estado de Emergência

Através do Decreto nº 403, de 7 de junho de 2013, a Prefeitura de Óbidos declarou estado de emergência do Município afetado pela enchente do Rio Amazonas, que inundou a ruas que margeiam a cidade e o ribeirinhos que moram nas várzeas. O Decreto é assinado pelo Prefeito Mário Henrique Guerreiro e  Secretário de Administração, Rui Serique.
Para decretação da situação de emergência, segundo o Decreto, foi considerado os danos e os prejuízos causados na área urbana e rural, como também o parecer da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC, relatando a ocorrência desse desastre.
Com a decretação de emergência a gestão municipal, “Autoriza a mobilização de todos os Órgãos Municipais para atuarem sobre a Coordenação do COMDPEC nas ações de respostas ao desastre e reabilitação do cenário e sua reconstrução”.
Outro item que fala o Decreto, é a dispensa de licitação: “...ficam dispensados de licitação a aquisição e/ou locação de bens necessários às atividade de resposta ao desastre de prestação de serviços e de obras relacionada com a reabilitação dos cenários do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo de 180 dias....”.
Com esse decreto espera-se que a ajuda as pessoas atingidas pela enchente chegue logo, pois muitos ribeirinhos ainda estão sofrendo com a enchente no Município de Óbidos.
As águas do Rio Amazonas que afetam Óbidos já estão baixando,  conforme as medições da Agência Nacional das Águas, nesta quinta feira (13), o nível do Rio Amazonas em Óbidos estava marcando 8,00m, contra 8,18m, no dia 02 de junho de 2013, portanto já baixou 18cm.


Fonte: Chupaosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário