Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Semifinal da Libertadores: o principal Corinthians x Santos da história?

Duelos pela competição sul-americana de 2012 abrem a discussão sobre o clássico ser o mais importante em 99 anos

Paulinho e Neymar (Fotos: Ari Ferreira e Ricardo Saibun/Santos FC) Paulinho e Neymar são os destaques do confronto atual entre Corinthians e Santos pela Libertadores (Fotos: Ari Ferreira e Ricardo Saibun/Santos FC)
Renato Rodrigues
Publicada em 24/05/2012 às 23:59
São Paulo (SP)
Corinthians x Santos, semifinais da Copa Santander Libertadores, maior confronto entre os rivais em suas centenárias histórias?
A pergunta divide opiniões. Se por um lado os santistas apontam decisões como a do Brasileirão de 2002 e a do Paulistão de 1984 – quando Serginho Chulapa evitou o terceiro título consecutivo do rival – como as partidas mais importantes com o rival também alvinegro, os corintianos veem o duelo pela América do Sul como jogo da sua vida.
Qual o maior duelo Corinthians x Santos da história?
Duelos históricos marcam rivalidade entre Corinthians e Santos
As diferenças são grandes. Há 10 anos o Peixe encarava o Timão pelo campeonato Nacional querendo quebrar uma série de 18 anos sem levar um caneco. Desta vez, o time do Parque São Jorge luta por uma taça que ainda não foi para o seu Memorial.
Além de ir atrás do bicampeonato continental, Neymar & Cia. têm a missão de tirar o doce da boca do rival (vide o Palmeiras em 1999 e 2000) para euforia também de são-paulinos e palmeirenses, que a cada jogo do Corinthians no campeonato torcem e “secam” como podem.
A rivalidade entre santistas e corintianos é fortalecida por tabus nestes 99 anos de confrontos. O primeiro deles foi a favor do Santos, quando Pelé ajudou o clube a passar 11 anos sem perder para o Corinthians (entre 1957 e 1968). Pelos lados do Timão, o maior período de invencibilidade foi de sete anos (entre 1976 a 1983).
O duelo também promete comprovar quem é a grande potência do Estado nos últimos três anos. Com São Paulo e Palmeiras em baixa, os alvinegros levaram todos os títulos estaduais e a maioria dos canecos mais importantes do país.
O talento de Neymar ou o jogo coletivo imposto pelo Timão? Quem levará a melhor desta vez?
COM A PALAVRA: Celso Unzelte
Jornalista e historiador
'Será o mais badalado desta atual geração'
"Mais importante? Acho que o mais badalado para essa geração, que o máximo que viu entre as equipes foi as finais do Brasileiro de 2002.Varia de épocas. Lembro da final do Paulista de 1984. Valia um tricampeonato para o Corinthians. O torneio tinha um peso grande naquela época. Já o Santos em 1935, disputava o primeiro título Paulista da sua história e foi campeão no Parque São Jorge. Na lógica, a América é maior. Tem uma diferença do Brasileiro de 2002, porque aquele título era mais importante para o Santos. O Corinthians já tinha levado Copa do Brasil, Paulista... O Santos tinha uma fila pela frente e agora o Timão corre atrás de um título inédito, enquanto Neymar pode repetir a era de Pelé."
COM A PALAVRA: Guilherme Nascimento
Historiador do Santos
'Para o santista, difícil superar o Brasileirão de 2002'
"Não é mais importante que a final do Brasileiro em 2002. Pode ser importante para os corintianos, pois será o jogo da vida. Para o Santos é importante, mas é uma semifinal. O jogo de 2002 tinha fatores que o de agora não tem. Tinha caído no campeonato um ano antes, nos 10 segundos finais, muito sofrido. Tinha um significado imenso. Acho que não supera Santos x Boca Juniors, Santos x Peñarol, finais da Copa Libertadores. É evidente que vai entrar para história, mas não como o maior. Só duas partidas fora do comum para superar 2002. A não ser que Neymar faça chover e inunda o Pacaembu. Antes de acontecer, acho que não é. Para mim, vai depender muito do que acontecer nos jogos. Aí dá para cravar".
Campanhas na Libertadores de 2012
Corinthians (6 vitórias e 4 empates)
1. Deportivo Táchira 1x1 Corinthians - Fase de grupos
2. Corinthians 2x0 Nacional - Fase de grupos
3. Cruz Azul 0x0 Corinthians - Fase de grupos
4. Corinthians 1x0 Cruz Azul - Fase de grupos
5. Nacional 1x3 Corinthians - Fase de grupos
6. Corinthians 6x0 Deportivo Táchira - Fase de grupos
7. Emelec 0x0 Corinthians - Oitavas de final
8. Corinthians 3x0 Emelec - Oitavas de final
9. Vasco 0x0 Corinthians - Quartas de final
10. Corinthians 1x0 Vasco - Quartas de final
Santos (6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas)
1. Strongest 2x1 Santos - Fase de grupos
2. Santos 3x1 Internacional - Fase de grupos
3. Juan Aurich 1x3 Santos - Fase de grupos
4. Santos 2x0 Juan Aurich - Fase de grupos
5. Internacional 1x1 Santos - Fase de grupos
6. Santos 2x0 Strongest - Fase de grupos
7. Bolívar 2x1 Santos - Oitavas de final
8. Santos 8x0 Bolívar - Oitavas de final
9. Vélez Sarsfield 1x0 Santos - Quartas de final
10. Santos (4) 1x0 Vélez Sarsfield (2) - Quartas de final

Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Semifinal-Libertadores-prinicipal-Corinthians-Santos_0_706129616.html#ixzz1vsVqqvIw
© 1997-2012 Todos os direitos reservados a Areté Editorial S.A Diário LANCE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário