Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Projeto pode mudar a Feira do Produtor para outro lugar



Feira do Produtor dentro do Complexo do Quartel
A Feira do Produtor Rural de Óbidos já vem funcionando há anos, próximo ao Quartel de Óbidos, atual Casa da Cultura, onde os produtores rurais comercializam seus produtos, toda semana.
A Feira já se tornou um ponto de referência para o consumidor obidenses, que desde quarta feira, já buscam na feira produtos de todas as espécies para abastecer suas dispensas, e aproveitam as variedades e os preços mais baratos, pois compram direto do produtor rural.
A respeito da Feira do Produtor, conversamos com o Sr. Isomar Barros, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, que nos falou sobre seu projeto de reestruturar a Feira e a possível mudança do local, onde funciona hoje.
Veja a entrevista:
Chupaosso: Gostaríamos que o Sr. falasse sobre o Projeto da Feira do Produtor Rural.
Isomar Barros Secretário
Isomar: Desde que assumimos a Secretaria estamos observando a dificuldade que tem para funcionamento da Feira do Produtor Rural, principalmente para os feirantes que vem comercializar seu produtos nos dias de Feira. Enquanto poder público, nossa função é buscar melhoria para que tenhamos um espaço digno, onde os feirantes possam ficar bem acomodados no seu local de trabalho.
Quanto a Reunião com Produtores
Isomar: Nós fomos procurados pelos feirantes e os representantes das comunidades que nos procuraram para saber o que estávamos pensando sobre as melhorias na feira.  Então reunimos com representantes de 10 comunidades e começamos a discussão para ver a melhor forma de estamos fazendo a melhoria no espaço da feira.
Quanto ao Projeto
Isomar: Após a discussão com os agricultores, pensamos de que forma poderíamos estar fazendo para melhorar o espaço da Feira. Com isso veio a ideia da possibilidade de estamos construindo um novo espaço, e pra isso, temos que estar cientes de como está o processo de regulação dessa área próxima ao Quarte. Ficamos sabendo que existe um processo para concessão da área, então, estamos buscando informação sobre esse processo, pra que, junto com os feirantes e o poder público,  possamos construir uma nova feira. Já temos o Projeto que está na Secretaria de Planejamento e estamos buscando recursos, e pra isso, estamos envolvendo também os agricultores que trabalham na feira.
Chupaosso: O que ficou consolidado entre a secretaria e os feirantes?
Isomar: Os feirantes até se disponibilizaram em ajudar. Eles gostariam de contribuir com uma taxa simbólica, lembrando que esses produtores não pagam nada para vender os seus produtos na feira. Eles decidiram entre eles, que poderão estar contribuindo com R$ 10,00 por mês, para dar essa força, para que possamos estar buscando esse projeto.
Feira do Produtor Rural em Óbidos
Chupaosso: Hoje esse projeto para construção de uma nova Feira do Produtor, que já foi elaborado, está orçado em quanto?
Isomar: Pelo que eu conversei com a técnica da Secretaria de Planejamento, o projeto está orçado para um pouco mais de 400 mil reais. Nós estamos com dificuldade de conseguir esse recurso através do Município, por isso temos que buscar em outras fontes que possam nos ajudar.
Chupaosso: Em sua opinião, essa Feira não interfere no visual do complexo patrimonial do entorno do Quartel?
Isomar: Essa área que funciona a feira é da União, então o entendimento que temos é que essa feira tira a beleza do Patrimônio Histórico do Quartel. Há um pedido de retirada da feira ali do local,  então pra que agente possa estar realmente buscando outro projeto, é necessário que tenhamos outro espaço.
Chupaosso: Depois de decidido o espaço e com os recursos necessários, qual seria o tempo para construção da nova feira?
Isomar: Nós ainda estamos nos mobilizando, mas não temos um tempo definido. Hoje não posso dar prazos pra estar fazendo isso. Nós precisamos é fazer, até porque a feira ali oferece riscos para os próprios feirantes que dormem lá. Inclusive período de chuva tem uma série de dificuldades. As mulheres que vendem alimentação, as pessoas que se alimentam no local também têm muitas dificuldades naquele espaço, onde existem as barracas de comida. Sabemos que não é um espaço ideal onde se possa estar fazendo esse tipo de trabalho. Então, esse é um projeto que nós precisamos debater melhor com o conselho de desenvolvimento rural, para implementá-lo o mais breve possível.

www.chupaosso.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário