Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Vai começar mecanização agrícola no planalto oiximinaense



Secretário Valmir Lima fala entusiasmado acreditando em um bom desempenho da nossa agricultura já neste ano.
Há dois meses e meio diante da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretário Valmir Lima diz está muito a vontade e entusiasmado com a expectativa de fazer um bom trabalho tanto social como econômico na vida das pessoas, missão a qual se propôs e pela qual vem recebendo apoio e incentivo em especial dos produtores que também acreditam em sua competência e que representam seu público alvo.
Depois de arrumar a casa, Valmir Lima disse a nossa reportagem que agora o trabalho começa para valer. A partir do dia 15 de abril de 2013, segunda-feira, uma equipe da SEMAGRI estará se deslocando até o Ramal dos 3, na Estrada do BEC, para dar inicio ao projeto de Mecanização agrícola, na oportunidade 01 trator de esteiras e 01 trator de rodas estarão atendendo os produtores daquela comunidade, a previsão é que até o mês de julho deste ano pelo menos 200 hectares na região do planalto  fiquem prontas para plantio, o objetivo segundo Valmir Lima é dar prioridade para a produção de farinha, cujo preço está um absurdo de alto em função da baixa produção. A ordem de execução dos trabalhos deu-se em comum acordo com os produtores depois que as comunidades foram visitadas pelo Secretário, a princípio produtores de 15 comunidades  foram ouvidos totalizando nestas 345 hectares, mas, em função do tempo uma parte ficará para o próximo ano.O secretário Valmir Lima disse também que é pensamento instalar até o final do ano aqui na cidade uma casa de farinha que deverá funcionar com o excedente das raízes dos produtores.  Valmir Lima enfatizou que a mecanização agrícola é bastante benéfica, levando-se em conta que grande parte das áreas que serão trabalhadas é de capoeira, o que evita que o produtor adentre área verde o que não é permitido. Outra vantagem é que o local ficará pronto para produção de milho, arroz e de feijão, itens que irão receber também incentivo deste governo para o aumento da produção. Está no planejamento da Secretaria de Agricultura instalar em Oriximiná dentro do período de 02 anos uma fábrica de empacotamento de farinha, arroz, milho e feijão, fazendo com que estes produtos sejam beneficiados aqui,  com este método, a produção não atenderia só o comércio local, mas, também a exportação, segundo o secretário Valmir Lima, comércio para a produção oriximinaense existe, o que falta é agregar valores . Outro projeto de Valmir Lima é intensificar a produção de hortaliças, para o secretário, melhor do que vim de Santarém é vim do Planalto, porque não produzir hortaliças no BEC? indagou o secretário. A região do Cachoeiri não tem condições de abastecer Oriximiná e ainda ter que enviar para Porto Trombetas. Um projeto de hortaliças já vai ser implantado no planalto e a previsão é que até dezembro deste ano já tenhamos hortaliças produzidas no BEC, produtores estão recebendo ás instruções na própria horta do secretário, que fica na campina, onde existe aproximadamente 01 km de horta. A produção de frutas também será alavancada com a expansão de pomares.
Outro setor que o Secretário Valmir Lima diz que vai receber toda atenção deste governo é a PSICULTURA,   Projetos de tanques escavados com acompanhamento técnico nas comunidades serão implantados ainda neste ano. Para o secretário este é um setor que tem de ser aumentado, investido e que funcione. Não é possível o consumidor com poder de compra enfraquecido, por falta de apoio ao setor primário, comprar peixe de R$ 13,00 o kg .

Fonte: Tarú

Nenhum comentário:

Postar um comentário