Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Índios Wai Wai em Oriximiná terão financiamento para projeto de agricultura no Pará


Recurso do Pronaf visa dinamizar a cadeia produtiva da mandioca.
Apoio técnico irá ensinar cultivo de alta produtividade sem uso de químicos.

   
Quarenta e três famílias da etnia Wai Wai, que vivem no municípío de Oriximiná, no oeste paraense, receberam o recurso de R$ 2.500 cada uma delas, proveniente de financiamentos do Programa Nacional de Apoio e Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que deverá custear a cadeia produtiva da mandioca.

Os indígenas que vivem nas comunidades Pacará, Mapium, Kuanamari e Pacará estão sendo financiados pela segunda vez. Os recursos auxiliarão na melhoria do plantio, colheita e beneficiamento da mandioca, alimento indispensável na cultura alimentar dos povos indígenas.
De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a área de plantio dos Wai Wai soma 50 hectares, sendo que cada família dispõe de no máximo 1,5 hectare para garantir a produção. Segundo dados da Emater, em cada hectare são produzidas 15 toneladas de mandioca. “Nossa expectativa é aumentar esse número para 30 toneladas, impulsionando a cultura, que é a base da economia dos indígenas”, disse Eder Maia, técnico do órgão.
Para garantir a melhoria da atividade, a Emater trabalha desenvolve numa área, localizada a 20 quilômetros da sede do município, o Trio da Produtividade, um sistema de produção que garante a colheita com até 150 dias do plantio. A tecnologia duplica a produtividade sem a adição de produtos químicos na lavoura, utilizando a própria vegetação da área, cortada rente ao solo, como material orgânico e deixando permanecer as árvores de valor econômico.


Fonte: G1 PA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário