Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Professores participam da formação do Programa Brasil Alfabetizado



A Secretaria Municipal de Educação realizou no período de 06 a 09 de maio de 2012, no Auditório da SEMED, a Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado, com duração de 40 horas, coordenado pela Gestora do Programa Luciana Marinho Machado Rodrigues.
A formação foi direcionada à professores do programa e trabalhou-se metodologias diferenciadas a serem aplicadas com seus alunos, palestras como “Acuidade Visual” através da Enfermeira disponibilizada pela SEMSA; orientações sobre “Documentação básica”, como RG e carteira de trabalho, através da SEMDES; palestra sobre música, educação especial, uso de português e matemática com jovens, adultos e idosos, entre outas.
O programa, que no município funciona desde 2006, tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no Brasil, tendo como público alvo, jovens, a partir de 15 anos de idade, adultos e idosos. É um programa do Governo Federal e tem a Prefeitura de Óbidos, como fiel parceiro. Os professores alfabetizadores foram selecionados a partir de processo seletivo que ocorreu no mês de março.
Este ano, o programa funcionará com 205 alunos, distribuído em 18 turmas, sendo somente duas no meio urbano (Escola Frei Edmundo e Manoel Valente do Couto) e 16 em comunidades como Flexal, Igarapé-açú, Canta Galo, entre outras. Cada professor receberá do Governo Federal, uma bolsa de incentivo no valor de R$ 400,00 mensais, durante o seu período de funcionamento (oito meses), com término em Janeiro de 2013.
Todos os alunos receberão lanche e kits pedagógicos como livro, caderno, lápis, etc.  e os professores, material pedagógico de apoio durante as 8 formações continuadas. Ao concluir o programa, os alunos poderão prosseguir seus estudos numa 1ª etapa de EJA e os professores receberão um certificado de 120 horas.

Fonte: Chupaosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário