Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Condutor levará mais tempo para conseguir CNH

Contran aumenta carga horária e exige simulador de direção

Condutor levará mais tempo para conseguir CNH
Foto: Ilustração
Pará - Quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação terá, a partir de julho do ano que vem, que passar por aulas teóricas em um simulador de direção. A mudança obrigatória na formação de condutores foi divulgada ontem, pela resolução nº 420 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União. As autoescolas de todo o país terão o prazo de oito meses para se adequar.

Os novos motoristas passarrão por cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, abordando conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco. A utilização do simulador só será permitida após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas, e antes da realização do exame teórico. A alteração aumentará a carga horária total do curso para 50 horas aula, cinco horas a mais que o curso atual.

Para o diretor de ensino da autoescola Uniauto, a cooperativa de condutores do Estado do Pará, Humberto Alessandro, a implantação do simulador pelas escolas será onerosa e controversa. 'O preço desse simulador é muito caro. A nossa autoescola irá cumprir, mas é preciso obrigar a todos. Muita autoescola não cumpre as normas', afirma.

Humberto cobra do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) a fiscalização para que todos obedeçam à resolução. 'Há autoescolas que colocam um preço bem abaixo do mercado e os alunos nem vão para a aula', e complementa dizendo que o custo do simulador será repassado para o cliente. 'Essa carga horária de cinco horas é muito extensa, bastaria duas aulas no simulador', avalia.

Para Emanuel Amaral, de 21 anos, o simulador será benéfico, mas não substitui a prática de rua. 'A questão do simulador tem variáveis. Não é a mesma coisa de uma aula prática. No simulador você pode bater e não acontece nada. Já fiz teste em outros simuladores de kart e não é a mesma coisa de estar em um', relata. Mesmo já tendo tirado a carteira, João Furtado, de 29 anos, aprova a mudança. 'Seria interessante, com certeza. Com o simulador o motorista já chega mais preparado no trânsito e não atrapalha tanto os outros'.

Segundo a norma do Contran, a simulação deverá ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito. O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) irá se pronunciar amanhã sobre a resolução do Contran.

Fonte: Portal ORM (O Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário