Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

MRN ABRE SIPATMIN COM DEBATE SOBRE GERAÇÃO DE RESÍDUOS


A Mineração Rio do Norte iniciou nesta segunda-feira (30) a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Mineração (SIPATMIN). O evento segue até a sexta-feira, dia 3, com programação realizada no Cineteatro de Porto Trombetas, sempre a partir das 7h30.
 O tema deste ano é “Comportamento seguro. Uma questão de atitude”, que colocará em pauta assuntos que levem as pessoas a refletirem sobre como podem contribuir para a segurança delas e de outras pessoas. As palestras tratarão de assuntos como: prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), uso indevido de álcool e drogas, consumo consciente de energia elétrica e tratamento de resíduos sólidos.
 A palestra sobre o tratamento de resíduos sólidos urbanos abriu a programação do primeiro dia da SIPATMIN reforçando na população a importância do cuidado com o lixo e os impactos da geração de resíduos na saúde das pessoas e no meio ambiente, bem como as responsabilidades de cada cidadão com o lixo produzido.
 O envolvimento dos moradores de Porto Trombetas com a gestão responsável do lixo é uma prática recorrente na empresa. A vila, que pertence ao município de Oriximiná, foi o primeiro lugar do Brasil a receber a certificação da norma ISO 14001, em 2001. A norma, que tem reconhecimento internacional, define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental efetivo, garantindo o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade de uma empresa e a redução do impacto ambiental.
 Em Porto Trombetas, a coleta seletiva já faz parte do dia a dia dos moradores. Todos são orientados a separar corretamente os resíduos que produzem, as coletas são sistêmicas e nem o lixo vegetal (folhas de árvores, galhos, etc) vai parar junto com o lixo comum.
 O resíduo úmido, como as sobras de alimentos, por exemplo, vai para a Usina de Triagem e Compostagem e, após receber tratamento, retorna como adubo orgânico. As casas da vila residencial, em sua maioria, têm jardins que utilizam o adubo na manutenção das plantas. É mais uma ação da MRN com foco na sustentabilidade incentivada pelo projeto Jardim Somando Verde, outra iniciativa promovida pela empresa. Já o papelão, plástico e outros materiais recicláveis, chamados de resíduos secos, são doados para a República de Emaús, em Belém.
Fonte: Érica Bernardo - Assessoria de Comunicação - MRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário