Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

Hemocentro do Pará: 34 anos dedicados a salvar vidas


Rodolfo Oliveira/Ag. Pará
Para Luciana Maradei, tão importante quanto investir em modernidade é garantir atendimento de qualidade e com respeito ao cidadão

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 31/07/2012 às 11:37

No próximo dia 2 de agosto a Fundação Hemopa comemora 34 anos de uma atuação voltada à comunidade, focada principalmente no estímulo à solidariedade como instrumento para salvar vidas. Responsável pelos serviços de hemoterapia e hematologia no Estado, atendendo a demanda transfusional das redes pública e privada de saúde, o Hemopa chega à terceira década de atividades celebrando também os avanços tecnológicos que lhe permitem oferecer, hoje, serviços como testes de ampliação e detecção de Ácidos Nucléicos (NAT), para HIV e para Hepatite C, nas amostras de sangue dos doadores, garantindo uma margem de segurança transfusional ainda maior; ampliação do Laboratório de Imunogenética, que dá apoio ao Programa de Transplantes do Estado com realização de exames pré-transplantes, inclusive, de pacientes renais; e ainda o lançamento da “Carta de Serviço”, que vai orientar e facilitar o acesso dos usuários aos serviços e produtos oferecidos pelo hemocentro.
As comemorações se estendem por todo o mês de agosto e iniciam já no próximo dia 2, com uma solenidade que dará posse simbólica a 42 servidores aprovados no concurso C-124/2008, os últimos convocados do total de 325 aprovados no certame. E se estendem também às demais unidades da hemorrede estadual, onde servidores do hemocentro e profissionais das demais da área de saúde que atuam com atendimento de pacientes portadores de doenças hematológicas, da capital e interior do Estado, participarão de um treinamento. Custeada com recursos do Ministério da Saúde, a “Capacitação em Doença Falciforme e outras Coagulopatias” começa no dia 22, em Belém, e se estende até novembro deste ano, envolvendo as unidades do Hemopa nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Redenção, Abaetetuba, Tucuruí, Altamira e Capanema.
Responsável pela Política Estadual do Sangue, o Hemopa faz o atendimento transfusional de 218 hospitais, sendo 85 somente em Belém, o que corresponde a uma cobertura de aproximadamente 90%. A hemorrede estadual é composta pelos Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá, Santarém; pelos Hemonúcleos de Redenção, Abaetetuba, Tucuruí, Altamira, Capanema; e por 11 Agências Transfusionais localizadas em Belém e nos municípios de Paragominas, Tomé-Açu, Bragança, Salinas, Tailândia, Cametá (que abriga duas ATs), Santarém (Hospital Regional Público do Oeste), Juruti, Alenquer, Óbidos, Itaituba, Oriximiná, Porto Trombetas, Altamira (Hospital Regional da Transamazônica), Marabá (Hospital Regional), Parauapebas, Tucuruí (Hospital Regional), Redenção (Hospital Regional), Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia, Monte Alegre, Novo progresso, Canaã do Carajás, Tucumã, Xinguara e Breves (Hospital Regional do Marajó).
Segundo hemocentro inaugurado no Brasil, o Hemopa foi instituído pelo decreto nº 10.741, no dia 02 de agosto de 1978, sob a denominação Fundação Centro Regional de Hemoterapia do Pará (FUNEPA). Em 1982, passou a ser denominado de Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, através da lei nº 5.840, que a transformou em fundação de direito público. Atualmente, o Hemopa é considerado um dos hemocentros mais modernos do Brasil por seu modelo de excelência em gestão, técnicas e tecnologias de ponta, investimento na capacitação profissional e diversidade de serviços, entre eles o cadastramento de doadores de medula óssea, e por possuir o único Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da Região Norte.
Para a presidente do hemocentro, a médica Luciana Maradei, tão importante quanto investir em modernidade é garantir atendimento de qualidade e com respeito ao cidadão usuário dos produtos e serviços oferecidos no Hemopa. "Nossa maior preocupação é fornecer sangue com qualidade e em quantidade suficiente para atender as demandas transfusionais, graças ao ato solidário da pessoa mais importante da hemorrede brasileira: o doador voluntário. “Compartilhamos com a sociedade paraense os nossos 34 anos de existência, com a missão maior de salvar vidas”.

Texto:
Vera Rojas - Hemopa
Fone: (91) 3241-1811 / (91) 88953089
Email: Imprensa.hemopa@yahoo.com.br

Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará
Travessa Padre Eutíquio, 2.109. Belém-PA. CEP: 66033-000
Fone: (91) 3225-2404 / 3242-6905/9100
Site: www.hemopa.pa.gov.br Email: gabinete.hemopa@hotmail.com / ro.bcosta@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário